DE FÉRIAS COM O PET | Produções LGBTQIAPN+ para assistir e ler nas férias

19/07/2023 06:32

Por Manoela Beatriz dos Santos Raymundo

Bolsista PET Letras

Letras – Inglês

 

Com o recesso de inverno por aí, nada melhor do que acompanhar algumas séries – como indicamos no texto anterior –  e ler uns livros para passar o tempo! Visto que Junho foi o Mês do orgulho LGBT, por que não estender um pouco e trazer algumas recomendações estrelando casais e pessoas da comunidade LGBTQIAPN+?

 

1 | Vermelho, Branco e Sangue Azul (Livro e Série)

Descrição da Imagem 1: Vemos o desenho de dois rapazes na parte inferior: à esquerda, Alex, um rapaz moreno com cabelos cacheados curtos, vestindo uma blusa polo azul clara, uma jeans azul e um par de tênis vermelhos.  À direita, temos Henry, um rapaz branco, de cabelos loiros, usando uma farda vermelha, com ombreiras douradas e uma faixa azul cruzando o peito e calças e botas pretas. Ocupando a maior parte da capa, o título “Vermelho” (em cor vermelha), “Branco e” (em cor branca) “Sangue Azul” (em cor azul); logo abaixo, está escrito Casey McQuiston, o nome da autora. Acima do título está escrito “Um romance entre a Casa Branca e o Palácio de Buckingham”.

 

Vermelho, Branco e Sangue Azul conta a história de Alex, filho da mais nova presidente dos EUA, e Henry, irmão mais novo do príncipe britânico. Sendo constantemente comparados, a relação inicial dos dois gera intrigas escandalosas. Eles passam um fim de semana juntos fingindo ser melhores amigos, mas não demora para que essa relação evolua para algo a mais.

É um romance divertido e animado de Casey McQuiston,  que recebeu o Goodreads Choice Awards de Melhor Romance em 2019 e será adaptado pela Prime Video, em agosto de 2023 –  mas até lá,  o livro é uma ótima opção para os interessados na história.

 

2  | Heartstopper (Comic e Série)

Descrição da Imagem 2: Num fundo verde claro, vemos 2 rapazes de costas: Nick Nelson, à direita, branco, loiro, cabelos curtos e usando um uniforme escolar verde escuro e uma mochila tiracolo verde-água com listras brancas; e Charlie Spring, à esquerda, branco, cabelos pretos curtos, usando o mesmo uniforme escolar verde escuro e uma mochila de costas vermelha. Um está ao lado do outro e Charlie olha levemente para Nick. Entre eles, temos folhas de outono amarelas caindo.  Em branco, acima dos dois, está escrito “Dois garotos, um encontro. Heartstopper, Volume 1. Alice Oseman”.

 

Heartstopper é um romance de  Alice Oseman, que conta de maneira muito realista o relacionamento de Charlie e Nick, com vários altos e baixos entre os dois – além de termos várias representações LGBTQIA+ dentro do quadrinho com os amigos dos dois.

Charlie Spring é um rapaz muito inseguro por conta do bullying que sofreu por ter se assumido gay. Já Nick Nelson é um garoto popular e membro do time de rúgbi. Os dois passam a se sentar juntos em uma aula e começam a se conhecer cada vez mais, desenvolvendo um grande laço.

Charlie aos poucos começa a se sentir diferente com o novo amigo, mesmo sabendo que Nick é um rapaz hetero e que isso irá só causar frustrações para Charlie; mas o próprio Nick está confuso sobre como se sente em relação a Charlie também. Os dois vão passando tempo juntos e descobrindo cada vez mais que talvez eles dois possam sim ser felizes juntos.

O quadrinho ainda está lançando através de plataformas como Webtoon e Tapas, aplicativos para ler Webcomics. Além disso, uma série de Heartstopper está disponível no catálogo da Netflix, com a segunda temporada já anunciada pela plataforma.

