Onde encontro assistência e acolhimento na UFSC?

29/03/2023 07:48

Por Franciane Ataide Rodrigues

Letras Libras

O início de semestre traz consigo uma enxurrada de informações para os recém aprovados na universidade, nesse período muitos alunos estão em processo de adaptação em uma nova cidade e também à vida universitária. Nesse sentido, é muito importante que ao entrar na universidade, o indivíduo saiba como e onde procurar acolhimento dentro da instituição.

Descrição de imagem: Pessoas andando em frente ao prédio da reitoria UFSC campus Trindade. O prédio tem a parede decorada com peças coloridas de diversas formas, na forma de um mosaico. No canto superior direito, ramos de uma árvore em frente ao prédio; no canto inferior esquerdo uma moça de roupas pretas caminha em frente ao prédio. No canto superior esquerdo vários homens também caminham pelo campus em frente a reitoria; canto inferior esquerdo, há grama verde em frente ao prédio.

Dentre as opções de acolhimento disponibilizados para os estudantes estão os:

Pró-Reitoria de Permanência e assuntos estudantis – PRAE

Dentro da PRAE existe um departamento específico que exerce a função de acolhimento estudantil: o setor de Psicologia Educacional .

O atendimento tem como foco proporcionar a permanência dos/as estudantes e é direcionado para acadêmicos da UFSC com cadastro na PRAE ou oriundos de escolas públicas

Neste setor, os atendimentos realizados não são caracterizados como psicoterapias; a abordagem é focada em dificuldades ligadas ao contexto educacional, como ambientação na Universidade, sofrimento psíquico relacionado à vida universitária, relações com colegas, docentes e demais servidores/as da UFSC, construção de uma nova rede de apoio e como escuta para entender e direcionar o estudante.

Também são realizadas ações coletivas abertas a todos/as estudantes, com prioridade para aqueles com Cadastro PRAE ou que vieram de escola pública, como por exemplo o grupo Longe de Casa: e agora?,  que é voltado a estudantes que vieram de outras cidades para estudar na UFSC e estão nas primeiras fases do curso.

Serviço de atenção psicológica – SAPSI

Todos os atendimentos oferecidos pelo setor são gratuitos. Os serviços são oferecidos à comunidade interna e externa à UFSC, desde que a pessoa possa comparecer presencialmente ao SAPSI, que fica no departamento de psicologia no centro de filosofias e ciências humanas (CFH) bloco D, 2° andar no Campus Trindade.

O acolhimento Psicológico Geral acontece de modo presencial e em sessão única, podendo ser agendado retorno caso o profissional identifique essa necessidade. É realizado pelos estagiários e extensionistas supervisionados pela equipe de Psicologia do SAPSI. Na página,  também é possível encontrar indicações de clínicas sociais incluindo atendimento psicológico em Libras:

É importante ressaltar que cada serviço possui seu prazo e forma de inscrição.  Veja abaixo as opções de atendimentos de acolhimento psicológico oferecidos pelo SAPSI:

Acolhimento Psicológico Geral

Acolhimento Psicológico ao Luto

Acolhimento Psicológico Infantil

Coordenadoria de Relações Étnicos Raciais – Coema

Em 2022, a UFSC aprovou uma política de enfretamento e a erradicação do racismo institucional e quaisquer violações aos direitos humanos implantando o atendimento individual especializado por meio do Serviço de Acolhimento a Vítimas de Violências. Os agendamentos se sãopelo e-mail seavis@contato.ufsc.br.

Coordenadoria de Diversidade Sexual e Enfrentamento da Violência de Género – CDGEN/PROAFE

A Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (PROAFE) criou a CDGEN para formalizar políticas de enfrentamento à fobia de gênero e às violências contra mulher no âmbito da UFSC; através deste setor é oferecido apoio institucional para a promoção dos direitos da população universitária de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, queer, intersexuais e demais (LGBTQIA+), além de mulheres vítimas de violências.

O departamento recebe e encaminha denúncias de discriminação por orientação sexual e identidade de gênero aos setores responsáveis, bem como o acolhimento/atendimento psicológico. O endereço e o contato são os seguintes:

• Endereço: Térreo da Reitoria 1 – Campus Reitor João David Ferreira Lima – Bairro Trindade
    Florianópolis – Santa Catarina – Brasil
  • Telefone: (48) 3721-594

Em breve, a UFSC contará com o Serviço Especializado de Atendimento às Vítimas de Violências (SEAVIs), visando oferecer uma escuta e um trabalho qualificado aos sujeitos que têm seus corpos marcados pela violência, como a LGBTQIA+ fobia.

É de extrema importância que os alunos tenham seus direitos de permanência assegurados e de fácil acesso. Portanto, não hesite em usufruir das instâncias existentes na UFSC.