Línguas artificiais: você sabe o que são?

15/05/2022 19:58

Hanna Boassi,
Bolsista PET-Letras
Letras Português

Sabemos que uma língua natural é aquela que se desenvolve espontaneamente dentro de comunidades, enquanto uma língua artificial, ou conlang (constructed languages), é criada com intuitos científicos, tecnológicos ou ficcionais. Na cultura popular, no universo ficcional de livros, filmes e séries, é muito comum observar a criação de línguas artificiais, tais como: a língua Atlante, no filme Atlantis, da Disney; Klingon, na franquia de Star Trek; a Ofidioglossia (língua das cobras) nos filmes de Harry Potter, entre outras.

Em Atlantis – O Reino Perdido (2001), temos a história de um cartógrafo e linguista chamado Milo Thatch que encontra um antigo manuscrito que pode ajudá-lo a encontrar finalmente o reino de Atlantis. Para o filme, o linguista norte-americano Marc Okrand criou a língua artificial chamada Atlante, tendo seu próprio alfabeto criado por John Emerson — junto de Okrand. Eles utilizaram como base um sistema antigo de escrita, Okrand também desenvolveu a língua Klingon, da franquia de Star Trek (1966) — essa um pouco mais complexa, tendo em vista que alguns fãs da franquia estudam e aprendem a falar, foi criado o Instituto da Língua Klingon em 1992, uma organização que se dedica a estudar e ensinar a língua ficcional.


Fonte: Imagem da Internet*

Outra franquia de filmes que conta com a criação de uma língua artificial é Harry Potter, com a aparição no seu primeiro filme Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001) a Ofidioglossia é a capacidade de falar a língua das cobras, os personagens ofidioglotas na saga são em sua maioria descendentes de Salazar Sonserina, com exceção de Harry Potter que obteve sua habilidade através de Lord Voldemort. O linguista responsável pela criação da língua das cobras foi Francis J. Nolan, a língua não possui vogais redondas (O, Ó e U) e nem consoantes bilabiais (M, P e B), isso para que se aproxime o máximo possível dos sons que as cobras produzem, isso porque a boca das cobras não são flexíveis para se arredondar.

Além da cultura popular, as línguas artificiais podem ser criadas para serem utilizadas em situações de comunicação reais, isso com o objetivo de se tornarem a segunda língua falada e escrita por um grupo de pessoas que não compartilham do mesmo idioma (BATTISITI et al., 2022). Exemplo disso seria o esperanto que foi criado por Ludwig L. Zamenhof, no final do século XIX, com base em línguas europeias. A ideia é que a língua se torne universal, não de maneira que substitua as línguas oficiais dos países, mas, sim, servindo como uma segunda língua que seja utilizada e entendida por todos, outra língua artificial oficial é o gestuno que é uma língua auxiliar internacional utilizada normalmente pelos surdos em conferências internacionais ou em situações informais quando viajam.

A criação de línguas artificiais é muito popular e requer muito estudo, apesar de que para nós, telespectadores, pareça algo simples e apenas com intuito de entretenimento. Entretanto, os linguistas responsáveis por tais empreitadas buscam sempre criar “línguas completas” com alfabeto, gramática e fonemas.

*Descrição da imagem: Representação de uma cena do filme Atlantis – O Reino Perdido (2001) da Disney. A imagem mostra o personagem Milo Thatch lendo e apontando para um livro escrito na língua Atlante. O personagem é caucasiano, com cabelos castanhos curtos, usa um óculos e possui um lápis atrás da orelha. No fundo da imagem, no canto superior esquerdo se vê uma pilha de livros grossos em cima de uma mesa.
REFERÊNCIAS

BATTISITI, Elisa et al. Língua Artificial. In: BATTISITI, Elisa; OTHERO, Gabriel; FLORES, Valdir do Nascimento. Conceitos básicos de linguística: noções gerais. São Paulo: Contexto, 2022. p. 123-124.

Recomendações de leitura:

Ofidioglossia, Harry Potter Wiki, disponível em: <https://harrypotter.fandom.com/pt-br/wiki/Ofidioglossia#:~:text=Ofidioglossia%20%C3%A9%20a%20capacidade%20natural,muito%20rara%20e%20normalmente%20heredit%C3%A1ria>. acesso em: 7 maio 2022.

HOCHSPRUNG, Vitor. Teremos Tom Holland como linguista? 7 mar. 2022. Instagram: @vitorlinguistica. Disponível em: https://www.instagram.com/p/Ca0MVvNP0Wp/?igshid=YmMyMTA2M2Y=. Acesso em: 07 mai. 2022

HOCHSPRUNG, Vitor. Harry Potter e a Linguística. 22 jul. 2021. Instagram: @vitorlinguistica. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CRoc4YFhGlh/?igshid=YmMyMTA2M2Y=. Acesso em: 07 mai. 2022

Comments