PET-Gestão: tutoria e cooperação

Descrição/Justificativa:

As organizações dependem diretamente de um cuidadoso sistema de administração e gestão. Nenhum grupo sobrevive sem o planejamento, a estruturação e a coordenação de seus materiais, de suas ações e/ou de seus recursos. Nesse sentido, entendemos que uma boa gestão é indispensável à organização e ao funcionamento exitoso de projetos, programa e/ou grupos.

Com base nessa compreensão, o PET-Gestão: tutoria e cooperação tem a função de (i) manter a organização administrativa dos projetos e a gestão das atividades em funcionamento no PET-Letras por meio do contato regular entre o tutor e os petianos; (ii) estimular a cooperação e permitir que os integrantes do programa avaliem e aperfeiçoem suas ações periodicamente com vistas ao gerenciamento dos recursos humanos, materiais e financeiros do PET-Letras; e (iii) promover a acessibilidade atitudinal, metodológica, instrumental e comunicacional no âmbito do PET-Letras, reivindicando-a institucionalmente.

Esse projeto é coordenado pela equipe do PET-Letras, petianos e tutor, organizado a partir de um planejamento semestral e conta com encontros periódicos e participação direta dos petianos, bolsistas e voluntários.

Objetivos:

O PET-Gestão tem o objetivo central de proporcionar o aperfeiçoamento da administração e da gestão do PET-Letras, estimulando a interação e cooperação entre tutor e petianos, visando:

– favorecer o alcance das metas e dos propósitos, previamente definidos, por meio da estruturação e condução consciente, planejada, efetiva e eficiente das ações;

– estimular o funcionamento do grupo de aprendizagem tutorial numa perspectiva de cooperação e de decisão coletiva;

– promover articulação dos projetos e atividades do PET-Letras em suas diversas dimensões (Idiomas, Mídias, Grupos e Eventos);

– contribuir para que as atividades realizadas mantenham padrões de excelência em relação ao seu planejamento, à sua administração e à sua gestão;

– identificar e dirimir problemas organizacionais, de funcionamento, de gestão etc. no âmbito do PET-Letras;

– formar profissionais que, além de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica, possuem competências atitudinais necessárias ao convívio em grupo e habilidades de planejamento, administração e gestão de recursos e atividades.