Sobre o PET Letras

Criado e implantado em 1979 pela CAPES, o PET (outrora Programa Especial de Treinamento, hoje Programa de Educação Tutorial) é um programa acadêmico direcionado a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação. O PET objetiva envolver os estudantes que dele participam num processo de formação integral, propiciando-lhes uma compreensão abrangente e aprofundada de sua área de estudos.
São objetivos deste Programa: a melhoria do ensino de graduação, a formação acadêmica ampla do aluno, a interdisciplinaridade, a atuação coletiva e o planejamento e a execução, em grupos sob tutoria, de um programa diversificado de atividades acadêmicas.
Dentre outros programas de apoio à pesquisa, ensino e extensão, o PET diferencia-se pela autonomia que proporciona aos seus bolsistas no desenvolvimento de atividades que abranjam aquelas três áreas. Por reunir acadêmicos de formações, perspectivas, interesses diversos, o PET é espaço pedagógico privilegiado a uma dinâmica de experiências e discussões, de reflexões e tensões, da prática de diferenças que constitui e que deve ser uma Universidade.

Para acessar a apresentação do programa PET pelo MEC, clique no link http://portal.mec.gov.br/pet

O PET-LETRAS foi criado em 1992 e coordenado pelo Prof. José Luís Meurer (DLLE-Língua inglesa), que desenvolveu, no decorrer de 10 anos, uma atuação socialmente comprometida e engajada. Na sequência, a tutoria do PET-Letras foi assumida, durante um ano, pelo Prof. Cláudio Cruz (DLLV-Literatura), que intensificou o compromisso crítico e inclusivo da proposta do PET.

Em 2003, o Prof. Fábio Lopes (DLLV-Linguística) assumiu a responsabilidade tutorial do Programa, buscando uma visão interdisciplinar alargada, propondo diálogos entre diferentes áreas dos conhecimentos, especialmente voltadas para as Humanidades. Destaca-se, dentre as atividades realizadas na tutoria do Prof. Fábio, a coordenação do cursinho Pré-Vestibular gratuitamente oferecido a pessoas de baixa renda, tendo sido agraciado com apoio financeiro do MEC em edital de 2007. O PET-Letras, nessa trajetória, reforçou a busca pela independência intelectual, a autonomia, o engajamento social e a liberdade de expressão.

Em 2015-2016, o PET-Letras foi tutoriado pela Profa. Sandra Quarezemin (Letras-Linguística), que aprofundou as discussões em torno dos conceitos e das propostas de ensino de língua e gramática. Em 2016, o PET-Letras recebeu uma nova tutora, Profa. Cristine G. Severo (DLLV-Linguística), que dinamizou a comunicação interna e externa, criando o site do PET.

De outubro de 2017 à novembro de 2018 , o Prof. Daniel Serravalle de Sá ocupou a posição de tutor, e prosseguiu com a orientação inicial do PET de motivar a independência intelectual e o engajamento social por meio da realização de atividades que incluem desde a continuação de grupos de estudos de obras de inspiração humanística, até a promoção de palestras e eventos com abordagens voltadas a políticas de inclusão e aos direitos humanos.

Atualmente o PET-Letras é tutoriado pelo Prof.  Dr. Carlos Henrique Rodrigues, que deu continuidade à orientação do desenvolvimento dos principais projetos em andamento do programa, e implementou novas metodologias de trabalho  em equipe, incentivando a autonomia dos estudantes na criação e desenvolvimento de produções individuais e coletivas nos âmbitos de ensino, pesquisa e extensão, que objetivem contribuir para a vida profissional dos petianos e da comunidade acadêmica e externa.

Ressalta-se que, no decorrer de sua história, o PET-Letras desenvolveu projetos que se tornaram pilares, como o PET-Idiomas, que tem agrupado professores voluntários que, semestralmente, oferecem para a comunidade acadêmica e não-acadêmica cursos de diversos idiomas; nesse projeto, valoriza-se a autonomia e liberdade metodológica dos professores.

Documentos disponíveis para consulta:

PLANEJAMENTO ANUAL DAS ATIVIDADES  RELATÓRIO ANUAL DAS ATIVIDADES
Planejamento Anual 2019
Planejamento Anual 2018
Planejamento Anual 2017 Relatório Anual 2017
Planejamento Anual 2016 Relatório Anual 2016
Planejamento Anual 2015 Relatório Anual 2015
Planejamento Anual 2014 Relatório Anual 2014
Planejamento Anual 2013 Relatório Anual 2013