REIKI: uma prática de cura

25/03/2021 13:35

Mayumi Motta Esmeraldino,
Bolsista PET Letras
Letras – Francês

Você já ouviu falar em Reiki? Sabe o que é?

O Reiki é uma prática de cura através da imposição de mãos que surgiu no séc. XIX no Japão, quando um japonês chamado Mikão Usui, que na época era um pastor cristão, buscou a origem do “dom de cura” de Jesus e de Buda. Após dez anos de estudos, Usui resolveu colocar em prática tudo o que havia adquirido de conhecimento e então passou 21 dias em jejum, em total estado meditativo, no monte Koriyama no Japão. Na última manhã de meditação, Usui disse ter visto milhares de feixes de luz coloridos vindo em sua direção, até que, ao se aproximarem, esses raios luminosos se tornaram o que hoje conhecemos como símbolos de ativação do Reiki.

Após descer do monte Koriyama, Usui percebeu que ao impor suas mãos sobre um ferimento ou um local de dor, tal ferimento cicatrizava e tal dor desaparecia. Ele compreendeu que essa fonte de cura estava nos cosmos, nos menores átomos e em toda a matéria que constitui o universo e que poderia ser canalizada por seu corpo e transmitida por suas mãos. Acreditando que essa energia de cura universal estaria disponível a todos nós, o mestre japonês começou a passar seus ensinamentos para restritos discípulos e assim, aos poucos, o Reiki foi se espalhando pelo mundo. Ao se difundir em diferentes lugares, o Reiki ganhou diferentes denominações, como Reiki Tradicional, Reiki Essencial, Reiki Xamânico e Reiki Tibetano. Todos eles partem do mesmo princípio, a canalização da energia de cura universal, porém, cada um percebe e entende essa energia de acordo com os ensinamentos tradicionais da cultura a qual pertence.

Fonte: imagem da internet

Hoje, o Reiki é reconhecido pelo Ministério da Saúde, faz parte das práticas integrativas complementares (PIC) oferecidas pelo SUS e cada vez mais encontramos estudos evidenciando os seus benefícios à saúde. A prática tem por objetivo curar os 7 corpos sensíveis (físico, etérico, astral, mental inferior, mental superior, emocional e espiritual) pois, a partir dos ensinamentos budistas, acredita-se que nenhuma doença advém apenas de um corpo ou de outro, mas, sim, da integração de todos eles. Ele pode ser utilizado em qualquer tratamento de qualquer doença, desde depressão até dores de cabeça e ferimentos, inclusive há relatos de melhoras no tratamento contra tumores malignos.

Para praticar Reiki é necessário passar por uma cerimônia de iniciação — que é muito parecida com uma meditação — com um mestre que já tenha transcorrido todos os níveis de Reiki. Em algumas escolas existem três níveis e em outras os níveis são subdivididos em quatro e até cinco. Além disso, em cada nível é necessário passar por 21 dias consecutivos de prática seguindo os cinco princípios tradicionais do Reiki:

1 Agradecer diariamente por suas várias bênçãos.

2 Não se preocupar.

3 Não se aborrecer.

4 Trabalhar honestamente.

5 Ser bondoso com o próximo e com todos os seres vivos.

Nesses 21 dias de prática, o aluno também passa por uma limpeza energética muito intensa; pois, ao ser canalizado, o reiki passa primeiro por todos os corpos sensíveis de quem está aplicando e depois é direcionado para quem recebe. Muitos alunos relatam mudanças intensas em suas vidas, como melhora em doenças do sistema nervoso, maior equilíbrio emocional e até indisposição para antigos hábitos nocivos como consumo de álcool e tabagismo.

Vale ressaltar que o Reiki também pode ser aplicado em animais, em plantas e não tem restrição de faixa etária, basta que o receptor esteja de acordo com a prática. Não se trata de uma prática de cura milagrosa, mas, sim, de um grande aliado no combate ao estresse, nos cuidados à saúde física e mental e na harmonização energética.

.

E você, já experimentou essa prática?

Referência:
STEIN, Diane. Reiki Essencial, Manual Completo Sobre Uma Antiga Arte de Cura. Editora Pensamento, 16ª reimpressão, São Paulo. 2019.

* fotodescrição: imagem de fundo escuro com uma mão com a palma para cima, à direita, recebendo um feixe brilhante de luz vindo do alto, com vários pontos brilhantes. O feixe de luz toca a mão e a ultrapassa, combinando pequenos tons de rosa, laranja e amarelo.