 

3 | The Owl House (Animação)

Descrição da Imagem 3: No fundo, um céu de noite estrelada, com nuvens e uma paisagem de pinheiros vermelhos cercando um pequeno chalé branco e azul. À frente, temos Luz, uma menina de pele morena, cabelos castanhos curtos, vestindo uma blusa azul, jeans e um sapato branco. Ela está segurando um cajado de madeira com o formato de uma coruja e com o outro braço uma pequena esfera de luz. Atrás dela, também voando em cima do cajado, está Eda, uma moça branca de cabelos grisalhos compridos, olhos amarelos e vestindo um vestido vermelho, segurando uma bola de fogo em uma das mãos. Segurando uma das pernas de Eda há King, uma pequena criaturinha peluda, cinza escuro, com um crânio tapando seu rosto e pequenos chifres saindo dela.

 

A série de Dana Terrace conta a história de Luz Noceda, uma garota humana com uma imaginação muito fértil, que adora histórias de fantasias e de bruxas. Um dia, pouco antes de ser mandada para um acampamento de verão, Luz segue uma coruja até uma porta que a leva para outra dimensão, onde monstros e magia existem.

The Owl House não é totalmente focada em romance como as duas primeiras recomendações, mas tem o desenrolar de casais muito bons e cativantes. Diferente de Heartstopper, The Owl House já está finalizado e disponível através da Disney+.

 

4 – Banana Fish (Mangá e Anime)

Descrição da Imagem 4: Num fundo amarelo, se lê, acima, “Banana Fish” em preto vazado, com o rosto de vários personagens do mangá dentro de cada letra. Logo abaixo temos Akimi Yoshida, o nome da autora. Na parte inferior Ash Lynx, um rapaz de pele branca, cabelos loiros curtos e uma cara séria. Ele usa uma blusa branca e segura uma pistola com uma das mãos, apontando para frente.

 

Banana Fish conta a história de Ash Lynx, líder de uma gangue de adolescentes nos EUA, que está à procura de algo chamado “Banana Fish”, para tentar ajudar seu irmão mais velho, que se encontra mentalmente debilitado. Enquanto isso Eiji Okumura, um fotógrafo japonês que foi junto de seu chefe para noticiar a presença de inúmeras gangues nos EUA.

Diferente de uma história romântica, Banana Fish é um mangá de crime e suspense, o romance de Ash e Eiji e seu relacionamento afeta as decisões de ambos durante suas investigações e disputas com outras gangues, mas não é um dos pontos centrais da história.

A obra de Akimi Yoshida tem diversos gatilhos que podem ser sensíveis para alguns tipos de públicos, mas ainda se trata de uma história emocionante e cativante.

 

5 |  Nevermore (Webcomic)

Descrição da Imagem 5: Em um fundo enevoado cinza Annabel Lee, uma moça de pele branca, cabelos loiros longos com as pontas cacheadas, vestindo um uniforme branco e preto. Ela apoia o queixo em suas mãos, enquanto apoia os cotovelos em uma mesa de xadrez, com as peças brancas logo a sua frente. Do outro lado do tabuleiro, como se fosse do tamanho de uma peça, temos Lenore, uma moça de pele branca e cabelos pretos com uma mecha branca na ponta. Ela veste o mesmo uniforme preto e branco e calças brancas, encarando Annabel Lee que a observa de cima como se fosse uma peça de xadrez.

Se você acordasse em uma praia, com nada mais do que uma maleta algemada em seu braço com seu nome escrito, o que você faria? Ficaria do lado de fora com estranhas criaturas perseguindo-o ou entraria em Nevermore Academy?

A narrativa de Nevermore é simples: após acordarem em um lugar estranho, Lenore e Annabel Lee decidem entrar no pátio de uma escola, mas elas não estão sozinhas por lá, aparentemente, irão ter que começar a frequentar o local sob direção dos irmãos Dean.

Mas a calmaria não dura muito. Quando recebem a notícia de que Nevermore Academy se encontra no limbo entre a Vida e a Morte, Annabel e Lenore descobrem que seu objetivo agora é frequentar o lugar e se tornarem dignas para ter uma segunda chance e não ser enviadas para o Vazio. O relacionamento de Lenore e Annabel Lee é conturbado e cheio de reviravoltas intrigantes, que as mantém em um tipo de cabo de guerra, tendo que fingir indiferença entre si enquanto comandam cada uma um grupo de alunos.

A Webtoon de Kate Flynn e Kit Trace tem vários elementos do sobrenatural, com várias referências a obras literárias de terror, mas com personagens cativantes e uma história mais ainda.

 

Comments