Podcast: o que é, para que serve e como ouvir?

13/07/2020 15:40

Vítor Pluceno Behnck
Letras – Inglês

Você provavelmente já deve ter ouvido falar deles em algum lugar: os podcasts, mídia em ascensão na internet, têm conquistado muitos usuários e produtores de conteúdo. De acordo com o UOL, um levantamento da plataforma Deezer registrou que o consumo nacional de podcasts cresceu 67% só em 2019. Mas afinal, você sabe o que é um podcast?

Sabemos que muitas vezes as tendências que surgem por aí nada mais são do que uma repaginação de algo que já existiu no passado. Com os podcasts a situação não é muito diferente. Um podcast é como um programa de rádio que você pode ouvir em diferentes plataformas de streaming, como Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts, dentre outras.

A maior diferença é que, diferentemente do rádio, o podcast pode ser reproduzido de maneira assíncrona, ou seja: você pode escutar os programas de seu interesse em qualquer lugar e a qualquer momento, desde que você tenha um dispositivo com acesso à internet. Isso permite que você baixe os episódios e ouça-os enquanto lava a louça, limpa a casa ou até mesmo banha os pacotes do mercado com álcool gel.

Fonte: Acervo pessoal (Imagem de livros e revista do petiano Vítor)*

A melhor parte dos podcasts é que você simplesmente encontra todos os tipos de assuntos por lá. Pra quem curte cultura pop e arte, o Take 2 Podcast e VIVIOUVI podem ser uma boa. Quem tem interesse em ouvir mais sobre história e política, Tese Onze e PETcast História (do PET História da Universidade Federal Fluminense) podem te agradar. E pra quem busca algo na área de Letras, eu recomendo o Parafraseando (do PET Letras da Universidade Federal de Pernambuco) e a Rádio Companhia, da editora Companhia das Letras.

Last, but not least, deixo a indicação dos meus podcasts favoritos, que são o Foro de Teresina, podcast de política da Revista Piauí; o Teaching in Critical Times, produzido pelos professores Leonardo da Silva (IFSC) e Priscila Fabiane Farias (UFSC); e obviamente o podcast do PET-Letras UFSC, onde você pode encontrar todas nossas matérias do comunicaPET em formato de áudio. Gosta de podcasts? Tem alguma sugestão de tema para nossos episódios? Entre em contato pelo nosso Instagram @petletras.ufsc ou pelo email petletrasufsc@gmail.com e acompanhe nosso podcast!

*Fotodescrição: Imagem formada por uma composição de três livros e uma revista encostados uns aos outros sobre uma mesa de madeira. A imagem tem um aspecto envelhecido de filme analógico, com um efeito de queima de filme no lado esquerdo. No topo da imagem há o livro “Sapiens: Uma Breve História da humanidade”, de Yuval Noah Harari, que possui uma capa branca com o título centralizado e uma imagem da evolução do gênero Homo; ao lado a revista Dossiê Super Interessante – Freud, que possui um fundo preto e em destaque a face de Sigmund Freud estilizada com um aspecto de pintura. Sobre o olho esquerdo de Freud há uma caixa de texto branca com o título “Freud” e o subtítulo “Para entender de uma vez”. Abaixo, há o livro “Caderno H” de Mário Quintana, que possui um fundo laranja, o título está em preto na parte inferior do livro e o nome do autor na parte superior em branco. Ao lado esquerdo deste livro e embaixo do livro Sapiens, há o livro “Viva a Língua Brasileira” de Sérgio Rodrigues. O livro está virado 90 graus à esquerda, e possui capa com fundo azul. No topo da imagem há o desenho de um homem falando com um megafone, e dele saem várias expressões do português brasileiro. Abaixo, há o título em destaque em letras laranjas, e mais abaixo o nome do autor e da editora Companhia das Letras também em laranja. Acima do livro Sapiens há um potinho de álcool gel, e acima da capa da revista de Freud há dois fones de ouvido, um em cada orelha dele.