Você já assistiu ao filme: E seu nome é Jonas (1979)?

27/10/2021 17:36

Ananda Gomes Henn,
Letras Português

Procurando por um filme que seja bom de assistir e que, ao mesmo tempo, te faça refletir sobre questões importantes? Tenho a recomendação certa para você! O filme E seu nome é Jonas, lançado em 1979, nos Estados Unidos, com direção de Richard Michaels e roteiro de Michael Bortman, retrata a volta do menino Jonas para a casa de seus pais depois de ter passado três anos internado em um hospital para pessoas com deficiência intelectual. Jonas, que é surdo, havia sido diagnosticado incorretamente em decorrência de sua dificuldade em se comunicar. O filme apresenta, a partir de sua volta para o convívio familiar, as dificuldades e frustrações encontradas por uma criança surda em uma sociedade que encara a deficiência como algo a ser medicalizado e superado.

Fonte: Imagem da Internet.*

No decorrer do filme, percebemos como a família lida com a surdez de Jonas e acompanhamos a forma como o relacionamento de Jonas com seus pais é marcado pela barreira comunicativa causada pela falta de uma língua em comum, já que o menino não compreende o inglês falado pela família e também é privado de aprender a língua de sinais americana (é isso mesmo, nos Estados Unidos os surdos usam a língua de sinais americana, ASL, e, aqui, no Brasil, temos a Libras, língua brasileira de sinais).

O pai rapidamente se frustra com a incapacidade do filho de entender as regras de convívio da casa e se sente incomodado pelas situações constrangedoras que passa com colegas e vizinhos devido às diferenças do filho. Embora haja carinho e amor por parte do pai, em certo ponto da narrativa, ele desiste de querer Jonas em casa e confessa que acha que talvez fosse melhor ele ter continuado no hospital entre os “seus”, visto que, para ele, Jonas não pertence ao mundo dos ouvintes, das pessoas consideradas “normais”. A surdez do filho é encarada por ele como uma linha divisória que coloca Jonas para fora de seu mundo — ele, por ser surdo, é irrevogavelmente Diferente.

Enquanto o pai de Jonas não consegue ignorar as diferenças do filho, a mãe de Jonas inicialmente apresenta uma atitude de negação, incessantemente tentando ajudar o filho a “superar” sua surdez e entrar no mundo dos ouvintes. Ela encara a surdez, portanto, como um problema a ser resolvido e, logo, o matricula em uma escola oralista que proibia o uso de sinais e de gestos para comunicação, começando então o esforço para que Jonas pudesse aprender a falar o inglês. Segundo a diretora da escola, “[…] se ele usar os sinais e não aprender a falar ou a ler lábios, quando ele crescer, só se comunicará com os surdos. […] Infelizmente, o mundo é dos ouvintes. Infelizmente para os surdos”. Se estabelece, assim, uma situação de privação da língua, visto que Jonas é impedido de alcançar desenvolvimento semelhante ao das crianças ouvintes por não ter acesso a uma língua plena.

Quer saber o que acontece depois? Vai ter que assistir ao filme! Ele tem um final bastante emocionante e bonito, além de ser uma história que com certeza vale a pena conhecer. Prepara a pipoca e aproveita que o filme está disponível na íntegra no Youtube dublado e legendado.

*Descrição da imagem: Cartaz de divulgação do filme. Fotografia de um menino branco de cabelos loiros — Jonas — andando em uma bicicleta, abaixo da escrita “AND YOUR NAME IS JONAH” (em português, “E seu nome é Jonas”). Jonas veste um casaco verde, branco e azul, calça jeans, e sorri sentado em uma bicicleta azul. Ao fundo, nota-se um prédio de tijolos à vista com duas portas brancas.