Quais são as suas referências lésbicas?

09/09/2020 11:00

Sarah de Carvalho Ortega,
Bolsista PET-Letras
Letras – Espanhol

É hora de olhar para o mês que acabamos de concluir e fazer uma pergunta: Você sabia que o mês de agosto é conhecido como mês da “Visibilidade Lésbica”? Ou melhor, você está por dentro do fatídico 19 de Agosto de 1983?

Conhecido como o “Stonewall brasileiro”, o dia 19/08/1983 foi e é memória de muitas lésbicas brasileiras, graças às integrantes do GALF — Grupo de Ação Lésbica-Feminista —  que protestavam por sua proibida entrada no chamado “Ferro’s Bar” após a venda de sua revista lésbica em plena ditadura militar.

Contudo, alto lá caros leitores! O mês de agosto já passou, mas é importante que em todos os meses nos lembremos de mulheres lésbicas que têm se dedicado à luta contra a “lesbofobia”. Portanto, ainda que importante, o objetivo do texto não é focar em um relato histórico e, sim, homenagear e visibilizar mulheres lésbicas, com quatro ótimas recomendações de produtoras de conteúdos focados na vivência lésbica.

A primeira recomendação vai para a página “Lésbicas na história”. Para aqueles que possuem o interesse de (re)conhecer a história da lesbianidade, não só do Brasil, mas de muitos outros países, você estará na página certa e terá acesso a informações imprescindíveis para a existência e resistência lésbica.

Fonte: Print Screen – Imagem de arquivo pessoal*

Em segundo, recomendo a maravilhosa página de Luciene Santos, que oferece reflexões sobre a popularização do veganismo acessível e antirracista. Com receitas fantásticas e deliciosas, fará, com toda certeza, que você esteja mais consciente do que está disposto ou não a pôr em seu prato.

Fonte: Print Screen – Imagem de arquivo pessoal**

A terceira recomendação é Angélica Glória que, além de psicóloga e escritora — autora do livro Fisgadas —, possui um canal no YouTube em que fala sobre literatura e cultura lésbica de maneira leve e divertida.

Fonte: Print Screen – Imagem de arquivo pessoal ***

E, por último, mas igualmente importante, finalizo a recomendação com a página de Sophia que promove por meio de lindos designs, ilustrações e textos profundos com reflexões sobre a vivência lésbica contemporânea.

Fonte: Print Screen – Imagem de arquivo pessoal ****

Agosto já terminou, mas não a nossa luta em prol de uma sociedade mais humana e justa. Portanto, para conhecer mais sobre mulheres lésbicas e suas reivindicações, não deixe de segui-las e compartilhar conteúdo que nos leve a refletir sobre a temática.

Foto descrição: O texto apresenta quatro imagens que são prints de fotos do Instagram no modo de seleção: Superiormente um quadrado branco com a logo da página, na parte inferior os ícones de coração para dar like, balão de comentários, aviãozinho de papel para compartilhar e três pontos para maiores informações e ao fundo em fosco as fotos do perfil.

* A primeira foto tem fundo roxo e um desenho de círculo rosa, dentro dele há uma foto com fundo fosco e em foco uma mão de cor negra segurando um livro aberto ao meio. Em cima das páginas abertas está escrito em destaque: “Lendo mulheres lésbicas com lésbicas na história.”

** A segunda imagem é uma mulher sentada em uma cadeira de pernas abertas. Ela é uma mulher negra, olha para cima e veste uma bandana vermelha que cobre parte de sua testa e seu cabelo preto. Usa óculos de lentes vermelhas, está com blusa azul clara de botão e uma bermuda preta. Na altura de seus ombros leva os dizeres em branco: “Dia da visibilidade lésbica”; e, abaixo: “Por que SAPAvegana?”

*** A terceira foto tem fundo cor de goiaba e a frase de cor azul repetida quatro vezes em menores tamanhos: “Filmes lésbicos”. Na parte inferior, está escrito em letras menores “psiangelicagloria”.

**** A quarta imagem também de fundo goiaba leva um desenho ao centro de uma mulher branca, cabelo curto e liso, usa óculos redondos e brincos de bolinha azul, sua boca está pintada do mesmo azul de seus brincos. Veste um suéter azul e uma camisa branca de gola por cima. Escrito no canto esquerdo em dizeres brancos e azuis: “O que é uma lésbica?”. E no canto inferior direito em dizeres de cor branca: “Descanse no poder Sarah Hegazi”.

 

Comments

Tags: comunicaPET