GEPET – A Cidade ao Longe: introdução ao pensamento das cidades

21/04/2019 11:04

O PET Letras convida a comunidade acadêmica para participar do grupo de estudos “A Cidade ao Longe: uma introdução ao pensamento das cidades“.

Através da leitura e discussão de textos de diferentes áreas (sociologia, história, antropologia, psicanálise, arquitetura, artes etc.), mas que têm em comum a cidade como protagonista, o objetivo do grupo é buscar distintos modos de pensá-la. “A cidade”, assim, é sempre plural; nunca é uma só: como o reflexo múltiplo numa fachada de vidro, como a variação da imagem em razão da mínima diferença de ângulo. A cidade – tão perto, tão íntima – sempre fugidia, ao longe.

Os encontros para as discussões das leituras acontecerão quinzenalmente, nas terças-feiras, a partir de 15h20, na sala do INTRALAB (Sala 215, bloco A do CCE).  Nas semanas entre os encontros, no mesmo horário, serão exibidos filmes relacionados à temática, em local a ser definido.

Para participar, inscreva-se através do link: http://inscricoes.ufsc.br/gepet-cidade

Os textos estão disponíveis AQUI

Vale ACC: Será emitido certificado para aqueles que tenham frequência em, pelo menos, 75% dos encontros.

Cronograma:

Encontro/sessão Data Autor(es) trabalhado(os)
1º encontro 30/04 ROLNIK, Raquel. O que é cidade?. Brasiliense, 2009.
1ª sessão 07/05 Manhatta. Direção de Paul Strand. Estados Unidos, 1921;
Nada além das horas. Direção de Alberto Cavalcanti. França, 1926;
Berliner Stilleben. Direção de László Moholy-Nagy. Alemanha, 1926.
2º encontro 14/05 ROLNIK, Raquel. O que é cidade?. Brasiliense, 2009.
2ª sessão 21/05 Berlim – Sinfonia da Metrópole. Direção de Walther Ruttmann. Alemanha, 1927.
3º encontro 28/05 WEBER, Max. Conceito e categorias da cidade. In: VELHO, OG. (Org.) O fenômeno urbano. Zahar, 1979.
3ª sessão 04/06 Um homem com uma câmera. Direção de Dziga Vertov. União Soviética, 1929.
4º encontro 11/06 BRESCIANI, Maria Stella. A cidade das multidões, a cidade aterrorizada. In: Olhares sobre a cidade. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, p. 9-42, 1994.
4ª sessão 18/06 Koyaanisqatsi. Direção de Godfrey Reggio. EUA, 1982.
5º encontro 25/06 FREITAG, Barbara. A “megalopolização” das cidades latino-americanas na virada do milênio. In: Teorias da cidade, p. 151-177, 2006.
5ª sessão 02/07 Pixo. Direção de Roberto T. Oliveira e João Wainer. Brasil, 2009.
6º encontro 09/07 HILLMAN, James. Cidade e alma; Interiores do design da cidade: o teto; Caminhar. In: Cidade & Alma. Studio Nobel, p. 37-60, 1993.

Sobre os organizadores:

Dr. Artur de Vargas Giorgi

Professor de Literatura Brasileira da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua principalmente com os seguintes temas: literatura brasileira, teoria literária, teoria da modernidade, artes visuais, vanguardas, neovanguardas e crítica cultural.

Tuan Peres

Estudante de graduação do curso de Letras Português e bolsista do PET Letras.