Você já teve contato com um livro bilíngue escrito em língua de sinais e em português?

07/05/2021 16:17

Stéfany Gomes Pereira,
Bolsista de Acessibilidade
Letras Libras

No Brasil, temos alguns sistemas de escrita de línguas de sinais em circulação e o mais conhecido deles é o SignWriting (escrita de sinais, em português). Talvez você ainda não saiba, mas temos alguns materiais que já circulam em escrita de sinais, como por exemplo: artigos, poesias, livros etc. Agora, temos mais um livro para incluir no rol de produções em escrita de sinais, o Florestalizando.

Fonte: imagem de arquivo pessoal*

Florestalizando é um livro bilíngue que conta a história de duas árvores surdas, abordando as relações que elas enfrentam com outras árvores e narrando aspectos da comunidade surda em sua luta por sua língua em prol de gerações futuras. O livro expressa a língua como construção social, mostrando que todos podem aprender a língua de sinais. A obra é de minha autoria e conta com a tradução para escrita de sinais brasileira da profa. Dra. Débora Campos Wanderley e está acessível para surdos e ouvintes, tanto em português quanto em escrita de sinais.

Aproveito o espaço do comunicaPET para registrar minha gratidão aos professores e às professoras dos cursos de Letras Libras da Universidade Federal de Santa Catarina que me ensinaram tanto, inclusive sobre tradução e literatura surda, incentivando-me a usar a criatividade na produção de conteúdos diversos. Nesse sentido, o Florestalizando é resultado dessa trajetória acadêmica, deixando-me orgulhosa em poder disponibilizá-lo gratuitamente a vocês, clique aqui para acessar.

 

*descrição da imagem: representação da capa do livro possui folhas com cores verde, laranja e bordo nos canto superior esquerdo e inferior direito. À direita está registrado em escrita de sinais o sinal dado ao livro e no centro escrito em português o título “Florestalizando” em maiúsculas na cor laranja. Abaixo o subtítulo, apenas com inicial maiúscula, “O conto das árvores” em cor vinho e mais abaixo, ao final dá página, temos diversas árvores com formatos variados e todas possuem olhos e algumas usam óculos. Todas estão enfileiradas de um canto ao outro e o chão sob elas é em cor vinho de um lado ao outro e no centro está escrito “1 edição” em minúsculas brancas.

Comments

Tags: comunicaPET