O PET-Letras apoia o adiamento do ENEM 2020

19/05/2020 00:16

Estamos passando por uma situação nova e desafiadora, frente à pandemia da COVID-19, e, assim como vem sendo proposto e defendido por diversas entidades estudantis e conselhos educacionais, o PET-Letras entende que o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2020) é necessário. As ações tomadas pelos municípios, pelos estados e pelo governo federal para o controle do novo corona vírus no país têm intensificado a desigualdade na preparação para o exame, tornando-o mais excludente.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um em cada quatro brasileiros não têm acesso à internet, o que corresponde a cerca de 46 milhões de pessoas sem acesso à rede mundial de computadores. Assim, as ações de ensino remoto e de educação a distância que vêm sendo adotadas como forma de manter as atividades educacionais, não atende de modo equânime à população brasileira, intensificando a desigualdade de acesso à educação. Além disso, muitas instituições educacionais públicas não dispõem de um material didático-pedagógico adequado ao aprendizado externo ao ambiente escolar, nem dispõem de professores com condições e recursos apropriados para atuar diretamente com o ensino remoto ou com a educação à distância.

Fonte: Arquivo do PET-Letras (imagens dos petianos na campanha #AdiaEnem)*

Devido à nova realidade causada pela pandemia, diversos países — como China, França e Estados Unidos — têm suspendido alguns de seus principais exames e vestibulares. Essa parece ser a atitude mais prudente e coerente nesse momento, já que além da suspensão de aulas presenciais, muitos jovens estão enfrentando questões pessoais e familiares delicadas, as quais têm comprometido ainda mais a manutenção da saúde física e mental.

Portanto, considerando que o ENEM precisa ser um meio de democratização do acesso ao ensino superior brasileiro, como PET-Letras, defendemos que, enquanto persistir a situação incerta e instável provocada pela pandemia e não houver condições mínimas de os estudantes melhor se dedicarem à preparação para o exame, o ENEM 2020 não deve ser realizado.

O PET-Letras apoia #AdiaEnem.

* fotodescrição: Imagem 1 (superior da esquerda) – Uma combinação de fotos de três petianas em uma moldura branca, onde se vê, da esquerda para a direita, as petianas: Sarah, Ananda e Ana Gabriela, sendo que na parte inferior da imagem, ao lado da foto da Ana Gabriela encontra-se a logo do PET-Letras. As petianas estão segurando cartazes com os seguintes dizeres: “PET-Letras UFSC apoia o #AdiaEnem”. No centro da moldura, na horizontal, à direita, há a seguinte frase: #AdiaEnem, em um retângulo preto com letras em cor branca.

fotodescrição: Imagem 2 (superior da direita) – Uma combinação de fotos de seis petianxs em uma moldura branca, onde se vê, da esquerda para a direita, os petianxs: Felipe, Andreia, Daniel, Luciana, Vitor e Camila, segurando cartazes com os seguintes dizeres: “PET-Letras UFSC apoia o #AdiaEnem”. No centro da moldura, na horizontal, separando três fotos na parte superior e três fotos na parte inferior, há a logo do PET-Letras, à esquerda, e a seguinte frase, à direita: #AdiaEnem, em um retângulo preto com letras em cor branca.

fotodescrição: Imagem 3 (inferior) – Uma combinação de fotos de três petianas em uma moldura branca. Duas fotos estão dispostas na parte de cima e uma abaixo. Na parte superior direita, a petiana Juliana e na parte inferior direita a petiana Moara junto a seguinte frase, na lateral direita e em vertical: #AdiaEnem em um retângulo preto com letras brancas. Na parte superior esquerda, a petiana Nicole e na inferior esquerda encontra-se a logo do PET-Letras. As petianas estão segurando cartazes com os seguintes dizeres: “PET-Letras UFSC apoia o #AdiaEnem”.

Tags: AdiaEnem