GEPETs 2021

2021.1

GEPET – Língua e Cultura Kimbundu GEPET 

Este grupo de “Língua e Cultura Kimbundu” e coordenador pelo professor Ezequiel Bernardo (ISCED – Cabinda – Angola) e abordará as principais características do kimbundu, língua da Angola, na perspectiva da inter-relação com a cultura kimbundu, bem como marcas de influência da língua no português brasileiro. Entrelaçada aos aspectos linguísticos será estabelecida uma correlação com a espiritualidade.  Acontecerá semanalmente nas sextas-feiras das 17h00 às 18h30 e contará com 10 encontros, com início no dia 19/03 e término em 21/05.

GEPET – Como compreender e viver as diferenças na contemporaneidade?

Neste grupo discutiremos as diferentes maneiras que nos tornam diferentes nos dias atuais e como a nossa sociedade tem encarado a diversidade humana, levantando debates variados a partir de textos e outras mídias. Será um espaço para se pensar questões do cotidiano de forma mais profunda, sob o prisma da diferença como fator fundamental para a construção de uma suposta coletividade. Os encontros acontecerão quinzenalmente nas terças-feiras das 16h00 às 17h30 e contará com 6 encontros, com início no dia 16/03 e término em 25/05. Inscrições até as 23h00 do dia 15/03.

GEPET – Mulheres Feministas: Narrativas e Abstrações (2ª Ed.)

A segunda edição do grupo de estudos “Mulheres Feministas: Narrativas e Abstrações” ocorrerá semanalmente, das 10:30 às 12h, aos sábados. Nesta edição, os participantes escolherão um livro teórico de uma autora feminista e farão uma leitura conjunta no momento da reunião, que será dividida em uma hora para leitura, e meia hora de discussão sobre o trecho lido. O livro a ser lido será curto e didático, de modo que qualquer pessoa que se interesse em começar a ler teoria feminista possa participar. A escolha do livro será feita na primeira reunião e, em seguida, o cronograma será compartilhado com os participantes. Serão no total 10 encontros, começando no dia 20/03 e terminando no dia 22/05. Inscrições até as 14h00 do dia 19/03.

2021.2 (primeira parte)

GEPET – O que é deficiência? Concepções e sentidos

Neste grupo pretende-se proporcionar um espaço aberto de discussão sobre deficiência e as diversas questões que a cercam a partir da leitura de textos básicos do campo dos estudos da deficiência, visando oportunizar e multiplicar reflexões e trocas que contribuam na construção e luta diária por uma sociedade menos capacitista. Objetiva-se principalmente ampliar em conjunto o entendimento sobre deficiência, capacitismo e assuntos correlatos. O curso ocorre quinzenalmente nas segundas-feiras das 16h00 às 17h30.

GEPET – Mulheres Feministas: Narrativas e Abstrações (3ª Ed.)

O Grupo de Estudos Mulheres Feministas: Narrativas e Abstrações é uma iniciativa do PET Letras UFSC para disseminação da teoria feminista de forma aberta e gratuita à comunidade. No grupo, lemos em conjunto um texto de uma autora importante para a literatura feminista e o discutimos em conjunto com narrativas ficcionais que dialogam com o conteúdo teórico estudado. A escolha do texto a ser lido nas reuniões foi realizada no primeiro encontro em conjunto com os participantes. O curso ocorre semanalmente nos sábados das 10h30 às 12h00.

GEPET – Clube de Conversação em Língua Espanhola

Este clube de conversação em espanhol é dirigido a profissionais, estudantes e ao público em geral que possuem um nível intermediário-alto ou avançado da língua espanhola. Os encontros serão guiados por dois falantes nativos de espanhol, Esteban López e Loret Arias, estudante de graduação da Universidad del Valle, Cali-Colômbia. O objetivo deste clube de conversação é dar aos participantes a oportunidade de melhorar e praticar as suas habilidades na língua espanhola com falantes nativos; para isso, propõe-se a discussão e reflexão de temas livres. O curso ocorre semanalmente nas quartas-feiras das 20h00 às 21h00.

2021.2 (segunda parte)

GEPET – Narrativas Originárias: Um passeio pela literatura de autoria indígena

O GEPET Narrativas Originárias é um espaço para disseminação e valorização da literatura de autoria indígena brasileira. No grupo realizaremos a leitura conjunta de contos e poemas e, posteriormente, a discussão e análise de suas características literárias, apoiados em pesquisas na área. O objetivo deste grupo é dar aos participantes a oportunidade de conhecer autores e autoras da literatura indígena nacional e, a partir de seus textos, gerar maior compreensão e respeito às suas vivências e culturas, assim como dar visibilidade aos movimentos e reivindicações dos povos indígenas brasileiros. Semanalmente nas sextas-feiras das 10h00 às 11h00. O grupo será conduzido pela professora Evelyn Schuler Zea (Antropologia/UFSC) e pela graduanda em Letras Alemão e bolsista do PET Letras UFSC, Mirelle Ehrardt. Data início: 19/11. Data fim: 17/12

 

GEPET –  Conversação em italiano 

No grupo de interação em língua italiana, serão discutidos temas atuais diversos para que o contato com o idioma seja contínuo para seus aprendizes. Será como um bate-papo sobre os temas propostos, de modo que os participantes tenham total liberdade para se expressar. Cada encontro terá uma hora de duração e espera-se que os participantes possuam DOMÍNIO BÁSICO DO IDIOMA. Semanalmente, às terças-feiras das 12h00 às 13h00. O grupo será conduzido pela graduanda em Letras Italiano e bolsista do PET Letras UFSC, Camila Vicentini Camargo. Data início: 16/11. Data fim: 14/12

 

GEPET – Grupo de Estudos Lesbocentrados Felipa de Souza

Para criar um espaço acadêmico para mulheres lésbicas, o Grupo de Estudos Lesbocentrados Felipa de Souza desenvolve um cronograma de estudos que contempla algumas das inúmeras produções literárias e audiovisuais que refletem a lesbianidade. Dessa forma, a partir de encontros quinzenais (iniciados em novembro e dezembro), o grupo se dedica a uma análise crítica e lesbocentrada de produções pré-selecionadas, na busca de validar vozes lésbicas e proporcionar um ambiente seguro para trocas de experiências e diálogos sobre a subjetividade lesbiana. Quinzenalmente nas quintas-feiras às 20h30.