Você sabia que a Libras faz parte do dia a dia do PET-Letras?

04/05/2020 23:14

Com a entrada do petiano Daniel Guilherme Gonçalves do Curso de Graduação em Letras Libras, licenciatura, no PET-Letras em 13 de junho de 2018, a Libras começou a fazer parte do cotidiano de nosso Programa de Educação Tutorial. Conheça um pouco do PET-Letras nessa apresentação em Libras feita pelo nosso petiano.

(Abaixo você pode ler em Português o que está sendo sinalizado em Libras nesse vídeo*)

Vale registrar aqui um pouco da história da Libras no PET-Letras. Após o ingresso do Daniel, surdo sinalizante de Libras, no segundo semestre de 2018, contamos com a Coordenadoria de Intérpretes da UFSC, assim como com o apoio de nossa petiana Ana Paula Tomaz Cardoso, que por saber Libras viabilizou vários momentos de interação com o Daniel. Atualmente, Ana Paula é egressa do PET-Letras, pois está cursando o mestrado em Linguística no Programa de Pós-Graduação em Linguística, PPGL-UFSC, sob a orientação da profa. Dra. Ronice Müller de Quadros.

Durante o ano de 2019, contamos com dois bolsistas de estágio não obrigatório que atuaram como intérpretes-em-formação no PET-Letras, isso foi possível devido a duas vagas disponibilizadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Estágio – PIBE 2019 (Edital nº 10/PROGRAD/2018) como bolsas para promoção de acessibilidade educacional. Assim, os estudantes do curso de Letras Libras, bacharelado, Ana Gabriela Dutra Santos e Anderson Rodrigues Alves estagiaram como intérpretes de Libras-Português sob a supervisão do prof. Dr. Carlos Rodrigues.

Com a atuação dos estagiários foi possível tornar as atividades do PET-Letras acessíveis em Libras e, deste modo, viabilizar a participação de surdos da comunidade acadêmica da UFSC nos cursos, aulas públicas, reuniões, discussões e eventos promovidos pelo PET-Letras durante o ano de 2019. Agora em 2020, das duas bolsas solicitadas para promoção de acessibilidade educacional no Programa Institucional de Bolsas de Estágio – PIBE 2020 (Edital nº 015/PROGRAD/2019), a Coordenadoria de Acessibilidade Educacional (CAE-UFSC) liberou apenas uma. Assim, apenas a Ana Gabriela Dutra Santos continua estagiando no PET-Letras. Devido a isso, a acessibilidade em Libras de todas as atividades do PET-Letras está comprometida.

Diante desse comprometimento, estamos fazendo todo o possível para que possamos manter o nosso compromisso com a acessibilidade comunicacional no PET-Letras, contando com o apoio de alguns intérpretes voluntários e exigindo que a Coordenadoria de Acessibilidade Educacional (CAE-UFSC) e a Coordenadoria de Intérpretes assumam sua responsabilidade pela promoção da acessibilidade para surdos na UFSC e, por sua vez, no âmbito do Programa de Educação Tutorial, já que temos apenas um estagiário como intérprete-em-formação.

Saiba mais sobre a Libras e os cursos de Letras Libras da UFSC: https://libras.ufsc.br/

* PET-Letras, esse é o sinal. Mas o que é? O PET-Letras foi criado em 1992, no âmbito dos cursos de Letras da UFSC. Ele se orienta pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão para contribuir com a qualidade da formação acadêmica; incentivar a introdução de novas práticas acadêmicas na graduação; estimular uma formação consciente, crítica e qualificada; difundir práticas e ações afirmativas em prol da equidade e da inclusão social; expandir a educação tutorial como uma prática de formação dentro na UFSC. Vejamos como o PET-Letras está estruturado. As ações do PET-Letras realizam-se por cinco projetos, a saber: (i) PET-Idiomas: cursos de línguas e cursos de formação, por meio do qual são oferecidos cursos gratuitamente àqueles que querem participar; (ii) PET-Mídias: informação e comunicação, com a gestão das redes sociais do PET na divulgação de eventos e demais informações, zelando pela acessibilidade; (iii) PET-Gestão: tutoria e cooperação, que atua no planejamento e organização das atividades do PET, estimulando o contato entre os/as petianos/as e o tutor; (iv) PET-Eventos: planejamento e organização, que tem o objetivo de promover eventos e também apoiar eventos; e (v) PET-Grupos: interação e estudo, no qual temos os grupos para contato e interação e os grupos de estudos e pesquisa focados nas Letras e em outras áreas.

Comments

Tags: comunicaPET