Eu espero que você esteja bem

28/07/2020 10:38

Camila Vicentini Camargo,
Bolsista do PET-Letras
Letras – Italiano

Você deve conhecer aquele aviso que os passageiros de um voo recebem em caso de despressurização, de que máscaras cairão automaticamente e que se deve, primeiro, colocar a sua e, depois, ajudar outra pessoa. Bom… é sobre isso que eu quero falar hoje.

Nos tempos atuais, o simples ato de acordar pela manhã já é suficiente para nós percebermos que está tudo muito esquisito — de cabeça para baixo, eu diria. Tem coisas demais acontecendo e nós não damos conta. Não dá tempo de assimilar. O medo vai ganhando espaço, mas a vida continua e nós ficamos assim, imobilizados, esperando que isso passe logo e que tudo volte ao normal. Aliás, impossível dizer se as coisas realmente voltarão a ser como costumavam ser, mas esperemos que, de uma forma ou de outra, tudo seja, ao menos, mais humano.

hu·ma·no
(latim humanus, -a, -um)

adjetivo

1. Do homem ou a ele relativo.
  2. Que mostra sentimentos de compaixão, benevolência ou solidariedade. = BENÉVOLO, BENFAZEJO, BONDOSO, COMPASSIVO, COMPREENSIVO.

Nesse cenário, existem muitas pessoas precisando de ajuda e nós temos como ajudar, e daqui a pouco eu conto como. Antes, eu queria que você tirasse um tempinho para pensar em você e naquilo que pode lhe ajudar, afinal, não é fácil estar ou querer estar o tempo todo aberto(a) e disponível para o outro e esquecer que nós também precisamos estar bem. Com isso, não quero propor extensas e complexas práticas de reconexão e autoconhecimento, mas apenas oferecer algumas ferramentas que podem ser legais num momento como esse, que pede uma pausa.

Vamos lá.

• Há um grupo de psicólogas realizando atendimentos gratuitos para pessoas envolvidas com a Covid-19, ou seja, pacientes em isolamento, pacientes com Covid-19, equipe médica e de enfermagem, e familiares de pacientes com Covid-19. Portanto, se você faz parte ou conhece alguém que faça parte desse grupo e que esteja precisando de apoio emocional e/ou psicológico, fica a dica.
  • Sobre fazer uma pausa e tirar um tempo para respirar, recomendo a matéria que a nossa colega Ana Gabriela, daqui do PET-Letras, escreveu ensinando algumas respirações comuns em práticas de yoga, que podem lhe ajudar a, de fato, respirar com mais consciência e, assim, a conseguir encarar tudo com mais calma.
  • Você que está sozinho(a) e, sobretudo, se sente solitário(a), talvez se interesse pela ideia de passar um minuto conectado(a) por vídeo com alguém, sem dizer nem fazer nada, só estar ali, partilhando o tempo com o outro. Você pode fazer videochamadas com pessoas que já conhece, certamente, mas o espaço Human permite tal experiência com pessoas do mundo todo, e saber que do outro lado há outras pessoas sozinhas querendo estar ali com você, pode ajudar a levar o sentimento de solidão para longe. Faça uma tentativa!
  • Organizar os pensamentos e compartilhá-los com alguém é uma tarefa importante que pode servir para que nos sintamos mais leves, não é mesmo? Mas já pensou em escrever algo apenas para você? Qual foi a última vez que você colocou no papel aquilo que sente? No espaço FutureMe, você pode escrever uma carta para o futuro, pode programar o envio de um e-mail para a data que você escolher, para o endereço de e-mail que você quiser, com a diferença de que você não terá mais acesso ao que escreveu até a data programada. Imagine, daqui a uns anos, você lendo suas palavras de anos atrás, numa realidade já diferente da que vivemos hoje. Que tal?
  • Por fim, um pouquinho de arte não faz mal a ninguém, você concorda? E, como estamos em casa, esperando por tempos melhores, uma visita virtual a um museu não parece uma má ideia. Aqui, você encontra mais de 30 museus e exposições brasileiras para se perder navegando pela história e pela tecnologia. Vale a pena conferir!

Poesia escrita pelo cantor, compositor e escritor Castello Branco, em seu livro intitulado Simpatia.

Espero que essas dicas possam lhe ajudar de alguma forma. Entendo que as realidades em que nos encontramos podem ser muito diferentes e que cada pessoa vai encontrar o seu jeitinho de passar por isso tudo. Em meio a esse desgoverno, somos nós por nós. Precisamos estar presentes e atentos a nós todos, todas e todes.

Pensando, agora, no que está ao nosso alcance para ajudar os outros, eu gostaria de deixar um arquivo organizados pela artista e produtora Diana Salu, em que você encontrará links para diversos institutos, projetos e campanhas que estão apoiando a população trans e LGBQIA+, população negra, povos indígenas e, também, que estão arrecadando doações para o combate ao coronavírus. Se não puder doar, compartilhe. Juntos podemos fazer muita coisa! E se puder, fique em casa. Tudo vai melhorar.

Referências:

“humano”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/humano [consultado em 21-06-2020].

Simpatia, 2016, Castello Branco.

* Descrição da imagem: Na foto, uma página de folha bege claro, com escritos em preto. No canto superior esquerdo, levemente desfocado, temos o número 19 seguido de um ponto. Ao centro, a seguinte poesia: “Juntos, mas sós, cuidamos de nós, para cuidarmos de outros após.”