Histórico de atividades realizadas

1995 [Extraído dos Planejamento Semestrais]

  1. Atividades de Pesquisa

1.1 Produção de artigos/monografias

  • ‘Tradução cinematográfica’ (Andréia Cipriani)
  • ‘As minhas e as suas dúvidas sobre pronomes possessivos na tradução’ (Andréia Martins)
  • ‘O uso variável de tu e você na fala de Porto Alegre e Florianópolis’ (Carine Morossino; Lucimary Vendramini)
  • ‘Gramática e ensino’ (Clara Dornelles)
  • ‘Modos de expressar futuro em inglês, com atenção especial para will e going to‘ (Evandro Alves)
  • ‘A trajetória da presença indígena na literatura brasileira — de Caminha a Plínio Marcos’ (Gabiane Thomé; Sandra Vogt)
  • ‘A influência do renascentismo nas artes’ (Giselli da Silva)
  • ‘Reunificação da Alemanha — Da construção do muro até sua queda’ (Luciane Fröhlich)
  • ‘A linguagem como meio da formação da identidade’ (Rodrigo Borges)

1.2 Grupos de trabalho (GTs)

  • Linguagem e identidade
  • Literatura brasileira
  1. Atividades de Ensino
  • Monitoria para graduandos de Letras

– Oferta de monitoria em áreas de livre escola para alunos da graduação.

  1. Atividades de Extensão

3.1 Palestras

  • ‘Marcadores de discurso oral no discurso escrito’ (Apresentado pela Profª Viviane M. Heberle, do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras)
  • ‘Literatura e ensino: Entre vós e vozes’ (Apresentado pela Profª Dra. Tânia Ramos, do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas)
  • ‘Texto e metáfora’ (Apresentado pela Profª Dra. Loni G. Cabral, do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas)
  • ‘O teatro e a marginalidade’ (Apresentado pelo Prof. Dr. Marco Antônio Castelli, do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas)
  • ‘Sintaxe e discurso’ (Apresentado pela Profª Dra. Maria Marta Furlanetto, do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas)
  • ‘Contribuição para uma teoria semântica’ (Apresentado pelo Prof. Dr. Apóstolo Nicalacópulos, do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras)
  • ‘Gênero e ensino de literatura’ (Apresentado pela Profª Dra. Suzana B. Funck, do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras)

3.2 Eventos

  • Organização do III ELOPET (Encontro Local dos Grupos PETs)

3.3 Concursos

  • Concurso de redação do PET

– Concurso de redação aberto a todos os alunos da UFSC.

3.4 Produção escrita

  • Produção do Jornal do curso de Letras

– Participação na elaboração de textos nas áreas de linguísticas e literatura justamente com alunos de graduação não pertencentes ao PET. A publicação será bimestra e, além de textos, serão publicados informes com datas de eventos a serem promovidos pelo PET.

3.5 Revisão

  • Revisão do livro “Parâmetros de Textualização”

– Participação do aluno Rodrigo Borges na revisão do livro organizado pelo tutor regente, Prof. José Luiz Meures, uma coletânea de artigos escritos por alunos de mestrado e doutorado do curso de Pós-Graduação em Inglês da UFSC.

1999 [Extraído do Relatório de Atividades Anual]

  1. Atividades de Pesquisa

1.1 Produção de artigos/monografias

  • “Fábula, Ética e Filosofia: o mundo fantástica do legendário Esopo” (Bolsista: Bárbara Chevallier Cosenza; Orientador: Marco Antônio Rocha)
  • “O Papel dos Narradores em À Mão Esquerda” (Bolsistas: Cárin Braziola Weber e Fábio Eduardo Grünewald Soares; Orientador: Profª Dra. Tânia Regina de Oliveira Ramos)
  • “No creo en brujas, pero que las hay, las hay: uma análise discursiva de cartas-corrente via e-mail” (Bolsista: Clio Elizabeth de Carvalho Meurer; Orientador: Prof. Dr. José Luiz Meurer)
  • “Nas entrelinhas dos Discursos de Marcianos e Venusianas” (Bolsistas: Isabel Maria Barreiros Luclktenberg e Tatiana Wippel Raimundo; Orientador: Profª Dra. Viviane Maria Heberle)
  • “‘Sabe tudo sobre tudo’: uma análise discursiva da seção das cartas-pergunta nas revistas femininas para adolescentes” (Bolsistas: Juliana Sell do Vale Pereira e Marina Barbosa de Almeida; Orientador: Profª Dra. Viviane Maria Heberle)
  • “Análise de história em quadrinhos” (Bolsista: Olivier Allain; Orientador: Prof. Dra. Viviane M. Heberle)
  • “Relations of power through metaphor: analyzing economic editorials” (Bolsista: Robson de Souza Bittencourt; Orientador: Roberta Pires de Oliveira)

1.2 Participação em Eventos Científicos

1.2.1 II Congresso Nacional da ABRALIN

  • Clio Elizabeth de Carvalho Meurer: Uma análise de cartas-corrente como gênero textual;
  • Juliana Sell do Vale Pereira e Tatiana Wippel Raimundo: Portadores de texto: os primeiros contatos da criança com a escrita;
  • Isabel Maria Barreiros Luclktenberg e Tatiana Wippel Raimundo: Nas entrelinhas dos discursos de marcianos e venusianas;

1.2.2 9º InPLA — 8º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada

  • Clio Elizabeth de Carvalho Meurer: No creio em brujas pero que las hay las hay: uma análises de cartas correntes como gênero textual;
  • Isabel Maria Barreiros Luclktenberg e Tatiana Wippel Raimundo: Nas Entrelinhas dos Discursos de Marcianos e Venusianas;
  • Cárin Weber e Fábio Soares: O papel dos narrados em À Mão Esquerda
  • Juliana Sell do Vale Pereira e Marina Barbosa: “Sabe tudo sobre tudo”: uma análise discursiva da seção de cartas-pergunta nas revistas femininas para adolescentes

1.2.3 II ECCL / IX Semana de Letras

  • Isabel Maria Barreiros Luclktenberg e Tatiana Wippel Raimundo: Nas entrelinhas dos discursos de marcianos e venusianas;
  • Robson de Souza Bittencourt: Textos opinativos de economia: metáfora como Criação de conhecimento e argumentação.

