Já se Perguntou Sobre a Sua Existência?

23/06/2020 19:13

Andreia Gomes Araújo,
Bolsista PET-Letras
Letras – Português

Você já deve ter feito algumas perguntas, tais como: Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Há um Deus ou vários deuses? Se sim, com o que se pareceria(m)? Será que essa aparência tem alguma semelhança com aquelas criadas pelo homem, as quais podem ser facilmente encontradas em templos, igrejas, santuários, terreiros etc. de diversas religiões e credos? Na verdade, quem nunca se questionou sobre os mistérios que nos cercam, não é mesmo?

Fonte: Foto de Deborah Ory/Ken Browar (https://portaldocurta.wordpress.com/)*

Entretanto, podemos encontrar muitos que imaginam que esse tipo de questionamento não passa de um conjunto de perguntas inúteis que não nos levam a nada. Pode até ser que tenham alguma razão, mas como saberemos se essas perguntas não são de fato importantes? E qual seria a motivação para deixarmos de fazê-las? Entendo que essas perguntas nos possibilitam pensar sobre a nossa existência e, inclusive, a dar sentidos a ela.

A compreensão de nossa existência é algo que nos instiga. Perguntar-se sobre sua realidade, sobre si mesmo, é uma forma de estar no mundo, é um modo de buscar motivações e possibilidades para o viver. É por meio de perguntas que iniciamos nossas buscas e reflexões em direção a descoberta diária do novo. É nessa constante procura que as coisas começam a se encaixar; é que as peças vão formando o quebra-cabeça de nossa vida.

Curiosamente, tenho buscado informações sobre a realidade na física quântica, já que a religião que eu conhecia não me deu as respostas que eu queria. Agora, estou explorando outras possibilidades de explicação e compreensão da realidade e sinto que estou no caminho certo. Existe um livro, cujo título é “O universo autoconsciente”, do físico quântico Amit Goswami (referência mundial em estudos que buscam conciliar ciência e espiritualidade), que pode até ser visto por alguns como mero livro de autoajuda, mas, que tem o propósito de apresentar algumas descobertas da física quântica em relação à compreensão da realidade e às crenças das quais, muitas vezes, fazemos parte. Sugiro a leitura, pois vale muito a pena.

Fonte: Site sincronicidade mágica: você é o que  sincroniza**

Além de compartilhar essas descobertas da física quântica, Goswami menciona a religião, dizendo que “[…] em todas as grandes religiões existem tendências dualistas. Na maioria delas, ocorre o endeusamento de um dado mestre ou a promulgação de um dado sistema de ensinamentos ou crenças. No cômputo final, estes têm que ser transcendidos. Dessa maneira, no estágio final de desenvolvimento, o esquema idealista deve transcender todas as religiões, credos, sistemas de crenças, e mestres” (1998, p. 310). Interessante a visão que ele apresenta, não é mesmo? Então, se ficou curioso indico que o leia, pois não vou dar spoiler.

Por fim, há um documentário também muito interessante, do qual, inclusive, o Amit participa como entrevistado: “Quem somos nós”. Como são feitas muitas críticas a esse documentário, ele se torna ainda mais interessante. O documentário mexe com certas estruturas tradicionais do sistema social e, por sua vez, vai de encontro a muitas crenças que nos foram socialmente ensinadas. Então, se você já se fez e ainda se faz muitas perguntas sobre o que é e como funciona nossa realidade e, consequentemente, está em sua busca por respostas, deixo essas duas boas sugestões: o livro “O universo autoconsciente” e o documentário “Quem somos nós”.

Referência:

GOSWAMI, Amit; REED Richard E.; GOSWAMI, Maggie. O universo Autoconsciente: como a consciência cria o mundo material. Tradução de Ruy Jungmann. 2. ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1998.

*fotodescrição: Na imagem um homem suspenso no ar em posição frontal, sua cabeça está levemente inclinada para a sua esquerda, assim com sua mão esquerda (como se estivesse dando a mão para alguém), está com semblante de paz e olhos fechados. O homem, branco de cabelos lisos e escuros, veste uma cueca tipo boxer branca. Sua musculatura é sarada.  A imagem está em preto e branco.

**fotodescrição: É uma imagem do livro “O universo autoconsciente”, a cor predominante é azul marinho, bem escuro, quase preto. Na parte superior, mais para esquerda, uma cabeça, que mostra mais o rosto (virada para baixo) de um humano, não dá para saber se é homem ou mulher, apesar de se aproximar da imagem de um homem. Não dá para saber direito porque onde seria o cabelo tem flechas de luz. Este rosto está em cor branca luminosa que transcende a cabeça. O livro está levemente inclinado para sua direita. Na parte inferior esquerda, de cima para baixo, está escrito: “O universo autoconsciente: como a consciência cria o mundo material”, depois estão os nomes dos autores: “Amit Goswami (autor do best seller a física da alma) com Richard E. Reed e Maggie Goswami”. Na lateral de baixo para cima temos o símbolo da editora e o título “Universo autoconsciente” e o nome do físico Amit Goswami.

Comments

Tags: comunicaPET