GEPET: Grupo de Estudos Políticos-Culturais Afro italianos
O PET Letras convida você, acadêmico ou não, para fazer parte do Grupo de Estudos Político-Culturais AfroItalianos.
Especialmente através do RAP, do cinema e da literatura italiana, o objetivo do grupo é levantar discussões que abordam a luta política pelo reconhecimento de cidadania dos negros na Itália através da produção artística e cultural, para que através dela entenda-se o papel da África na história da Itália.
Os encontros do grupo serão semanalmente, a terças-feiras, das 14h às 15h30, na sala do PET Letras (Sala 221 – CCE Bloco A), e estarão abertos para a comunidade em geral, graduandos e pós-graduandos.
Para participar, entre em contato através do e-mail: pet.letras@contato.ufsc.br.
Obs.: Haverá emissão de certificado aos alunos que obtiverem 75% de frequências nos encontros.
Cronograma de Trabalho:
Data dos encontros | Atividade proposta |
23/04 | Apresentação dos estudos políticos-culturais afro italiano e contextualização histórica(introdução) |
30/04 | Estudar a política da Itália na África – contexto, interesses e cenários da presença política e econômica italiana na África Subsaariana. manifesto Afro italiano de Tommy Kuti. |
07/05 | Discussão sobre racismo e políticas de supremacia branca: Ius Soli; O rap afro italiano muçulmano de Ciamocino |
14/05 | Estudar Pepe Diaw e a luta afro italiana. Entidades afro italianas, REDANI (Rede da Diáspora Africana na Itália) e o CRA – Centro de Relações com a África vinculado à Sociedade Geográfica Italiana. |
21/05 | Estudar como a Itália reage às provocações políticas do swagmusic de Bello Figo. |
28/05 | Estudar a literatura afro italiana de Pap Khouma “Noi, italiani neri” e os romances juvenis afro italianos de Antonio Dikele Distefano. |
04/06 | Estudar o cinema afro italiano de Fred Kuwornu. Encerramento. |
Organizadores: Luciano Palhano – Graduando da sétima fase de Letras-Italiano (UFSC/CCE/DLLE); Nicole da Cruz Rabello(UFSC/DLLE/PET); Felipe Mateus dos Santos (UFSC/DLLV/PET); Profº Drº Carlos Henrique Rodrigues ( UFSC/CCE/DLSB).
Comments