O lugar-comum nos cursos de italiano: o que se sabe do outro?

12/05/2020 17:51

Camila Vicentini Camargo,
Bolsista do PET-Letras
Letras – Italiano

Os motivos que levam alguém a buscar cursos de italiano são muitos. Você pode querer aprender um novo idioma porque pretende viajar nas férias ou porque quer tirar a cidadania, por exemplo. Pode ser que tenha uma viagem a trabalho ou para estudar fora. Você pode gostar da cultura do país ou simplesmente achar o idioma atraente. Fique tranquilo(a), toda motivação é válida, ok?

Vamos supor que você decidiu fazer um curso de italiano: e agora? O que você espera encontrar no primeiro dia de aula? Que questões linguísticas e identitárias você acha que serão abordadas? Será que os estereótipos que você carrega sobre os falantes nativos de italiano serão confirmados? Suas expectativas sobre o que é um curso de italiano serão atendidas?

Certamente, um curso de curta duração, com poucas horas, não é suficiente para que se aprenda muito sobre uma nação e suas peculiaridades. Por isso, é importante ir além de modelos tradicionais de ensino e aprendizagem de línguas que já vêm prontos — e que, por vezes, perpetuamos. Nesse sentido, a troca aluno-professor pode reconstruir o ensinoaprendizagem de maneira bem interessante.

Numa aula de italiano, você, muito provavelmente, verá como os italianos falam alto, se vestem bem, gesticulam e comem massa o dia todo. Esse seria um lugar-comum de muitos cursos de italiano. Não é um problema que essas caraterísticas sejam abordadas, desde que entendamos que nem tudo isso é de fato verdade e que, talvez, outras questões culturais que impactam a língua italiana possam ser mais significativas para a evolução de uma discussão em sala de aula.

Por isso, você precisa buscar mais informações sobre a língua e cultura para além desse lugar-comum e, também, ter contato direto com italianos. Ah, que tal buscar grupos de estudantes e falantes de italiano na internet e vir estudar italiano no PET-Letras?

Fonte: Arquivo Pessoal (Fotos da Aula de Italiano no Extracurricular da UFSC)*

*Foto descrição: a foto apresenta um ambiente de sala de aula e foi tirada do canto esquerdo dessa sala. Nela vemos alunos sentados em carteiras olhando para frente em direção da professora Camila, que está esta de blusa preta, óculos e cabelo curto. Ela está sentada, com os cotovelos sobre uma mesa branca e com os dedos cruzados enquanto fala com os alunos.