PET-Mídias: informação e comunicação
Descrição/Justificativa:
Com o advento da internet e, por sua vez, das redes sociais, a circulação de conhecimentos e a comunicação estão cada vez mais dependentes das tecnologias da informação e da comunicação. Assim, as diferentes instituições educacionais, inclusive a Universidade Federal de Santa Catarina, desenvolvem uma serie de atividades direcionadas à divulgação de suas ações e produções.
Portanto, o PET-Letras, como um importante programa de formação de impacto político, social, cultural acadêmico, mantido pelo governo federal no âmbito da universidade, precisa ajustar-se às demandas atuais decorrentes das novas tecnologias e das novas maneiras de difusão e circulação de conhecimentos e de informações. Devido a isso, o PET-Mídias: informação e comunicação é um projeto com a função de:
(i) promover a organização e a circulação de notícias na comunidade universitária, principalmente, entre os professores e estudantes dos cursos de Letras;
(ii) planejar e propor estratégias de difusão do Programa de Educação Tutorial como um todo e, especificamente, do PET-Letras: suas funções, objetivos, projetos e ações;
(iii) favorecer a socialização das atividades de ensino, pesquisa e extensão do PET-Letras e de seus produtos nas diferentes mídias disponíveis;
(iv) contribuir com a documentação e registro das diversas atividades do PET-Letras com vistas a preservação de sua história; e
(v) aperfeiçoar as habilidades de comunicação e de expressão oral e escrita dos petianos, incentivando a produção de textos e demais materiais audiovisuais.
O projeto é organizado a partir de um planejamento semestral, é coordenado pela equipe do PET-Letras, petianos e tutor, e conta com a participação (i) de estudantes, de graduação e de pós-graduação, que atuam voluntariamente, como convidados ou não, no apoio à equipe do PET-Letras em questões mais especializadas das áreas de publicidade e propaganda, comunicação social, marketing, jornalismo, editoração, tradução, fotografia etc.; (ii) de professores-pesquisadores que atuam como convidados na orientação aos petianos em temas diversos demandados pelo PET-Mídias; e (iii) de profissionais convidados à contribuir com o PET-Mídias, inclusive na produção de campanhas, peças publicitárias, vídeos, traduções etc.
Objetivos:
O PET-Mídias tem o objetivo central de permitir que as atividades realizadas pelo PET-Letras, bem como seus resultados e produtos, possam ser partilhadas com a comunidade em geral, contribuindo com a visibilidade das ações realizadas no âmbito da universidade e promovendo:
– a organização, gestão, manutenção e alimentação da página do PET-Letras, de suas redes sociais (Instagram e Facebook) e de outras mídias que possam ser utilizadas pelo programa;
– a tradução da página do PET-Letras para o inglês, assim como para outras línguas, com vistas à internacionalização das atividades do programa e ao aperfeiçoamento das habilidades linguísticas, comunicativas e tradutórias dos petianos;
– a acessibilidade comunicacional de materiais diversos (e.g., textos, filmes, vídeo-aulas, campanhas) e de informações veiculadas pelo PET-Letras, inclusive por meio da audiodescrição, da tradução para a Libras, da legendagem interlingual e intralingual, fortalecendo as reflexões sobre políticas de diversidade e respeito às diferenças;
– a produção e veiculação de materiais publicitários para alcance do público a ser atendido pelas atividades do PET-Letras (cartazes, folders, flyers, banners, vídeos, spots etc.);
– o registro e preservação da memória do PET com vistas a construção e disponibilização da história do programa no âmbito dos cursos de Letras;
– a publicação periódica de uma revista do PET-Letras de cunho informativo, acadêmico e de entretenimento;
– a concretização de ações diversas que tenham como objetivo a publicidade do PETLetras e a difusão de seus projetos e atividades.