SLAM – Estrela D’Alva
Organizado pelo PET Letras UFSC, evento de Slam Poetry que acontece mensalmente no varandão do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) é apresentado por Angelo Perusso, bolsista do PET Letras, e interpretado para a Libras pelas Estagiárias de Acessibilidade, Vitória Amancio e Mariane Pordeus.
O Slam é uma competição de poesia falada, organizada em três etapas onde os poetas melhores votados pelos jurados (escolhidos na plateia ou, nesse caso, previamente) avançam de etapa, até termos uma final com três participantes onde, novamente, o mais votado se sagra campeão. Para participar os poetas se inscrevem via preenchimento de formulário e envio dos poemas que serão apresentados. Não são aceitos poemas que contenham discurso de ódio.
Esse movimento artístico e político foi idealizado nos anos 1980, em Chicago, por Marc Kelly Smith, trabalhador civil e poeta, que considerava a poesia um gênero muito preso a um espaço erudito e privilegiado socialmente, e acreditava que o gênero podia ter impacto em toda a sociedade. No Brasil, foi trazido em 2008 por Roberta Estrela D’Alva, atriz e cantora que fundou o primeiro Slam no brasil, que se chamava ZAP (Zona Autônoma da Palavra), e que é homenageada no nome do nosso evento.
O Slam Estrela D’Alva: competição de poesia falada popular na UFSC é uma ação integrante de um dos projetos estruturantes do PET-Letras, o “PET-Eventos: planejamento e organização”.
PRIMEIRO SLAM – 31 de maio de 2022 (Notícias UFSC)
SEGUNDO SLAM – 05 de julho de 2022 (Notícias UFSC)
TERCEIRO SLAM – 26 de julho de 2022
QUARTO SLAM – 30 de agosto de 2022