Quatro musicais sobre momentos históricos

24/10/2022 18:16

Por Manoela Beatriz dos Santos Raymundo

Letras – Inglês

Bolsista PET-Letras

 

Muitos musicais de teatro ficaram mais famosos com a vinda dos streamings, como Heathers, Dear Evan Hansen, entre outros. Boa parte desses musicais mencionados se passam em contexto escolar, mas alguns – que ficaram famosos – retratam momentos e contextos históricos marcantes e até alguns não muito mencionados atualmente. É a história de alguns deles que passo a contar, brevemente, e a recomendar.

1 – Six: Six é um musical britânico de 2017, adaptado em 2021 pela Broadway, escrito por Toby Marlow e Lucy Moss, que conta a história das seis esposas de Henrique VIII, rei da Inglaterra de 1509 a 1547. A premissa do show, proposta pelas esposas, é de contar sobre a vida de cada uma. Ao final, o público decidir quem sofreu mais, esta será a líder do grupo.

Descrição Imagem 1: Um quadrado preto escrito “Six” no centro, com o ponto do I sendo uma coroa dourada. Logo abaixo temos os sobrenomes das seis esposas em ordem: Aragão, Bolena, Seymour, Cleves, Howard e Parr.

Com uma visão mais contemporânea dos acontecimentos, usando de referências atuais para retratar alguns momentos, Six é o mais curto dos quatro musicais mencionados aqui, com cerca de uma hora de duração, com menos músicas do que boa parte dos musicais. Six ganhou dois Tony Awards em 2022 de Melhor Figurino e Melhor Design de Som, mas por ser um musical recente, ainda não possui muitas premiações.

2 – Les Misérables: Les Misérables (ou Les Mis) é um musical francês de 1980 composto por Claude-Michel Schönberg, adaptado em 1887 pela Broadway e em 2012 para os cinemas por Tom Hopper. O musical baseia-se no romance de Victor Hugo e se passa nos cenários da revolução do século XIX.

Diferente de Six, Les Mis não pode ser classificado como uma comédia. Contando uma história mais séria, Les Mis ganhou o Tony de melhor musical em 1987; já o filme ganhou o Oscar em algumas categorias como a de Melhor Atriz Coadjuvante, com Anne Hathaway, tendo sido aclamada pela crítica por  “ser a melhor atriz a interpretar Fantine”. Foi também indicado a melhor filme em 2013, perdendo para Argo.

Descrição Imagem 2: Fundo roxo escuro com uma menina de cabelo comprido usando uma boina preta no centro (representando Cosette, filha de Fantine), atrás dela uma bandeira. As cores do desenho se assemelham às cores da bandeira da França sendo, da esquerda para a direita, vermelho, brando e azul. Abaixo do desenho tem escrito Les Misérables, seguido abaixo pelo nome dos compositores do musica.

3 – Hamilton: Adaptado pela Broadway e composto por Lin-Manuel Miranda em 2015, Hamilton conta a história da vida do pai fundador Alexander Hamilton. Este musical retrata os altos e baixos da vida de Alexander, seu período em guerra e fora dela.

É um musical extenso, estando disponível nas plataformas de streaming online da Disney, e possui vários momentos que relatam a independência dos EUA da Inglaterra. Hamilton foi um recordista, sendo nomeado a dezesseis Tony e ganhando onze, incluindo melhor musical, em 2016.

Descrição Imagem 3: Um fundo dourado com a metade de cima sendo mais clara que a de baixo. No centro, uma estrela preta, com a ponta de cima sendo trocada pela silhueta de um homem apontando para cima. Sobrepondo a estrela temos escrito Hamilton, Um musical americano.

4 – Chicago: Chicago é um musical baseado na história de duas mulheres, Velma e Roxie, acusadas de assassinato, respectivamente, pela morte de seu marido e sua irmã –

depois de ter pego eles juntos, em 1924. A história mostra de uma sátira à justiça criminal e pelo conceito de celebridade criminal que gira em torno delas ao voltarem ao show business pela ajuda do advogado Billy Flynn.

Descrição Imagem 4: Um fundo vermelho com vários brilhos brancos. No centro temos o nome “Chicago”, virado na vertical de baixo para cima no mesmo tom de vermelho do fundo, mas cercado por um retângulo preto. Em ambos os lados do nome, temos uma mulher, uma com o cabelo comprido e uma curta, vestindo lingeries pretas, ambas mulheres  em escala de cinza.

Vencedor de seis Tony Awards, Chicago é o segundo musical com mais performances da Broadway, ficando atrás somente de O Fantasma da Ópera. Escrito por Maurine Dallas Watkins, em 1975, e recomposto em 1996, na Broadway, por John Kander e Fred Ebb, Chicago é um dos maiores clássicos dentre os musicais e é um dos favoritos da crítica desde seu lançamento. Há uma versão também premiada do musical para o cinema lançado em 2002, com Renée Zellweger e Catherine Zeta-Jones nos papéis centrais.

Certamente, esses quatro musicais são apenas um recorte de um amplo universo, que chega até aqueles mais densos, como Dancer in the Dark. O que os diferencia é justamente o apelo histórico e o jogo que fazem entre a realidade dos fatos e a fantasia. São musicais interessantes para aqueles que tem apreço pelos temas históricos e são uma ótima maneira de se aprofundar no mundo dos musicais.

Comments