19/11/2020 21:08

Entendendo que a educação de qualidade é um direito de todos, é urgente que se considerem em nossos debates sobre o assunto também os vários atravessamentos que interferem e compõe esse processo, como gênero e sexualidade, raça e etnia, etc., já que nós, professores e estudantes, somos todos parte da diversidade humana. Nessa perspectiva, a I Jornada de Educação e Diversidade do PET Letras UFSC: por uma educação anticapacitista surge da necessidade de se promover discussões que não só considerem a diversidade e as diferenças no âmbito da educação, mas também sejam constituídas, dentro das possibilidades, pelos próprios sujeitos. O grupo das pessoas com deficiência compõe uma minoria que precisa estar em constante luta, seja pelo respeito aos seus direitos e acessibilidade para suas atividades diárias, seja pelo mínimo de respeito que lhes é negado de tantas formas todos os dias.

Levando em conta que ainda são poucas  as discussões que tematizem de forma tão aberta as questões  das pessoas com deficiência e sua relação com a docência, que tanto nos toca enquanto cursos de letras, este evento será um importante canal para troca de informações relevantes e experiência entre pessoas com e sem deficiência, pesquisadores, discentes e docentes, ainda mais com seu alcance potencializado por seu formato on-line. Precisamos abrir espaços para que questões como essa sejam visibilizadas e consideradas de forma cuidadosa e responsável, contribuindo para aumentar e fortalecer esse debate dentro e fora da academia.

.

PROGRAMAÇÃO:

02 de dezembro

Palestra de abertura:
Educação e Diversidade: o que é capacitismo?

Adriana Dias
Mestre e Doutora em Antropologia Social pela UNICAMP.

03 de dezembro

Mesa redonda:
O (anti)capacitismo no âmbito universitário.

Moderador: Daniel Guilherme Gonçalves – PET-Letras UFSC

Acauã Pozzino
Graduando em Letras Espanhol (UERJ)

Saulo Wellington
Graduando em Letras Inglês (UFCG)

João Gabriel Ferreira
Egresso de Letras Libras (UFSC)

Mesa redonda:
Professores/as por uma educação anticapacitista.

Moderadora: Ana Maria Santiago – PET-Letras UFSC

Luana Tillmann
Professora no Instituto Federal Catarinense

Tarso Germany Dornelles