Sor Juana: memória e literatura

18/03/2021 10:42

Sarah de Carvalho Ortega,
Bolsista PET Letras
Letras – Espanhol

“Una poeta que reunió la excelencia, la abundancia y la diversidad”
Octavio Paz *

Em meados do século XVII, conhecido como o “Século de Ouro Espanhol”, na chamada “Nueva España”, nasceu em  San Miguel Neplanta, hoje no município Tepetlixpa (México), aproximadamente nos anos de 1648-1651, aquela que então seria a maior escritora barroca mexicana: Juana Inés de Asbaje y Ramírez de Santillana.

Filha ilegítima  de Pedro Manuel de Asbaje com Isabel Ramírez, viveu grande parte de sua infância em um sítio com seu avô e mãe, expressando desde tenra idade grande interesse e espantosa facilidade nos estudos. Em 1664, Juana conseguiu tornar-se dama de companhia na corte do Vice-rei, situada na capital da colônia. Destoante por seus amplos conhecimentos foi submetida a um exame feito por um total de 40 homens, que perguntavam-lhe uma série de questões acerca das mais variadas áreas do conhecimento: Teologia, Filosofia, Literatura…

Conseguiu responder às perguntas e ganhar uma notoriedade irregular no palácio, afinal não era de se esperar que uma dama de companhia teria tantos capitais culturais, muito menos, suceder passar em um teste tão complexo e intimidador.

(Printscreen da série Juana Inés)**

Não é de se espantar que Juana decidiu tornar-se freira, sendo mulher era impedida de ocupar espaços de poder ou dedicar-se às “atividades masculinas”, além disso, não provinha de uma família nobre, logo o respaldo financeiro lhe era inexistente. Muitas outras, com tais ambições, optaram por esse caminho para poderem dedicar-se ao mundo dos estudos. O convento, entre seus múltiplos significados, atuava, também, como lugar possível para a construção de saberes e fuga da vida matrimonial. Lá, tornou-se Sor Juana e  pôde empenhar-se na produção de grandes obras. Um de seus primeiros livros foi publicado na Espanha em 1689.

Sor Juana conquistou amizades de figuras prestigiadas como a vice-rainha, fato que facilitou suas publicações de variadas temáticas, consideradas um tanto polêmicas e não tão sacras para uma freira. Seus livros tiveram repercussão mundial e até hoje fomentam críticas e análises de múltiplos estudiosos, destaque ao escritor mexicano Octavio Paz em sua obra Sor Juana Inés de la Cruz ou As armadilhas da fé.

Por fim, caso seja do interesse da leitora ou leitor, recomendo abaixo alguns sites que dialogam com a existência e produções de Juana, além da recente série da Netflix, produzida em homenagem a esta ilustre precursora da escrita feminina latina.

Fonte: Imagem de internet

 

Referências:

1- MAGANA GCANTON, Isaac. Francisco Ramírez Santacruz. Sor Juana Inés de la Cruz. La resistencia del deseo. Madrid: Cátedra, 2019. Lit. mex,  México ,  v. 31, n. 1, p. 243-248,  jun.  2020 .   Disponible en <http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0188-25462020000100243&lng=es&nrm=iso>. accedido en  04  marzo  2021.  Epub 17-Ago-2020.  https://doi.org/10.19130/iifl.litmex.31.1.2020.1198.

2-  ARACIL, BEATRIZ. WHEN OCTAVIO PAZ READ SOR JUANA: THE TRAPS OF FAITH AND ITS ANSWERS. Atenea (Concepc.),  Concepción ,  n. 513, p. 13-33,  July  2016 .   Available from <https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-04622016000100002&lng=en&nrm=iso>. access on  04  Mar.  2021.  http://dx.doi.org/10.4067/S0718-04622016000100002.

 

*Segundo Paz (1995 apud ARACIL, 2016, p.14)

**Foto DescriçãoPrintscreen da série da netflix “Juana Inés”, ao centro olhando para cima está Juana com uma grossa e grande coroa de flores em tons rosa, branco e amarelo. Por baixo dessa coroa, a personagem veste uma túnica e uma touca branca que contorna seu rosto e tapa todo seu busto deixando visível apenas sua face. Por cima há um véu de cor também branca, cobrindo-lhe a cabeça.

***Foto descriçãoUm retrato pintado de Sor Juan Ines de la Cruz, ao fundo há uma estante marrom escura com alguns grandes e grossos livros. Juana se posiciona a frente da estante, é de pele clara e tem as vestes de uma freira: seu cabelo é coberto por um véu preto, por baixo há uma touca branca que contorna sua face, veste também uma manta de largas mangas e por cima uma peça sem mangas preta. Ao redor de seu pescoço há um grande crucifixo que termina com uma cruz de cor castanho claro em seu ombro à direita da pintura. Em seu busto há um quadro oval de tons escuros, dentro dele uma pintura de uma mulher com manto azul ajoelhada e um homem com manto vermelho sentado num trono.

Comments

Tags: comunicaPET