Mulheres negras para se aplaudir!

24/08/2020 19:03

Nicole da Cruz Rabello,
Letras – Inglês

Dia 25 de julho! Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e CaribenhaÉ com a referência essa data tão importante, e ainda pouco valorizada pela sociedade, que inicio mais um comunicaPET. Hoje, vou apresentar algumas mulheres negras, em todas as suas cores, formas, performances e valores para mostrar que o que define uma pessoa desse gênero não são os seios ou os órgãos sexuais, mas, sim, a identidade do ser mulher.

Fonte: Site Geledés

Conhece CAROLINA MARIA DE JESUS?

Mulher, negra, pobre, favelada e escritora. Carolina nasceu em Sacramento no dia 14 de março de 1914 e morreu em São Paulo no dia 13 de fevereiro de 1977. Escreveu um diário sobre sua vida humilde de catadora de papéis, que foi publicado com o título “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada” em 1960, sua obra foi traduzida para mais de 10 línguas. Carolina é considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras.

Sabe quem é BIA FERREIRA?

Mulher, negra, lésbica e musicista. Bia começou cedo na área da música, seus pais frequentavam a igreja evangélica, estimulando-a a tocar instrumentos. Posteriormente, Bia começa a divulgar seus trabalhos autorais, sendo o seu maior sucesso a música “Cota Não É Esmola” que a lançou no meio artístico e a fez alcançar o almejado reconhecimento. Hoje em dia, Bia já tem um álbum lançado de nome “Igreja Lesbiteriana, Um Chamado”.

Já ouviu falar de MEGG RAYARA?

Mulher, negra, travesti e doutora. Megg teve uma vida difícil, porém nunca desistiu. Ela foi a primeira travesti negra a receber o título de doutora no Brasil. Sua Tese: “O diabo em forma de gente: (r)existências de gays afeminados, viados e bichas pretas na educação” é um estudo sobre si mesma e a percepção que a sociedade tem sobre o corpo negro e travesti e como isso é demonizado e tido como não-natural. Megg Rayara é resistência, não só na sociedade, mas, também, na academia.

Já encontrou com a ALDELICE?

Mulher, negra, professora de dança afro e costureira. Aldelice trabalha na região da grande Florianópolis dando aulas de dança afro e divulgando seu trabalho como estilista de moda afro. Ela também é conhecida pelo apelido “pretinha” e é fortemente engajada no movimento social.

Já acessou o PAPO DE PRETA?

Duas mulheres negras e jornalistas incríveis, se juntaram para conversar e desabafar sobre suas vivências quanto mulheres negras e suas percepções sobre assunto polêmicos relacionados ao racismo, ao empoderamento feminino, à negritude etc. Elas criaram um canal no YouTube para divulgar as suas ideias e deu muito certo, hoje elas têm mais de 159 mil inscritos e fazem palestras pelo Brasil.

Já ouviu XÊNIA FRANÇA?

Mulher negra e cantora. Xênia é baiana e começou a sua vida profissional como modelo, até que começou a cantar em bares. Depois de um tempo entrou para uma banda como cantora até que o Emicida a convidou para participar de um projeto seu chamado “Sua Mina Ouve Meu Rap Também”. Em 2017, ela lançou seu primeiro álbum solo sendo indicada ao Grammy Latino de 2018 e, também, ao Woman Music Award de 2018. Xênia foi a primeira artista negra brasileira a se apresentar no famoso canal do YouTube “COLORS”.

Conhece NDEYE FATOU?

Mulher, negra e estudante. Fatou é descendente de imigrantes senegaleses e ficou conhecida, infelizmente, após sofrer atos de racismo pelos seus colegas estudantes em uma escola particular no Rio de Janeiro. Fatou não se calou e foi até a uma rede de jornal local denunciar as agressões feitos por essas pessoas. Com o sucesso e a popularidade, hoje, cria conteúdos antirracistas além de ter um quadro em seu Instagram chamado “Quintas com Fatou” onde convida personalidades e pessoas negras famosas para conversar e discutir sobre questões raciais, racismo e negritude. Fatou recentemente saiu na capa da revista “Veja Rio” juntamente com outras mulheres negras influentes na sociedade brasileira.

Já segue a PRETA ILUSTRE?

Mulher, preta e ilustradora. Pamella faz quadrinhos no Instagram satirizando e problematizando atitudes e ações “normalizadas” por pessoas brancas de maneira leve e didática. Hoje, ela tem mais de 4 mil seguidores em seu perfil.

Sabe quem é YANNA PORCINO?

Mulher, negra e surda. Yanna tem um perfil no Instagram chamado “meussinaisexpressam”. Atualmente, o perfil dela tem mais de 2 mil seguidores e ela produz conteúdos com temáticas gerais como: aceitação do corpo, sororidade, racismo e surdez.

Espero que tenha gostado de conhecer essas mulheres negras maravilhosas.

Até a próxima!

#fotodescrição: imagem de fundo bege, à esquerda em laranja os dizeres “Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha.” E à direita em laranja uma imagem que remete a respingos de aquarela e sobre esta imagem rostos de mulheres negras.