Posso olhar o cardápio, por favor? – Resenha de “Jantar Secreto”, de Raphael Montes

30/07/2023 10:48

Por Hanna Boassi

Letras – Português

Jantar Secreto é um romance publicado em 2016 pela editora Companhia das Letras. Escrito pelo autor brasileiro Raphael Montes que, além de escritor é advogado e também autor dos livros Suicidas (2010), Dias Perfeitos (2014), O Vilarejo (2015) e Bom Dia, Verônica (2016) – este último, que ganhou uma adaptação para uma série na Netflix em 2020.

A narrativa de Jantar Secreto ocorre no ponto de vista de um dos protagonistas Dante, estudante de administração, que se muda do interior do Paraná para o Rio de Janeiro. Junto de seus amigos, alugam um apartamento e começam a dividir as despesas. Para se manter na cidade, Dante passa a trabalhar em uma livraria em seu tempo livre. Dos outros protagonistas temos: Miguel, estudante de medicina, Hugo, chefe gastronômico e Leitão, estudante de computação.

Descrição da imagem: em um fundo branco, no centro se vê um prato, também branco, sujo de sangue. Sobre o prato, em preto, se lê “Jantar Secreto” e abaixo, em letras vermelhas, o nome do autor “Raphael Montes”. Mais abaixo, em letras menores e cinzas, “autor de Dias Perfeitos”. Centralizado, na parte superior da capa, lê-se “Raphael Montes é capaz de alias a atmosfera de suspense se um filme de Alfred Hitchcock ao humor negro de Quentin Tarantino – THE GUARDIAN”. E, por fim, centralizado na parte inferior, a logo da editora Companhia das Letras em cinza.

A história se inicia alguns anos depois de se mudarem para o Rio, quando Dante recebe uma ligação do corretor do apartamento informando que o aluguel não estava sendo pago há seis meses; o corretor informa que se não pagassem a dívida teriam que deixar o apartamento.

Desesperados por uma solução, Hugo conta de um site que chefes proporcionam experiências gastronômicas dentro de suas casas direcionadas à elite carioca e propõe que os amigos o ajudem a organizar alguns jantares para que possam juntar o dinheiro necessário. Todos concordam e cada um ficaria encarregado de uma tarefa para que os jantares ocorressem. Hugo cozinharia, Dante e Miguel recepcionaram e serviriam os convidados e Leitão ficaria encarregado da divulgação no site. Os amigos só não esperavam que a tarefa de Leitão os colocaria em uma situação difícil.

O livro é bem construído, Dante é um ótimo narrador, faz que o leitor se envolva na história junto com ele. Raphael consegue construir a narrativa de forma fluida. O livro é rico em detalhes e cheio de reviravoltas. Não o achei previsível em nenhum momento, o que fez com que me prendesse mais a cada página. A construção dos capítulos se intercala entre a narrativa de Dante, cartas, conversas de WhatsApp, listas e etc. Isso faz com que o contexto seja muito mais completo e interessante.

Não é um livro para pessoas sensíveis, mas se você procura por uma história de suspense que prenda sua atenção, sugiro que reserve sua cadeira para esse jantar de tirar o fôlego.