Da rocha, um Cristal – veio tocar na sua ferida

Por Angelo Perusso

Bolsista – PET Letras

Letras Português

Cristal Rocha, nascida em 2002, é uma rapper porto-alegrense. Cristal vem do bairro Vila Nova, na zona sul da capital gaúcha. Estudou durante toda sua vida escolar no colégio particular e católico Santa Teresa de Jesus, lugar em que se via como uma das poucas pessoas pretas entre muitas pessoas brancas. No sétimo ano do ensino fundamental, o professor de português Caetano Manenti organizou uma competição de poesia em sua turma, em que venceriam um menino e uma menina. Os vencedores? Cristal Rocha e Angelo Perusso. Neste momento Cristal mostrou toda a potência dos seus versos, armados de suas dores e armaduras, do afeto e do ódio que ela trazia dentro de si. Além disso, Cristal se apresentou, no ano de 2017, no Sopapo Poético, tradicional sarau voltado para as pessoas e a cultura negra de Porto Alegre, local em que mais uma vez mostrou toda a potência dos seus versos que sempre abordaram o combate ao racismo, o feminismo negro, a experiência de ser uma pessoa negra no sul do país, mas, sobretudo, toda a força e beleza das pessoas, da cultura e da arte produzida pelas pessoas negras.

Descrição de imagem: na imagem está Cristal, jovem negra, usando roupas em tons dourados e o cabelo em uma trança também nessa tonalidade. Na cabeça há ainda um acessório com diversos pingentes e um colar no pescoço. O fundo é amarelo.

Motivada por esses movimentos e pelo apoio de sua família, repleta de artistas negros, Cristal se lançou no mundo do Slam, se consagrando campeã gaúcha ainda no ano de 2017 e competindo no Slam BR, competição nacional que reúne todos poetas campeões dos estados brasileiros. O feito atribuiu a ela caráter de sensação, promessa, revelação da poesia e da arte marginal gaúcha. Após se afirmar como um dos grandes nomes do Slam em Porto Alegre, Cristal migrou para o rap, espaço em que ganhou grande espaço e se tornou referência para o rap gaúcho. Já no seu segundo lançamento, Cristal emplacou um hit, chamado Ashley Banks, canção em que a cantora traça um paralelo entre a série estadunidense Um Maluco no Pedaço e a sua própria vida, e que já tem mais de 1,5 milhão de views no Spotify e quase 400 mil views no clipe lançado no Youtube. Após o sucesso desse trabalho, Cristal ganhou grande notoriedade, fazendo shows em grandes palcos, como o do festival Planeta Atlântida e gravou uma música com o Djonga, grande nome do rap nacional, chamada Deus Dará .

Descrição de imagem: na imagem estão Cristal e Djonga, ambos jovens negros. Cristal está com uma camiseta das cores azul, amarelo e rosa e o cabelo preso em um rabo de cavalo, e está rimando. Djonga está sentado de lado para ela, ouvindo-a, está com blusa branca, calça verde e o cabelo curto pintado de rosa.

Em 2021, só quatro anos após seu começo na poesia, e dois anos desde seu primeiro single, Cristal lançou um EP, chamado Quartzo, em que a artista demonstrou toda a sua maturidade musical e artística. O conceito do álbum é que cada música é de certa forma guiada por um cristal, como a ametista, a turmalina, o citrino, e os quartzos verde, rosa e azul. Após esse grande lançamento, Cristal assentou seu lugar como grande nome do Rap no Rio Grande do Sul, fazendo shows no Opinião, no Rap In Cena Festival, no Festival Cena 2k22, em São Paulo, no Bar de Raiz, em Florianópolis; nos dias 01 e 02 de abril de 2023, participou do show do rapper Emicida, no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre, um dos mais importantes palcos da música porto alegrense e que recebeu poucos (se tiver recebido algum) rappers locais na história. Além destes feitos, Cristal assinou contratos de patrocínio e publicidade, com marcas como a LRG Clothing, a 99POP e o Sport Club Internacional, seu time do coração. Outros momentos marcantes na sua carreira foram, por exemplo, a palestra-poesia que fez no TedX Laçador, em Porto Alegre, além de feats com MC Luanna, Tasha e Tracie, entre outros artistas da música nacional.

Tive a honra de acompanhar de perto a maioria desses feitos, fazer primeira fila em vários shows, ouvir prévias de músicas, ir para o Slam junto com ela e posso depor que vi de perto que Cristal é uma pessoa com muita arte dentro de si, que possui um domínio especial das palavras e do ritmo, presença de palco e muito a dizer. Conheci Cristal na escola e hoje a vejo nos palcos e na TV com a mesma naturalidade com que a via na fila da cantina – talvez hoje seja até mais normal, porque a vejo ocupar os lugares que sua arte merece. Foi ela que me convenceu (com muito custo) a ir no primeiro Slam da minha vida, e foi uma grande virada de chave. A paixão pela poesia foi fundamental para que eu saísse de vários buracos e pudesse alçar minha voz no mundo e ela é diretamente responsável por isso. Em algum nível, Cristal pode ser o motivo de eu estar aqui hoje.

Recentemente, Cristal lançou o single Kawo, confira aqui.

Texto adaptado de uma atividade produzida na disciplina Estudos Afro-Brasileiros, ministrada pela professora Alexandra Alencar, no semestre 23.1. O texto original integra o acervo do projeto de pesquisa e extensão Ebó Epistêmico.

Bibliografia

CONHEÇA Cristal, rapper gaúcha que já gravou com Djonga e lança seu primeiro EP, 2021, Jornal Zero Hora. Disponível aqui.