DE FÉRIAS COM O PET | Rolês para aproveitar o que Floripa tem de melhor antes do fim das férias

09/02/2023 14:33

Por Sofia Quarezemin

Letras – Português

Bolsista PET-Letras UFSC

Com a rotina corrida da faculdade, às vezes até esquecemos que moramos em uma ilha com tantas belezas naturais, né? Conhecer os cantos dessa cidade é uma aventura que vale muito a pena e pra quem chegou há pouco tempo é até difícil saber por onde começar. Nesse “De férias com o PET”, quero compartilhar meus rolês preferidos (até agora) pelo leste da ilha.

Para quem prefere água doce, a cachoeira da Costa da Lagoa é um excelente destino, porque é possível acessar por trilha ou ainda fazer um passeio de barco. O acesso para a trilha da Costa da Lagoa fica no bairro Canto dos Araçás, pertinho do centrinho da Lagoa da Conceição. A trilha dura em média duas horas com um trajeto bastante tranquilo, passando pela natureza exuberante e por algumas construções antigas, que datam da época da colonização. É realmente muito interessante conhecer a história da cidade e ao mesmo tempo ter esse contato com a natureza. Ao final da caminhada, a cachoeira proporciona descanso em águas calmas e tipicamente fresquinhas.

Uma outra opção para acessar a cachoeira é de barco, que também vale muito a pena por ser um passeio com lindas vistas da Lagoa da Conceição, com o valor da passagem a R$12,50. O passeio tem duração de 40 minutos e o ponto de embarque fica na região central da Lagoa, na Avenida das Rendeiras. Para acessar a cachoeira basta desembarcar no ponto 16, onde você também pode aproveitar os restaurantes na beira da lagoa e conhecer os artesanatos produzidos na região. Dalí, é só uma breve caminhada de 10 minutos até o destino final.

Descrição de imagem: A fotografia é feita de dentro de um barco de madeira, o que se pode perceber porque aparece a entrada e as janelas do barco, além de uma boia de cor laranja. Pode-se ver uma paisagem da lagoa em dia ensolarado, a água em tom esverdeado e com muitas árvores, além do céu azul e sem nuvens.

 

Se você prefere o mar, uma opção surpreendente é a Trilha do Gravatá, cujo destino é a Praia do Gravatá. O acesso para a trilha fica no morro da Praia Mole, onde é possível chegar de ônibus. O percurso tem duração média de uma hora e possui trechos um pouco mais intensos de subidas e descidas, com três mirantes em diferentes pontos do caminho. Lá do alto, é possível ver a extensão da Praia Mole e da Praia da Galheta, além, é claro, da Praia do Gravatá, e a melhor parte é se deparar com o infinito oceano que se mistura com o céu no horizonte. Ah, e também dá para acampar em um dos mirantes!

Por fim, a chegada à paradisíaca Praia do Gravatá é a recompensa perfeita para quem gosta de passar um tempo junto à natureza com tranquilidade e com a beleza típica que as praias de Floripa sempre esbanjam.

E aí, que tal aproveitar o último mês de descanso para conhecer mais um pouco da ilha? Não se esqueça que para rolês como esses, é sempre aconselhado levar protetor solar, repelente, algum lanchinho e bastante água! Em especial na Praia do Gravatá, que não possui nenhum tipo de comércio.

 

Descrição de imagem: vista ampla da paisagem em um dos mirantes da trilha. Na imagem, é possível ver uma parte mais próxima com grama e árvores. Mais distante, há uma grande formação rochosa em forma de ponta no mar. O mar e o céu estão azuis e se confundem no horizonte.

Comments