Você conhece o Guia Prático para Professores de Primeira Viagem?

13/03/2021 11:03

Vítor Pluceno Behnck,
Letras – Inglês

Ei, você, estudante de Letras da UFSC que deseja ser professor: quer conhecer mais sobre o mundo do Ensino de Línguas e os cursos de Letras da UFSC? Então você precisa conhecer o Guia Prático para Professores de Primeira Viagem (GPPPV).

Fonte: Reprodução / Pixabay.*

O GPPPV – Guia Prático para Professores de Primeira Viagem foi um blog desenvolvido por estudantes de graduação do curso de Letras – Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina durante o semestre 2020.1 para a disciplina LLE8066 – Ensino de Língua em Diferentes Contextos de Aprendizagem, ministrada pela  Profa. Dra. Rosane Silveira, do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE) da UFSC.

A LLE8066 compõe o rol de disciplinas PCC – Prática como Componente Curricular. De acordo o Parecer CNE/CP 9/2001, p.23: “uma concepção de prática mais como componente curricular implica vê-la como uma dimensão do conhecimento, que tanto está presente nos cursos de formação nos momentos em que se trabalha na reflexão sobre a atividade profissional, como durante o estágio nos momentos em que se exercita a atividade profissional”.

A disciplina, que teve início em Março de 2020 — antes da pandemia da COVID-19 e da suspensão das aulas presenciais — incluía em seu planejamento visitas e atividades presenciais em escolas públicas de Florianópolis. Com a retomada do semestre em caráter remoto, veio também a necessidade de readaptação do plano de ensino: “com base em observações e visitas de campo, os alunos visitariam ambientes de ensino e depois compartilhariam isso em sala. Como não podíamos fazer nem as visitas e nem os encontros, o blog, dentre as tecnologias educacionais disponíveis, se apresentou como uma boa opção: além de ajudar a organizar os pensamentos e ideias, dava liberdade para cada grupo realizar o trabalho do seu jeito”, afirma a profesora Rosane.

O blog é dividido em 4 seções: Ensino de Língua Estrangeira (LE) no Brasil, que traz um breve relato histórico do ensino de LE no país; Entrevistas, que que apresenta relatos de experiência de 5 professores de Língua Inglesa que atuam em diferentes contextos de educacionais; Guia do Calouro (de Letras) Perdido, que reúne oportunidades de bolsas, estágios e projetos da Universidade; e Sugestões Bibliográficas, que indica  bibliografias complementares ao conteúdo do blog. Ademais, “o blog foi uma aprendizagem pra mim — e também pros alunos — de como construir essa ferramenta com um fim educativo”, acrescenta a professora Rosane.

Fonte – noegenesis / Youtube.**

O Guia Prático para Professores de Primeira Viagem (GPPPV) foi criado e desenvolvido por Amanda Casemiro, Joana Dezewielewiski, Júlia Neves de Siqueira, Letícia Batista, Natália Andreatta, Sabrina Mafra e Vítor Pluceno Behnck. Você pode conhecer mais sobre os autores clicando aqui.

*Fotodescrição 1: Imagem de cinco dados, sendo que em cada dado há uma letra que forma a palavra  em inglês “Teach”. Eles estão sobre uma mesa de madeira, e ao fundo há uma parede azul clara. Em segundo plano, entre a parede e os dados, há duas pilhas de livros e cadernos.

**Fotodescrição 2: Vídeo do Youtube. No vídeo, que possui um fundo preto, há a imagem de uma chamada de vídeo de três pessoas. As duas de cima, respectivamente, são Vítor e Júlia. Vítor possui cabelos loiros escuros, pele branca, e usa uma camisa azul escura e um fone headset preto. Ao seu fundo há uma parede branca, com um relógio de ponteiros na direita e uma samambaia na esquerda. Ao lado direito de Vítor há a imagem de Júlia. Júlia possui cabelos pretos e a pele branca, e está usando um headset preto com detalhes em verde, uma blusa laranja e um colar de estrela. Ao fundo de sua imagem há uma parede branca e uma cama no canto inferior esquerdo. Na parte inferior dos vídeos de Júlia e Vítor há Luciana. Luciana possui cabelos encaracolados pretos e pele branca. Está usando brincos, fones de ouvido pretos e uma blusa branca. Atrás dela há uma cortina a sua direita, e um sofá a sua esquerda.