Seminários: Direito Linguístico e Acessibilidade
Levando em conta que as pautas relacionadas às pessoas com deficiência não são suficientemente discutidas no âmbito acadêmico e a fim de começar a combater estas invisibilidades, o PET Letras irá promover o Seminário de Direitos Linguísticos e acessibilidade. Serão três encontros, contemplando diferentes áreas, em especial as ligadas à língua. Será realizado um encontro por mês, cada qual com um formato diferente.
PRIMEIRO ENCONTRO: O primeiro encontro, no mês de setembro, será a mesa redonda acessibilidade e cidadania.
Com ela, busca-se apresentar e discutir aspectos linguísticos referentes à Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (13.146/2015). Serão tematizados, especialmente, questões de acessibilidade e inclusão no que tange às barreiras de comunicação enfrentadas pelos sujeitos no exercício de sua cidadania. Com isso, pretende-se envolver os estudantes e docentes das áreas de Letras nesse tema de políticas linguísticas.
A mesa será composta por Cristine Severo (tutora do PET Letras e docente do DLLV UFSC na área de políticas linguísticas), Roger Prestes (mestrando dos estudos da tradução UFSC), Leandro Oliveira (Graduado em serviço social pela UFSC e presidente do conselho municipal dos direitos da pessoa com deficiência de Florianópolis) e Ana Santiago (Graduanda de Letras Português e bolsista PET Letras).
Local: Sala Hassis. Bloco B Térreo, CCE. ÀS 18:00.
29 de setembro.
SEGUNDO ENCONTRO: Mesa Redonda Audiodescrição e Políticas de Acessibilidade para Pessoas com Deficiência Visual
A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que inclui as pessoas com deficiência visual através da descrição clara e objetiva de todas as informações que só são compreendidas visualmente, em filmes, eventos, etc.
Teremos a presença de Clarissa Agostini Pereira (audiodescritora e chefe do setor de acessibilidade informacional da Biblioteca Central UFSC) e Solange Bueno (associada da Associação Catarinense para Integração do cego – ACIC e atuante nos conselhos municipal e estadual de assistência social e direitos das pessoas com deficiência).
O evento será dia 22 de novembro, terça-feira, às 18:00 na sala Drummond, CCE B – Térreo.