Memorial virtual conta histórias de vítimas da Covid-19 no Brasil

25/05/2020 15:52

Moara Zambonim,
Bolsista PET-Letras
Letras – Português

O Brasil já ultrapassa a marca de 22 mil vítimas do novo coronavírus (SARS-CoV-2) na pandemia que já é uma das maiores crises sanitárias da história do país. Pensando em transformar a frieza das estatísticas e sensibilizar a população diante dos números, o projeto Inumeráveis tem reunido as histórias de centenas de brasileiros que perderam suas vidas em decorrência do vírus. O projeto também possui um perfil no Instagram: @inumeraveismemorial.

Fonte: imagem disponível no Instagram do Projeto*

No site do memorial, os nomes são exibidos em ordem alfabética, acompanhados da idade e de uma breve mensagem sobre cada uma das vítimas. Ao serem clicados, os nomes se tornam biografias, em geral curtas e leves, mas que buscam preservar um retrato íntimo e sensível dos homenageados:

Adonias Antunes Zebral, de 82 anos, era de

poucas palavras, mas muitos sorrisos”.

Erika Regina Leandro dos Santos, de 39 anos, era a

melhor amiga de infância de qualquer um em cinco minutos”.

O projeto atraiu mais de 60 mil seguidores nas redes sociais e já contou centenas de histórias, desde que foi lançado pelo artista visual Edson Pavoni no final do mês de abril, em colaboração com um grupo de jornalistas e outros artistas.

Para o trabalho ser feito, o memorial busca revisores e redatores voluntários que possam trabalhar com os relatos enviados por familiares das vítimas. Há também espaço para colaborar com checagem ou com pesquisa. Nesse último caso, o projeto incentiva que os voluntários localizem histórias, realizem entrevistas e, se houver consentimento, conte-as com “sensibilidade e delicadeza”.

Não há quem goste de ser número, gente merece existir em prosa”, resume Pavoni, idealizador do projeto, em post publicado no Instagram em 29 de abril.

Fonte: Arquivo pessoal. Moara em seu espaço de estudos**

Saiba mais sobre o projeto, clique aqui!

Se gostou da iniciativa e quer contribuir, seja voluntário. Clique aqui e se informe.

Ah, você também pode homenagear uma vítima da COVID-19 adicionando uma história. Para saber como, clique aqui.

* Fotodescrição: imagem com fundo cinza claro. Na lateral esquerda há um raminho de folhas finas e pontiagudas. Ao centro, escrito em preto, em letras maiores e em quatro linhas: “Não vamos / deixar nenhuma / história virar / número”, seguido de: “Ajude a construir o Memorial das / vítimas do coronavírus no Brasil.”, em letras menores e em duas linhas.

** Fotodescrição: Moara está sentada em uma mesa de vidro redonda com um computador preto à sua frente e um caderno aberto à sua esquerda. O caderno está escrito nas duas páginas e tem uma caneta-bic azul em sua lombada. Ela está de vestido cinza claro, com mangas de comprimento médio, usa óculos rosa e tem uma mão apoiando o queixo, pode-se ver que tem as unhas pintadas de vermelho. Ao fundo, uma porta de madeira escura.

Comments

Tags: comunicaPET