E aí, você já parou para pensar sobre pobreza menstrual?

26/07/2021 18:00

Moara Zambonim,
Letras – Português
Bolsista PET-Letras UFSC

Você sabia que uma pessoa que menstrua gasta em média cinco absorventes por dia? E isso dá, mais ou menos, 25 absorventes por período menstrual? Esses valores são uma média entre as pessoas que menstruam no Brasil, mas o tempo de sangramento pode ser ainda maior. Você já pensou que nada disso é de graça? Na maioria dos estados, você não pode ter acesso gratuito a esses produtos essenciais de higiene.

Recentemente, alguns estados começaram a investir na compra de absorventes descartáveis ou íntimos para distribuir nas escolas, como é o caso de São Paulo. Outros estão com processos tramitando na justiça para fazer o mesmo, como é o caso de Mato Grosso. Mas nem é preciso dizer que esses artigos não constituem luxo e, sim, extrema necessidade, e, portanto, deveriam ser distribuídos amplamente em postos de saúde, metrôs, entre outros, da mesma forma que ocorre com preservativos.

Fonte: imagens da internet em colagem feita pela autora* (imagem A, B e C)

Refletindo sobre isso, eu e uma amiga resolvemos fazer algumas contas e vimos que, com uma média de 45 reais, é possível comprar um pacote com 100 absorventes descartáveis no atacado. E com essa quantidade é possível ajudar no período menstrual de quatro pessoas. Então, com R$ 12,50 (doze reais e cinquenta centavos), já é possível cobrir os gastos de um ciclo menstrual, caso a pessoa escolha destinar esse valor a esse cuidado com a higiene.

Com base nesses cálculos, nos organizamos para receber doações em dinheiro e reverter na compra de produtos para higiene menstrual, como papel higiênico, sabonete e absorventes. Pensamos que nem conseguiríamos arrecadar muito dinheiro ou que não faríamos tanta diferença assim. Contudo, ao fim de um mês de arrecadação, conseguimos uma quantia muito maior: R$ 1.500, um mil e quinhentos reais! E, de pouquinho em pouquinho, vamos conseguindo nossas metas. Já imaginou se você organiza uma campanha dessas também? A quantidade de pessoas que podem ser ajudadas? Falamos um pouquinho sobre essas reflexões no Instagram, clique aqui para assistir ao vídeo. Nele, explicamos o porquê resolvemos abrir a nossa campanha e como as pessoas poderiam contribuir.

E, também, ficamos pensando que muitas pessoas nem percebem que não são apenas mulheres que menstruam. A negligência, se já tão grande quando tratamos de mulheres cis, fica ainda mais evidente quando se trata de outros corpos. Inclusive pensando nisso é que a Pantys, uma marca que produz calcinhas absorventes reutilizáveis, lançou uma cueca absorvente, uma parceria com homens trans que falam de seus ciclos menstruais.

A vergonha e o tabu que envolvem esse assunto, somados à não existência de um olhar atento para as questões envolvendo a menstruação e, ainda, a falta de políticas públicas efetivas acabam se tornando aliados fortes para a manutenção dessa desigualdade.

* descrição da imagem: A imagem é uma montagem com três quadros, formando um cartaz em tons pastéis de lilás e roxo. No lado esquerdo, vemos uma pessoa chorando encolhida. Em cima, há um balãozinho escrito “você sabe o que é pobreza menstrual?” No lado direito, vemos vários artigos relacionados às necessidades para os cuidados menstruais: uma torneira com uma gota de água, um coletor menstrual, um absorvente interno, um vaso sanitário e um absorvente descartável. Logo abaixo, vemos duas cédulas de dinheiro verdes, com um X sobre elas e um pequeno absorvente cor de rosa próximo ao dinheiro.