How to study English during the quarantine? Dicas para estudar Inglês em casa.

11/05/2020 13:39

Vítor Pluceno Behnck,
Bolsista do PET-Letras
Letras – Inglês

Durante o isolamento social que estamos vivendo, parte de nossa sociedade que consegue e pode ficar em casa tenta se reinventar para reorganizar seu cotidiano. Uma estratégia para manter-se saudável mental e fisicamente é tentar criar uma rotina que não nos sobrecarregue, mas que nos faça sentir bem. Portanto, nessa matéria, apresentamos algumas dicas para quem tem interesse em separar um tempo nesses dias em isolamento para estudar idiomas em casa — em especial, o enfoque de hoje será na Língua Inglesa.

1. A internet pode ser sua melhor amiga

Hoje em dia você pode encontrar informações online sobre praticamente qualquer tipo de conhecimento. Entretanto, é muito importante identificar quais são os conteúdos verídicos e de qualidade. Nossa recomendação são os websites da BBC Learning English e British Council. Nessas páginas é possível encontrar desde testes de nivelamento até conteúdos de nível avançado.

2. Faça uma imersão (sem sair de casa!)

Uma das dicas mais importantes é imergir na língua-alvo. Cole post-its na casa com o nome dos objetos em Inglês, troque o idioma do seu smartphone e dos seus apps, combine com aquele amigo que também estuda ou fala a língua um momento para vocês conversarem em Inglês, troque o idioma e a legenda dos filmes e séries para a língua-alvo… Enfim, busque construir um ambiente que te estimule a vivenciar o Inglês. Aos poucos, as informações vão sendo internalizadas por você e a aprendizagem se torna mais natural.

3. Tenha uma frequência de estudos

Essa parece óbvia, né? No entanto, é necessário frisar: você aprenderá muito mais estudando um pouco a cada dia do que estudando muito apenas um dia por mês. Seu cérebro precisa de tempo para internalizar as informações que você aprende, então coloque uma meta de quantas horas você vai dedicar por dia para estudar. Tenha calma e paciência para aprender e mantenha um ritmo contínuo de estudos, mas evite se sobrecarregar.

4. Estudar em grupo é bem mais fácil

Isole-se apenas fisicamente para evitar a propagação do vírus, mas crie redes de estudo na internet! Existem infinitos grupos e comunidades online que compartilham conteúdos, dicas e ajudam uns aos outros sanando dúvidas e dificuldades. Utilize as redes sociais a seu favor! Além de aprender muito, você pode fazer bons amigos e encontrá-los depois da quarentena.

5. Venha estudar no PET-Idiomas!

Mesmo com vários recursos online, não há nada que substitua uma aula presencial onde você poderá colocar em prática todos os conhecimentos obtidos em casa e aprender ainda mais. Fique em casa para que possamos proteger a nós mesmos e aos outros. E quando a pandemia passar e as atividades acadêmicas na UFSC forem retomadas, venha fazer um curso no PET-Idiomas! Siga nossas redes sociais e não perca as datas de inscrição.

Fonte: Arquivo PET-Letras, Aula Pública de Inglês em 30/09/2019*

*Foto Descrição: imagem da aula pública de Inglês no “Varandão” (hall de entrada do Bloco A) do Centro de Comunicação e Expressão – CCE. Do lado esquerdo da imagem há o público que assiste a aula, sentados em semicírculo olhando para o professor Vítor. No lado esquerdo da imagem, o professor está em pé, falando com um microfone enquanto segura uma folha de papel na mão. Atrás dele há um quadro feito de cartolinas brancas fixadas em uma parede cinza. Mais ao fundo, há a porta de entrada do CCE Bloco A e mural verde com vários cartazes fixados.

Comments

Tags: comunicaPET