Um canto pela Latino-América: música e resistência

22/05/2020 12:24

Sarah Ortega,
Bolsista PET-Letras
Letras – Espanhol

Apesar da proximidade geográfica, pouco sabemos sobre os países que compõe a América Latina. Considerando essa realidade, este texto não intenta apresentar questões e/ou estratégias coloniais relacionadas às potências mundiais, e, sim, recomendar algumas músicas como modo de se aproximar à língua e à cultura desses vizinhos, muitas vezes, misteriosos para nós e, deste modo, proporcionar a oportunidade de compartilharmos, por meio da música, alguns conhecimentos sobre eles.

Começo, pela América do Sul, com a banda Perotá Chingó, formada por músicos da Argentina, do Uruguai e do Brasil. Músicas gostosas de ouvir, tais como “Oh Mamãe”, o clássico “Ríe Chinito” e, para arrepiar com a força vocal das cantoras, “Reverdecer”.

Fonte: Montagem feita por Sarah Ortega, a partir de fotografias disponíveis na internet *

Não poderia deixar de mencionar Violeta Parra, uma mulher chilena com músicas que mostravam a beleza da arte camponesa e do folclore chileno com suas letras belíssimas de cunho social e político. Experimente ouvir “Volver a los 17” na voz de Mercedes Sosa, mulher argentina e com a voz incrível, que gravou duetos com Milton Nascimento, assim como com Chico Buarque, Daniela Mercury e alguns outros cantores que, nós brasileiros, nos orgulhamos em ter. Ademais, outra cantora que conquista corações com músicas que exaltam a cultura mexicana é Natalia Lafourcade, inclusive em seu recente álbum: Musas.

Por fim, não poderia faltar a voz do México, único país da América do Norte que também faz parte da Latino América, a cantora que revolucionou a ranchera mexicana: Chavela Vargas. Rompendo com a realidade tradicional de sua época, usava roupas ditas como masculinas e aos 81 anos se assumiu como lésbica na TV mexicana. Com certeza ela irá revolucionar os seus ouvidos com suas músicas, como, por exemplo, “Paloma Negra”.

Vale destacar que estas foram algumas cantoras que cantaram em prol da identidade de seus países, de sua vida e cultura. Suas músicas belíssimas nos permitem conhecer muito sobre a Latino América. Portanto, a última recomendação que deixo para você, nosso leitor, é:

se permita ouvir a América Latina na voz de seu povo
e desfrute dessa cultura única e tão rica.

* fotodescrição: A imagem é uma colagem de cinco fotografias, em preto e branco, de mulheres. No lado esquerdo superior está Violeta Parra segurando um violão. Ela usa um lenço sobre a cabeça e uma regata por cima de uma camisa. No lado direito superior encontra-se Mercedes Sosa de mãos segurando-se uma a outra e próximas ao seu rosto. Ela tem cabelo preto e comprido e usa uma blusa de manga longa. No lado direito inferior, numa foto mais alongada que as demais, há Chavela Vargas sorrindo com a boca aberta, deitada em um gramado e vestindo um terno com uma flor pregada nele. Ao centro, no lado esquerdo, há a foto de Julia Ortiz com Dolores Aguirre encostada na sua face direita com um traço desenhado no buço, simulando um bigode, e, por fim, ao canto esquerdo inferior há Natalia Lafourcade olhando para cima. Ela possui cabelo curto e liso, usa um brinco de argola e veste uma camisa branca.

Comments

Tags: comunicaPET