Você já ouviu falar sobre Sadhguru? Se não, chegou a hora!

23/09/2020 20:10

Andréia Gomes de Araújo,

Jaggi Vasudev, normalmente chamado Sadhguru, é um yogi místico e escritor indiano. Ele tem uma fundação chamada Isha, sem fins lucrativos, que tem a função de espalhar a prática do yoga pelo mundo. Nos últimos tempos, tenho aprendido muitas coisas com seus sábios ensinamentos. Ele fala sobre diversos assuntos relacionados à vida humana, os quais nos fazem refletir sobre como estamos cuidando do nosso corpo e da nossa mente, que não são duas coisas separadas. Tenho acompanhado seu canal no YouTube Sadhguru em Português e, a cada dia, aprendido mais e mais. Por isso, decidi compartilhar com vocês.

Fonte: Imagem da internet*

Como parar a tagarelice da mente? Pergunta muito comum entre as pessoas.

Para Sadhguru, termos como “não-mente” e “parar a mente” têm sido usados há muito tempo, de maneira equivocada, pois não tem como não pensar em nada, a não ser que seus rins, seus pulmões e/ou seu coração pare. Outra questão é: porque alguém iria querer parar a mente, depois de anos de evolução? É muito comum acreditar que meditar é parar a mente e não pensar em nada. Na verdade, meditar é deixar os pensamentos surgirem, observá-los e deixá-los ir e vir.  Que não tenhamos nada contra nossos pensamentos, pois é impossível parar a mente. É impossível não pensar em nada, nem quando estamos dormindo isso acontece. Se são pensamentos que te incomodam, procure não se identificar com eles, deixo-os ir.

Se você fizer isso, 90% do seu trabalho espiritual estará feito.

Para Sadhguru, existe uma diferença muito grande em fazer o que gostamos e fazer o que é necessário. Se você faz só o necessário, não existirá o gostar e não gostar de algo. Se você conseguir transcender isso e fazer apenas o que é necessário, estará com 90% do seu trabalho espiritual acabado. Se você conseguir transcender o “eu gosto de algo” e o “eu não gosto de algo” deixará de ser escravo das coisas. Ele dá o exemplo de uma formiga. Observe uma formiga, vai perceber o quão bem feita ela é, quem quer que tenha feito esta formiga prestou atenção nos mínimos detalhes. Então, se a fonte criadora prestou tanta atenção em uma pequena formiga, quem é você para decidir o que gosta e o que não gosta?

Por que é importante dobrar bem suas roupas?

Nossas roupas devem ser bem dobradas e guardadas, porque a forma como lidamos com nossas roupas é um reflexo de como está nossa própria vida. Então, se você não dobra suas roupas, ou não arruma sua cama depois que acorda, isso diz muito sobre você. Se isso acontece com você, faça um experiência, não deixe roupas jogadas em qualquer lugar, seja mais organizado e verá como as coisas ficarão mais clara em sua mente Quando você é organizado com as coisas ao seu redor, sua mente também se organiza, sabe por quê? Porque tudo ao seu redor interage de alguma forma com você.

Desista de suas conclusões

Um dos problemas da humanidade é não admitir que não sabe. Sadhguru pergunta para uma sala cheia se eles acreditam em Deus e enquanto uma metade diz que sim, a outra que não. Isso é um problema, segundo ele. Todo mundo está fingindo o tempo todo saber de coisas que não sabem. Muitas vezes, é mais fácil admitir que não se sabe determinada coisa do que tentar explicá-las. Quando você passa a usar com mais frequência o “não sei”, você aumenta as suas possibilidades de conhecer mais sobre o assunto, ou seja, você aumenta o seu desejo por conhecimento. Quando você tem uma conclusão para tudo, você se limita. Por isso, como ele mesmo diz, confusão é melhor que conclusões estúpidas. Então, sempre que ouvir algo que não tem certeza, simplesmente diga: “não sei”. Não escolha um lado para acreditar, escolha sua confusão, pois é da confusão que nasce o desejo de saber. Diga: “não sei”! O que há de errado com isso?

Veja como é e lide com isso do jeito que é.

Sadhguru é muito realista, uma das coisas que aprendi com ele é que não devemos ser pessimistas e nem otimistas. Temos que aceitar o momento. Se estamos passando por um momento triste, viva esse momento. Não force a alegria e aceite a tristeza, pois ela passa. É comum ouvir as pessoas dizerem: seja positivo. Você não tem que ser positivo, assim como não tem que ser negativo. É como Sadhguru diz: apenas veja como é e lide com isso do jeito que é. Isso é tudo que você precisa fazer. Você só tem que lidar com as coisas como elas são da melhor maneira possível. Quando você quer mudança em algum aspecto/área da sua vida, o primeiro passo é aceitar o que é. Partindo disso, você consegue mudar. Caso contrário, será uma pessoa frustrada.

*Descrição da imagem: Na imagem, Sadhguru está sentado com as pernas entrelaçadas, assim como suas mãos que se apoiam em suas pernas. Ele está meditando, com seu olhos fechados passa tranquilidade. Ele é pardo, usa uma roupa branca, seu cabelo e barba são longos e grisalhos. O fundo é marrom, assim como a superfície em que está.