Uma dica de formação para futuros professores de Língua Portuguesa

29/03/2021 18:37

Ananda Gomes Henn,

Para nós, estudantes de Letras cursando licenciatura, a sala de aula é o o ponto inicial e o alvo que temos após a longa jornada de quatro anos que é a graduação. Há muita antecipação e ansiedade pela chegada desse momento em que colocamos em prática tudo que aprendemos, todo o conhecimento e a experiência que acumulamos neste período de formação. Uma das coisas mais importantes que devemos ter em mente, porém, é que a nossa formação como professores não acaba na sala de aula da graduação. Podemos e devemos aproveitar a grande quantidade de material gratuito disponível para nos ajudar a desenvolver nossa prática pedagógica.

Pensando nisso, indico a todos professores de língua portuguesa, tanto aqueles que já atuam quanto os futuros,  o site do Programa Escrevendo o Futuro. O programa é uma iniciativa do Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, e tem como objetivo contribuir para a melhoria do ensino, da leitura e da escrita nas escolas públicas do Brasil, por meio de ações de mobilização para a formação de professores(as) de língua portuguesa. Além disso, o programa realiza anualmente a Olimpíada de Língua Portuguesa, um concurso de produção de textos para estudantes da rede pública de todo o país.

Fonte: Reprodução / Escrevendo o Futuro*

A plataforma tem materiais totalmente gratuitos que auxiliam no ensino da disciplina e são alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O site oferece diversos cursos online para professores cujo conteúdo e abordagem dialogam com as práticas de linguagem previstas pela BNCC: oralidade, leitura/escuta, produção (escrita e multissemiótica) e análise linguística/semiótica. Além disso, disponibiliza percursos formativos com temas como “oralidade” e “análise textual”, jogos virtuais de aprendizagem, vídeos, relatos de prática e recursos didáticos para auxiliar os professores no ensino da língua portuguesa. Para aqueles registrados na plataforma também estão disponíveis cadernos docentes de sequências didáticas com orientações para aplicação em aula.

Todo o material disponibilizado pelo Programa Escrevendo o Futuro é bastante rico para professores de Língua Portuguesa em busca de uma formação contínua. Pode ter certeza que vai valer muito a pena dar uma investigada no site!

*Descrição – Desenho colorido de uma mulher sentada em uma mesa de escritório escrevendo em uma máquina de escrever. Acima, lê-se “Escrevendo o futuro”. A figura da mulher possui pele escura, cabelos longos castanhos que flutuam atrás de sua cabeça e nenhum traço definido no rosto; ela escreve curvada e da máquina de escrever saem flutuando as letras A, B, C e D. Acima, flutuando na altura de sua cabeça, há uma lâmpada de luz acesa. Junto da máquina de escrever estão alguns livros e um abajur. Em cada lado da mesa consta um grande vaso de planta.