As vantagens do Yoga para a vida cotidiana

26/05/2020 17:28

Ana Gabriela Dutra Santos,
Bolsista de Acessibilidade
Letras – Libras

Muito se ouve falar sobre o Yoga atualmente. Há muitas aulas sendo ministradas, inclusive virtualmente, e diversos cursos sendo ofertados em todo o país. Entretanto, algumas perguntas ainda são bem comuns: o que é Yoga? Como surgiu? Qual o seu propósito? Como ele pode auxiliar, inclusive, em nossas leituras e estudos?

O Yoga é uma filosofia milenar que teve sua origem na civilização do vale do Indo, embora se acredite que o Yoga é muito mais antigo do que se pensa, os seus registros primeiros foram feitos há, aproximadamente, seis ou sete milênios. A palavra Yoga deriva do sânscrito Yog que, de tantos outros significados que possui, também pode significar “unir”. De forma bem simplificada, o Yoga pode ser definido como o caminho que leva ao autoconhecimento, à realização de quem verdadeiramente somos. Assim, o Yoga tem o propósito de nos conduzir ao autoconhecimento, à consciência — acredita-se que praticar o Yoga é um viver consciente.

Fonte: Arquivo pessoal – Ana Gabriela fazendo Yoga*

A prática de Yoga é um suporte ao crescimento pessoal, os asanas (posturas), os pranayamas (respirações) e as meditações são o meio para que possamos nos lapidar e buscar a plenitude. É através da prática que começamos a perceber nossos medos, inseguranças, inquietações, desequilíbrios, limites, entre outros. Assim, a prática nos permite conhecer e lidar com cada aspecto nosso, nos ajuda a vencer os medos, a aquietar a mente, a manter o equilíbrio, durante situações difíceis ou desafiadoras, e a superar limites.

O Yoga, como já mencionado anteriormente, consegue nos tranquilizar e acalmar. Entretanto, quando necessitamos estar mais dispostos e com mais energia, também podemos conseguir por meio das práticas. Por exemplo, em aulas realizadas pela manhã, onde teremos o dia todo pela frente com trabalho, estudos, encontros etc., podemos fazer práticas que nos deixarão melhor preparados e dispostos para as atividades do dia. Da mesma forma, podemos realizar práticas, inclusive à noite, para podermos acalmar e relaxar, preparando nosso corpo e mente para o sono.

Todos benefícios que o Yoga proporciona reverberam nas diversas áreas de nossas vidas, inclusive em nossos processos de aprendizagem. O Yoga na educação, desde o nível básico até o nível mais elevado, pode-se mostrar muito eficiente. Já existem alguns estudos que indicam que as práticas de Yoga proporcionam aos estudantes mais disposição, atenção e concentração para as atividades escolares. Assim, se você é estudante e deseja estar mais concentrado para fazer suas leituras, para escrever textos, para estudar aquele conteúdo desafiador para você, sugiro que busque melhor conhecer o Yoga e começar a praticá-lo, pois, certamente, isso vai te auxiliar física, emocional e mentalmente.

* Foto descrição: Foto tirada de perfil em uma praia. Ao fundo o mar, algumas pedras, o céu azul com poucas nuvens e montanhas bem distantes. Contrastando com o mar e com a areia da praia, no canto superior direito e esquerdo da foto há alguns galhos de árvore. Na areia a Ana Gabriela faz um asana (perna direita flexionada com o calcanhar abaixo da pélvis e a perna esquerda para trás. Com o tronco alinhado a mão direita elevada pela frente do corpo na altura dos ombros com os dedos polegar e indicador encostados e os dedos médio, anelar e mínimo estendidos. A perna de trás está flexionada para cima e a mão esquerda segura o meio do pé esquerdo. A cabeça está alinhada com o tronco e o olhar está direcionado para a frente). Ela está de olhos fechados usando uma legging preta e um top vermelho. Seus cabelos estão caídos em seus ombros e seu semblante está tranquilo.