Sobre a confiança e o trabalho em equipe

01/03/2021 18:20

Camila Vicentini Camargo,
Bolsista PET – Letras
Letras Italiano

 

“Cooperation is the thorough conviction that nobody can get there unless everybody gets there”
“Cooperação é a convicção absoluta de que ninguém pode chegar lá, a não ser que todos cheguem”
Virginia Burden

Em meio ao caos que pode ser a vida acadêmica, nós, com certeza, já nos pegamos dizendo frases como “eu me viro” ou “deixa que eu faço”. É raro pedir ajuda. E as coisas ficam ainda mais difíceis quando não se tem um espaço físico para conversas, desabafos, encontros e reuniões.

Num momento de dificuldade, podemos achar que estamos atrapalhando e que o outro já está muito bem resolvido nas suas questões, mas a troca e o apoio acontecem no pedido de licença, na pausa, na escuta — e pode ser que todos nós precisemos disso um pouquinho.

Algumas pessoas se reconhecem mais num estilo reservado de ser, preferem realizar as coisas sozinhas, fazê-las do seu jeito e no seu tempo. Outras já são mais abertas e gostam de estar em grupo.

Fonte: imagem da internet*

Na vida privada, é mais fácil escolher entre participar de algo coletivo ou não. No entanto, ao entrar no ambiente acadêmico ou profissional, nós precisamos estar juntos. Aqueles que gostam, devem se adaptar ao grupo e às suas demandas; afinal, cada equipe terá um método diferente de trabalhar e cada trabalho, um novo objetivo. Para os que não gostam, será necessário um pouco mais de esforço para que a adaptação ao grupo seja a melhor possível.

De todo modo, com um pouquinho de paciência e planejamento, as coisas tendem a dar certo. Eu nem preciso listar aqui o tanto de coisas que já foram realizadas no mundo com o trabalho em equipe, né? Então, por mais que pareça difícil, o resultado é muito gratificante.

Só que além de qualquer meta e planejamento, é de extrema importância reconhecer nossos limites, saber até onde podemos ou queremos ir e comunicar isso aos colegas, pois, se não o fazemos, todo o processo pode ser muito desgastante.

A relação com os colegas de trabalho deve ser, acima de tudo, respeitosa. Isso é o mínimo. Estamos lidando com pessoas, e pessoas não estão no mundo apenas para exercer tarefas, muito menos para servir aos outros. É claro que isso faz parte e que, às vezes, são necessárias cobranças, mas os espaços e os limites precisam ser respeitados, de preferência, com muito diálogo.

No fim das contas, nós precisamos confiar que, juntos, podemos fazer muito!

*Fotodescrição: Ilustração com fundo azul claro. Há cinco pessoas trabalhando juntas numa mesa coletiva. Da esquerda para a direita vemos um homem em pé segurando alguns papéis; duas mulheres sentadas de frente uma para a outra dando as mãos em comemoração; um homem sentado segurando alguns papéis e uma mulher que observa com os braços apoiados sobre a mesa. Todos sorriem voltados ao centro do grupo.

Comments

Tags: comunicaPET