Genshin Impact: da diversão ao conhecimento

24/04/2023 08:51

Por Izabel Bayerl Bonatto

Letras-Português

Bolsista PET – Letras

Genshin Impact, lançado em setembro de 2020 pela empresa chinesa miHoYo, também conhecida por HoYoverse fora da China, é o mais novo jogo de RPG eletrônico de ação e aventura disponível para PlayStation 4, Windows, Android e IOS. O jogo em si é muito elogiado por causa de sua qualidade gráfica, das histórias de aventuras envolventes e da jogabilidade interativa.

Quando iniciado, o jogador deve escolher entre os gêmeos Aether ou Lumine para ser seu personagem principal, denominado então ‘viajante’, e que tem como companheira de viagem a Paimon enquanto exploram o mundo aberto de Teyvat. Ao longo do jogo, o jogador explora as sete nações que dividem Teyvat, governadas cada uma por um arconte elementar, lutando contra inimigos diversos e mistérios do mundo, a fim de descobrir o paradeiro de seu familiar depois de serem separados por uma deusa desconhecida.

Descrição da imagem: o fundo da imagem é o chão em detalhes de pedra; no canto superior esquerdo, está o nome do jogo “Genshin Impact”. No centro da imagem aparecem os dois irmãos gêmeos do jogo: do lado esquerdo está Aether, que possui cabelos dourados e veste uma roupa em tom de marrom e preto com adornos brancos e dourados; do lado direito está Lumine; ela também possui cabelos dourados, mas num tom mais claro, e veste um vestido branco com adornos em azul claro e dourado.

Como dito por Bloomfield (2022, p.50-51):

[…] dentre as muitas atividades a serem realizadas no jogo, o uso da matemática é indispensável devido a diversos fatores: elaboração de builds para fortificar os personagens, requisitando análises dos dados do personagem, as porcentagens de  artefatos, gestão de recursos, puzzles que desafiam os conhecimentos da área matemática do jogador pois o uso (e o conhecimento) de cálculos é necessário se quiser receber as recompensas de forma rápida.

O jogo ainda possui a possibilidade de controlar vários personagens, cada um com habilidades e elementos elementares únicos, que podem ser combinados em equipes para enfrentar os desafios que surgem no caminho. Além disso, o jogo apresenta um sistema de evolução de personagens, pelo qual o jogador pode melhorar as habilidades e equipamentos dos personagens para torná-los mais fortes e eficazes em batalha.

Nesse mundo mágico, existem as “visões elementais”, ou seja, sete elementos: Anemo (ar), Geo (terra), Electro (eletricidade), Dendro (planta), Cryo (gelo), Pyro (fogo) e Hydro (água). Cada um possui um símbolo específico e uma nação que o representa. Apesar de não ter uma visão elementar, o viajante pode controlar os múltiplos elementos do jogo, podendo ser utilizado apenas um por vez. Além disso, no mundo de Teyvat existem outros personagens que possuem uma dessas visões.

Outro aspecto importante são as combinações e reações físicas possíveis de serem feitas entre os elementos presentes no jogo: “Os elementos são utilizados para interagir com o cenário e também como poderes de ataque em lutas provocando reações físicas entre eles, as denominadas ‘reações elementais’, produzem diferentes efeitos nos inimigos e no ambiente do jogo. Essas reações ocorrem sempre entre dois elementos distintos e as nomeações delas são baseadas em conceitos físicos reais” (SILVA, 2022, p.20).

Um exemplo seria a combinação de Pyro (fogo) e Electro (eletricidade) que, quando combinadas, formam a reação física de sobrecarga, ou ainda Hydro (água) e Cryo (gelo) que ativam juntos a reação de congelamento, entre diversos outros.

Portanto, nota-se que em Genshin Impact, além da jogabilidade, ainda é possível notar-se a necessidade de conhecimentos básicos de matemática e física em diversos momentos ao longo do jogo. Vale ressaltar ainda que nem todas as nações estão disponíveis em Teyvat, apenas Mondstadt (anemo), Liyue (geo), Inazuma (electro) e Sumero (dendro) são jogáveis até o momento – as outras ainda estão em desenvolvimento e sem previsão de serem lançadas: Fontaine (hydro), Natlan (pyro) e Snezhnaya (cryo).

.

REFERÊNCIAS

BLOOMFIELD, Fernanda Cristina Teixeira. Level up: estudo exploratório sobre jogos digitais não educativos como fonte de desenvolvimento da informação e do conhecimento. 2022. p. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) – Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https://pantheon.ufrj.br/handle/11422/16900.

SILVA, Arianne Dechen. Jogos e o ensino de física: possibilidades do uso do role playing game (rpg) computatorizado como recurso didático. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/238905.