Projeto RedaPET – mais que gêneros textuais

Por Anna Letícia de Abreu

Voluntária PET-Letras

Letras – Português

“A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem.”

Paulo Freire

Imagem 1: Ilustração do RedaPET com fundo laranja, no centro uma forma oval em azul claro e dentro lê-se “RedaPET” em letras brancas; abaixo há um retângulo roxo e dentro lê-se “GÊNERO TEXTUAIS E REDAÇÃO”; à direita, há a ilustração de uma flor com caule verde, centro amarelo com dois olhos e um pequeno sorriso e flores vermelha; acima, a letra “A” com olhos e um sorriso e uma letra “O” com olhos e um sorriso. No canto esquerdo, dentro de um retângulo branco, lê-se “UM PROJETO PET-LETRAS UFSC” em letras na cor preta; abaixo há a ilustração da letra “Q” em amarelo com olhos e um sorriso e um pássaro vermelho acima dela; ainda abaixo, há uma letra “B” em tom verde com olhos e um sorriso, seguido da logo do PET.

A citação do mestre educador Freire foi uma das luzes para o nascimento e é a principal motivação do RedaPET, projeto feito de alunos para alunos e que teve sua aula inaugural na última terça-feira, dia 23 de maio de 2024. Esse projeto é uma iniciativa de cinco mulheres estudantes de Letras Língua Portuguesa da Universidade Federal de Santa Catarina, todas participantes do PET Letras; Anna Letícia de Abreu (voluntária), Débora Klug (bolsista), Laiara Serafim (bolsista), Luísa Wierenicz (bolsista) e Maysa Monteiro (voluntária).

Nossa história é linda! Tudo começou com debates entre Anna, Débora, Laiara e Luísa – que já integravam o PET Letras, sobre a precarização do acesso à educação no Ensino Médio e do método de ensino usado nas escolas públicas, que, algumas vezes, pouco preparam e incentivam os alunos a dar continuidade nos estudos, além dos custos altíssimos para ingressar em cursinhos pré-vestibular. Essas questões desmotivam e afastam cada vez mais  os adolescentes em relação à Universidade Pública.

Nesse meio tempo entre discussões, com o último edital lançado para novos voluntários no PET Letras, conhecemos a Maysa Monteiro! Não é possível descrevê-la sem usar o adjetivo radiante: ela chegou muito entusiasmada, espalhando alegria e com um histórico fantástico, trouxe consigo a bagagem de dois anos sendo professora no Einstein, que é um curso pré-vestibular gratuito e sem fins lucrativos, voltado para pessoas de baixa renda da região da Grande Florianópolis, com o intuito aumentar a democracia no cenário educacional brasileiro. Maysa entrou em 2022 como monitora de redação e após um semestre estava ministrando aulas de literatura; no ano seguinte, tornou-se professora de redação. Assim, unindo os extensos debates das antigas Petianas com a coragem e toda a experiência da colega nova, nasceu a vontade de criar o RedaPET.

Imagem 2: sala branca com a projeção da imagem do RedaPET; em frente, vê-se quatro mulheres com as camisetas iguais em tom preto, da esquerda para direita: Anna, cabelos cacheados pele clara, sorrindo, usando uma calça bege; ao lado, Débora, cabelos loiros pele clara, sorrindo, usando uma bermuda jeans; ao lado, Luísa, cabelos escuros e lisos amarrados em um coque, pele morena, sorrindo, usando uma calça preta; depois, Maysa, cabelos escuros pele clara, sorrindo, usando uma calça preta.

Comprometidas com a promoção do acesso da comunidade à universidade pública e a intenção de transformar o processo de aprendizagem prazeroso e acolhedor, a proposta do Projeto RedaPET é tornar o conhecimento sobre redação mais acessível, destrinchar os demais gêneros discursivo-textuais presente nos Vestibulares e criar um diálogo direto com os estudantes para torná-los proficientes no processo da escrita!

Com plano de aula até o início de dezembro, a programação terá um foco em um gênero específico por aula, passando desde as competências e dissertação no Vestibular UFSC, das leituras obrigatórias e a sua importância. Teremos cartas, crônicas, contos, manifesto. Além disso, a interpretação de texto na redação e o entendimento e planejamento da sua proposta, visando preparar os alunos para as provas da UFSC que ocorrem no meio de agosto. Seguindo o cronograma, será exposto também o processo da redação no ENEM, suas competências, eixos temáticos, construção da tese e argumentação. E vários momentos irão acontecer dinâmicas de escrita e correção de uns para os outros estarão presentes.

Imagem 3: foto tirada da sala branca com a projeção da imagem do RedaPET.

Para além da teoria em si, a proposta do projeto é ser um curso onde os alunos tenham autonomia e criatividade, se desenvolvam como leitores e escritores críticos. A missão do RedaPET é mostrar que o vestibulando é mais que um aluno sentado em uma cadeira, e sim que é um ser humano de uma sociedade ativa, cheia de ideias e problemáticas. E que na escrita, no estudo e nas instituições públicas de ensino há espaço para sonhar, analisar e expressar-se.