Pranayamas: O que são? Para que servem?

16/06/2020 16:59

Ana Gabriela Dutra Santos,
Bolsista de Acessibilidade
Letras – Libras

Os pranayamas são respirações conscientes e controladas feitas durante as práticas de yoga. Eles podem ser realizados em todos os momentos do dia. Pranayama deriva de duas outras palavras de origem sânscrita, prana que significa energia vital e yama que significa controle. A respiração, quando feita de forma adequada, nos auxilia a aquietar a mente, a equilibrar nossas emoções, a manter o corpo e organismo saudáveis, entre outras vantagens. Assim, os pranayamas são exercícios respiratórios capazes de trazer diversos benefícios.

Vejamos três pranayamas diferentes para que você possa fazer no seu dia a dia:

1- Chaturánga Pranayama (Respiração Quadrada) – Vídeo disponível, clique aqui!

Este pranayama auxilia no controle da mente, pois ele acalma a respiração e permite que as etapas da respiração tenham efeito no corpo (inspiração, retenção com pulmões cheios, expiração e retenção com pulmões vazios). Assim, este pranayama auxilia no autocontrole, equilíbrio emocional, estabilidade, entre outros, permitindo que você se sinta mais tranquilo/a.

  • Inspire durante quatro (04) segundos;
  • Retenha os pulmões cheios por quatro (04) segundos;
  • Expire durante quatro (04) segundos;
  • Retenha os pulmões vazios por quatro (04) segundos.

Observação: O tempo pode ser alterado conforme você se sinta confortável, pode passar para cinco (05) segundos, seis (06) segundos ou mesmo três (03) segundos. O importante é que todas as etapas da respiração tenham a mesma duração.

2- Maha Pranayama ou Prana Kriya (Respiração Completa) – Vídeo disponível, clique aqui!

Esta respiração é bastante usada nas práticas de yoga, pois ela permite que os pulmões recebam o máximo de ar possível, fazendo com que o ar entre e saia em sua completude, utilizando-se a caixa torácica como um todo. Além disso, esta respiração pode acalmar o sistema nervoso central, sendo bastante recomendado para pessoas com hipertensão e com problemas cardíacos, pois trabalha com os músculos, articulações do aparelho respiratório, cartilagens e sistemas circulatório e digestório.

  • Inspire levando o ar primeiramente para o abdômen, expandindo-o, e, após isso, permita que o ar chegue até o início do tórax, afastando suas costelas, e, em seguida, preencha a parte superior do tórax.
  • Expire, soltando primeiro o ar da parte superior do tórax, e, após isso, solte o ar da parte inferior do tórax e, em seguida, o do abdômen, fazendo os movimentos inversos da inspiração.

Observação: Você pode colocar as mãos sobre o abdômen para senti-lo se expandir, bem como sobre as costelas para as sentir se afastando e, por fim, sobre a parte superior do tórax (peito) sentindo-o se expandir (a expansão da parte superior é suave, pouco perceptível).

3- Eka Surya Bedha Pranayama (Respiração apenas pela Narina Solar) – Vídeo disponível, clique aqui!

Este pranayama pode aumentar a energia corporal, acordar a mente e aquecer o corpo. Excelente para praticar pela manhã ou antes dos estudos e trabalho, pois ajuda a despertar. Assim, este pranayama é uma ótima dica para quem está devagar ou com preguiça de fazer suas atividades. Não é muito indicado para se praticar a noite, mas, se o fizer, tenha consciência de que, possivelmente, ficará mais desperto.

  • Com a mão em Chin Mudrá (o mudrá da foto) feche a narina esquerda;
  • Inspire e expire pela narina direita, pode acrescentar retenções durante a respiração.

Fonte: Arquivo Pessoal. Ana Gabriela em postura do Yoga*

Espero que façam esses pranayamas e sintam os benefícios que eles podem trazer. É importante lembrar que existem diversos pranayamas, não apenas esses três. Se sentirem interesse e quiserem aprender mais sobre estas respirações, sugiro que procurem um/a professor/a de yoga e que peçam a ele/a que lhes ensine e explique sobre outros pranayamas.

Namastê!

Fotodescrição: Ana Gabriela está sentada sobre um tapetinho azul. Ela está de calça legging cinza e blusa de frio de cor salmão claro. Ela está sentada com as pernas flexionadas de forma que a sola do pé esquerdo encosta em sua coxa direita e a perna direita está na frente da perna esquerda. Seu cabelo está solto sobre seus ombros. Seus olhos estão fechados e ela está com sua mão esquerda apoiada no joelho esquerdo e sua mão direita em Chin Mudrá (dedos polegar e indicador com as pontas unidas formando um círculo e dedos mínimo, anelar e médio estendidos) em que o dorso dos dedos médio, anelar e mínimo pressionam a narina esquerda, fechando-a. Atrás de Ana Gabriela há um sofá nas cores marrom escuro e claro e ao fundo uma cortina branca.

Comments

Tags: comunicaPET