GPETS 2024.2

GRUPOS DE INTERAÇÃO E ESTUDOS PARA 2024.2  PRESENCIAL E ON-LINE

 

  1. Nome do grupo: Fabular outras relacionalidades entre linguagem, discurso e mundo

Descrição do grupo e de seus objetivos: A partir da fabulação suleada de uma análise neomaterialista dos discursos, que conjuga teorizações arqueogenealogicas dos discursos aos chamados novos materialismos, de Janes Bennett e Karen Barad, pós-humanismos, de Rosi Braidotti, e teorias com-postas e ciborgues, de Donna Haraway, o presente grupo de pesquisa (a ser realizado de forma híbrida) convida a refletirmos, na senda dos estudos discursivos, acerca das possíveis relacionalidades entre humanos e não humanos/outros que humanos, das invenções de si diante dos racismos diretos e indiretos em suas topologias, da acontecimentalidade terrestre do discurso e, nele, da agência do não discursivo, deslocando a primazia da linguagem na constituição de algo como a suposta excepcionalidade humana. As discussões pautarão e problematizarão questões como: os universos multiespécie e as figuras de corda, as fabulações e a agência não humana, o regime petrossexoracial, as artes de notar e as intra-ações. Trata-se, portando de discussões pautadas por discurso, antropoceno e capitaloceno; o impacto da virada material nos estudos discursos; linguísticas pós-humanistas; biopolítica, tecnobiopolítica e geontologias; discurso e realismo agencial; precarizações distribuídas entre humanos e não humanos; entre outras possibilidades de emaranhamentos e enlaces.

Proponente: Nathalia Muller Camozzato (Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística)

Os encontros serão: presenciais

Público alvo: Estudantes de letras ou outros cursos interessados em discutir as relações entre estudos do campo discursivo, linguagem, antropoceno, feminismos, realismo agencial e universos multiespécie.

Nº máximo de participantes: 18

Critério de seleção para os participantes: ordem de inscrição

Data de Início: 18/09/2024

Data de término: 11/10/2024

Carga horária total: 16h

Horário do grupo: Quintas-feiras das 16h às 18h.

 

  1. Nome do grupo: Localização e Tradução de Jogos e Quadrinhos

Descrição do grupo e de seus objetivos: A tradução e localização de produtos culturais, como jogos eletrônicos e histórias em quadrinhos, têm se tornado áreas de grande relevância na indústria global de entretenimento. No contexto acadêmico, a tradução e a localização são campos de estudo que oferecem amplas possibilidades de pesquisa, especialmente no que tange às interseções entre linguagem, cultura e tecnologia. Com isso em mente, propomos um Grupo de Estudos sobre localização e tradução de jogos e quadrinhos, a fim de fomentar o debate e o conhecimento sobre estas duas áreas ainda em lenta expansão na UFSC, apesar de seu crescente interesse nos Estudos da Tradução.

Para atingir este objetivo, propomos um cronograma que conta com encontros teóricos, onde debateremos um texto base, selecionado previamente; e também oficinas, onde os participantes farão prática tradutória e refletirão sobre suas escolhas, dificuldades e técnicas — estas que são específicas em cada gênero. As oficinas serão feitas após cada dupla de encontros teóricos, um sobre um subgênero de quadrinho e outro sobre um subgênero de jogo, para que os participantes escolham com qual gostariam de trabalhar, e para que possamos ver as semelhanças e diferenças entre a tradução e localização de tipos específicos de quadrinhos e jogos. Os participantes serão encorajados a conduzir as discussões dos textos teóricos com apontamentos e questionamentos, e a trazer seus próprios textos para o exercício de tradução, mas as coordenadoras também trarão exemplos que já foram traduzidos ou localizados para o português, fomentando assim o debate entre as escolhas dos participantes e as da tradução/localização oficial.

Proponentes: Isadora da Silva Brito (Discente PGET/UFSC), Samantha Marques de Souza (Discente PGET/UFSC) e Sabrina Moura Aragão (Docente PGET/UFSC)

Os encontros serão: presenciais

Público alvo: Estudantes da graduação e pós-graduação com nível B2 de leitura em inglês.

Nº máximo de participantes: 10

Critério de seleção para os participantes: ordem de inscrição

Data de Início: 18/09/2024

Data de término: 11/12/2024

Carga horária total: 13h

Horário do grupo: Quartas-feiras das 18h30 às 19h30.

 

  1. Nome do grupo: Grupo de Leitura de Graphic Novels em Inglês

Descrição do grupo e de seus objetivos: Grupo de leitura de Graphic novels e quadrinhos. Nessa versão, focaremos em quadrinhos de origem japonesa, quadrinhos baseados em jogos e quadrinhos que foram origem para séries e animes!

O intuito do grupo é podermos conversar sobre um gosto em comum e conseguir praticar a língua inglesa em conjunto com diversas pessoas.

Proponente: Manoela Beatriz dos Santos Raymundo (UFSC/DLLE/Letras Inglês)

Os encontros serão: remotos

Público alvo: Pessoas interessadas no tema Graphic Novels.

Nº máximo de participantes: 15

Critério de seleção para os participantes: pessoas que tenham nível intermediário de inglês.

Data de Início: 19/09/2024

Data de término: 28/11/2024

Carga horária total: 22h

Horário do grupo: Quintas-feiras das 16h às 18h.

 

  1. Nome do grupo: Grupo de Estudos de cultura geek e jogos

Descrição do grupo e de seus objetivos: Objetivo:  Desenvolver um projeto interdisciplinar que explore a cultura Geek (animes, RPG, etc.) através de filmes, jogos e eventos, incentivando reflexões acadêmicas, descontração e interação.

Interdisciplinaridade: envolver professores, especialistas de diversas áreas do conhecimento que se relacionem com os módulos propostos.

Rodas de conversas e momentos de conhecimento de conceitos teóricos trazendo reflexão e descontração aberta.

Incentivar a participação ativa dos estudantes em todas as etapas do projeto.

Este ciclo de projeto visa não só explorar a cultura Geek de uma maneira acadêmica, mas também proporcionar aos estudantes uma experiência enriquecedora e envolvente, que integra teoria e prática em um contexto interdisciplinar.

Projeto dividido em módulos temáticos mensais dentro do Mundo Geek.

Proponentes: Paula Scalvin, Izabel Bayerl, Manoela Raymundo.

Os encontros serão: presenciais

Público alvo: Pessoas interessadas em cultura nerd/geek, jogos, filmes, rpg, etc.

Nº máximo de participantes: 30

Critério de seleção para os participantes: nenhum.

Data de Início: 17/09/2024

Data de término: 03/12/2024

Carga horária total: 30h

Horário do grupo: Terças-feiras das 18:30 às 19:30-20h.

 

  1. Nome do grupo: Lírica e sociedade II

Descrição do grupo e de seus objetivos: Trata-se de um grupo de estudos sobre lírica e sociedade, sem caráter expositivo, que busca oferecer um espaço para debates com os alunos para além do contexto da sala de aula e suas rotinas avaliativas.

Proponentes: André Cechinel (DLLV-Letras-UFSC); Marcelo Lotufo (DLLV-Letras-UFSC)

Os encontros serão: presenciais

Público alvo: Estudantes de Letras-Português e interessados de modo geral.

Nº máximo de participantes: 30

Critério de seleção para os participantes: ordem de inscrição.

Data de Início: 19/09/2024

Data de término: 05/12/2024

Carga horária total: 20h

Horário do grupo: 5 encontros: 15h às 17h, nas datas 19/09; 10/10; 31/10; 28/11; e 05/12 (as datas não podem ser alteradas).