O Gênero Terror: Por que o medo atrai público e por que gostamos de sentir medo?
Manoela Beatriz dos Santos Raymundo,
Bolsista PET-Letras
Letras Inglês
Você já se perguntou o por que o medo atrai tanto público? Então, vamos conversar um pouco sobre isso. O gênero terror sempre foi um atrativo para muitos, que foi por séculos se modificando e enriquecendo obras literárias, cinematográficas e afins. Entretanto, muitos ainda confundem o gênero terror com o horror. Por mais que andem juntos em certas obras, o terror não implica necessariamente o sobrenatural ou o irreal, como é costumeiro do horror, por exemplo Frankenstein de Mary Shelley.
Fonte: Imagem da Internet*
O terror, mesmo que muitas vezes associado ao horror, não fica para trás quanto à questão de aterrorizar o público. São muitas as ferramentas usadas para causar medo. O detalhamento exagerado, seja de locais ou de emoções, usado muito por Edgar Allan Poe em suas obras traz uma sensação sufocante ao leitor, as descrições psicológicas que beiram a insanidade de cada narrador apresentado por Poe traz desconforto, sendo um dos principais recursos usado por ele.
Se opondo ao detalhamento exagerado de Poe, temos outra ferramenta muito usada: a falta dele. Alguns escritores acreditam que o desconhecido é o maior medo do homem, e isso é muito visto em “Caixa de Pássaros” de Josh Malerman, em que a agonia e a ansiedade vem juntas com o medo ao presenciarmos o “monstro” do livro. Sem ter descrição de como a criatura é, a imaginação do próprio leitor o condena, pois o maior medo que alguém pode sentir é aquilo que você mesmo imagina ser assustador.
Fonte: Imagem da Internet**
Mas afinal, por que sentimos medo? E por que, mesmo sendo considerado uma sensação ruim, gostamos de gêneros como o terror e o horror? O medo é uma reação desencadeada pelo sentimento de perigo, seja real ou imaginário. Essa reação nos leva a um estado de adrenalina, fazendo com que o corpo libere endorfina (substância ligada também ao prazer). Então, assim como existem pessoas que gostam da adrenalina na prática esportes de risco, há também aqueles que gostam da adrenalina decorrente do sentir medo, seja assistindo um filme, lendo um livro, ouvindo uma música ou analisando uma pintura ou desenho. Esse desconforto gera medo, desencadeando a adrenalina do corpo e nos fazendo sentir prazer em sentir medo.
É interessante pensar como somos atraídos pelo medo e pelo desconhecido. Talvez um dos motivos de autores como Stephen King, Joe Hill e Neil Gaiman serem tão populares nos dias de hoje, séries como Stranger Things, Supernatural, American Horror Story e A Maldição da Residência Hill bombarem tanto, é o fato de estarem trazendo o gênero terror para além do público que normalmente se atrai ao gênero. O terror vem crescendo, e junto dele, mais e mais, recursos para se causar medo vem sendo usados. Agora me diga, o que te causa medo?
Descrição 01*: Desenho em fundo branco de um corvo pousado em cima de um crânio humano, ambos olhando levemente para cima. Há uma assinatura no canto inferior direito do desenho.
Descrição 02*: Capa do livro “Caixa de Pássaros” de Josh Malerman. Temos um fundo em tons de cinza com o título “Caixa de Pássaros” no centro, com a letra “O” representando uma lua e dois pássaros voando da esquerda para a direita por cima da letra. No topo da capa está escrito: “Um livro que deve ser lido de uma vez só. Ninguém havia escrito uma história de terror como essa antes – Hugh Howey, Autor de Silo.” Logo abaixo do título está escrito: Não abra os olhos, em fonte grande. E na base da capa, está o nome do autor: Josh Malerman
Comments