PET-Grupos: interação e estudo

Descrição/Justificativa:

Atualmente, a pesquisa é um dos pilares importantes ao funcionamento e aperfeiçoamento da Universidade Federal de Santa Catarina. Além disso, a congregação e interação entre os atores da universidade é um ponto central à estruturação, à gestão e à melhoria do funcionamento institucional. Nesse sentido, ações que promovam o estreitamento das relações entre professores e estudantes, de graduação e de pós-graduação, são importantes ao desenvolvimento de novos conhecimentos e de profícuas relações universitárias.

O incentivo à formação de Grupos de Estudos e de Grupos de Interação no âmbito do PET-Grupos expressa a ampliação das possibilidades de produção de saberes relacionados aos cursos de Letras: (i) Letras Línguas Estrangeiras (alemão, espanhol, inglês, francês e italiano); (ii) Letras Português; e (iii) Letras Libras, nas modalidades presencial e a distância.

Nesse sentido, o PET-Grupos favorece o trabalho de grupos de aprendizagem coletiva e, até mesmo, multidisciplinar, a partir de temas atuais e de interesse, sejam estes temas acadêmicos, literários, científicos ou de outra natureza. Esses grupos podem definir sua língua de interação, seus interesses e suas expectativas. O PET-Grupos: interação e estudo desenvolve-se, portanto, por meio da criação de grupos de interação e/ou de estudos destinados:

(i) a criação de espaços de interação e diálogo entre os estudantes da graduação e da pós-graduação, principalmente dos cursos de Letras e das áreas de Linguística, Linguística Aplicada, Estudos da Tradução e Literatura;

(ii) à leitura e discussão de temáticas atuais de interesse da comunidade universitária na área de Letras e afins, estimulando o espírito crítico e a formação acadêmica; e

(iii) à conscientização, à reflexão e ao debate em torno de questões relacionadas ao aprendizado de línguas, às temáticas de interesse das Letras e às diferenças socioeconômicas, étnico-raciais, culturais, linguísticas, de gênero, dentre outras.

O projeto é organizado a partir da proposição e formação de grupos de interação e/ou estudos voltados aos temas atuais e relevantes para a área de Letras. Esses grupos de interação e/ou de estudo são coordenados pelos petianos e acompanhados pelo tutor, por estudantes da pós-graduação e/ou por professores. Eles são abertos à participação (i) de estudantes, de graduação e de pós-graduação, interessados nas temáticas abordadas pelo grupo; (ii) de professores que, inclusive, podem ser convidados a participar por sua afinidade com a temática; (iii) de petianos integrantes de outros PETs com interesse em desenvolver habilidades específicos e/ou estudar temáticas próprias da área de Letras; e (iv) de pessoas da comunidade externa à universidade que estejam interessadas em integrar os grupos.

O PET-Grupos pode envolver um número significativo de grupos e, por consequência, de participantes, mostrando-se como um espaço relevante para a formação acadêmica, para a pesquisa, para a produção de conhecimentos, para a interação, para a cooperação e para a transformação social.

Objetivos:

O PET-Grupos tem o objetivo central de contribuir com a formação integral dos estudantes de graduação, no que se refere ao desenvolvimento das habilidades necessárias à interação, à comunicação, à leitura, ao estudo e à reflexão sobre temas contemporâneos relevantes à formação dos graduados em Letras, bem como o intuito de:

– incentivar a constituição de grupos de interação e de estudos por meio da congregação dos estudantes, professores e pesquisadores interessados em temáticas comuns;

– aperfeiçoar as habilidades de interação, de participação, de comunicação, de leitura, de análise, de síntese e de crítica dos graduandos em Letras;

– promover a sistematização e socialização dos conhecimentos adquiridos nos grupos, assim como de suas reflexões por meio do registro e de publicações;

– ampliar o espaço de formação e aperfeiçoamento acadêmico e interpessoal dos petianos e demais alunos dos cursos de Letras (Línguas Estrangeiras, Português e Libras).