1.2.4 ICLC — International Cognitive Linguistics Conference

  • Robson de Souza Bittencourt: Relations of power through metaphor: analyzing economic editorials
  1. Atividades de Extensão
  • Semana Edgar Allan Poe

– Em homenagem aos cento e cinquenta anos da morte do autor norte-americano Edgar Allan Poe, o grupo PET-Letras realizou uma série de palestras com professores de literatura e linguística especializados em assuntos relativos à obra do autor, e uma série de projeções de filmes inspirados nas histórias de Poe. Além disso, foram confeccionados vários painéis temáticos para divulgar a importância da obra do escritor (com contos, poemas, fotos, biografias, traduções, cronograma do evento etc.), distribuídos contos a todos os alunos de graduação e pós graduação, e por fim foi organizada uma festa (intitulada “Never More”).

  • II ECCL — Encontro Catarinense dos Cursos de Letras e a IX Semana de Letras

– Esses dois eventos foram organizados pelo grupo Pet-Letras da UFSC não só para que houvesse um espaço para a apresentação de trabalhos, mas também para que alunos e professores pudessem refletir sobre o Curso de Letras e a Política Educacional do Brasil. Foram ministrados os seguintes minicursos: O componente social no uso da linguagem; Teorias Feministas na virada do século; Desenvolvimento e formação crítica de professores de línguas estrangeiros; “Gritos, berros, gemidos, bramidos, risadas, estertores, soluções” – Uma introdução à poesia sonora; Português para Estrangeiros; e Processo de Criação: a imagem na palavra e a palavra na imagem. Além disso, o evento promoveu uma palestra com o renomado escritor Fausto Wolff, debates sobre Estudos Literários, Bibliotecas Virtuais e Imperialismo Cultural e mesas-redondas sobre Letras e Informática e sobre Letras e Política Educacional, esta última contando com a participação do professor José Dias Sobrinho, da Unicamp, especialista em avaliação institucional. O evento contou com a participação de cerca de 250 inscritos.

  • Mesa-redonda: Globalização, nacionalismo e linguagem (com o Prof. Dr. Raúl Antelo e a Profª Dra. Bernardete Aued)
  • Informativo PET-Letras

– O Informativo PET/Letras continuou sendo editado. Dado o acúmulo de trabalho relativo principalmente à organização do II ECCL, apenas duas edições do jornal foram veiculadas em 1999, uma abril e outro em julho.

  • Mega-Zine PET-Letras

– Considerando o espaço muito restrito reservado às produções poéticas, literárias e de expressão livre aos alunos da graduação, resolvemos criar este jornalzinho literários, fórmula praticamente inexistente no ambiente universitário. Foram recolhidos poemas, textos, contos, frases provérbios de sabedoria, litografias e serigrafias, desenhos e reflexões de vários alunos da graduação da UFSC e de outras instituições. O segundo número do Mega-Zine já está em fase de lançamento. Todas as cópias (200) que tiramos graças ao patrocínio de pós-graduações foram entregues aos alunos da graduação, principalmente os do curso de Letras.

2000 [Extraído do Relatório de Atividades]

  1. Atividades de Pesquisa

1.1 Produção de artigos/monografias

  • “Fábula, Ética e Filosofia: o mundo fantástico do legendário Esopo” (Bolsista: Bárbara Chevallier Cosenza; Orientador: Marco Antônio Rocha)
  • “BUG 2001 – Linguagem e Poder” (Bolsista: Ciliane Bedin; Orientador: Prof. Dr. Ronaldo Lima)
  • “La traduction et l’humour dans les bandes dessinées” (Bolsistas: Ciliane Bedin e Mariana Nunes da Silva; Orientador: Prof. Dr. Ronaldo Lima)
  • “Do livro ao filme: o misterioso caminho da adaptação” (Bolsista: Christian Jean Abes; Orientador: Profa. Dra. Anelise Corseuil)
  • “A introdução de elementos interculturais no ensino de língua estrangeira utilizando diferentes gêneros de linguagem” (Bolsista: Cláudia Grijó Vilarouca; Orientador: Prof. Dr. José Luiz Meurer)
  • “Análise da proposta estético-filosófica d’À Mão Esquerda de Wolff” (Bolsista: Fábio Eduardo Grünewald Soares; Orientador: Profº Dra. Tânia R. Ramos)
  • “A louca, a bruxa e a suicida: três posturas femininas na literatura do século XIX” (Bolsista: Francilene Maria Ribeiro Alves; Orientador: Profº Dra. Viviane Maria Herbele)
  • “Nas entrelinhas dos Discursos de Marcianos e Venusianas” (Bolsistas: Isabel Maria Barreiros Luclktenberg e Tatiana Wippel Raimundo; Orientador: Viviane Maria Heberle)
  • “‘Sabe tudo sobre tudo’: uma análise discursiva da seção de cartas-pergunta nas revistas femininas para adolescentes” (Bolsistas: Juliana Sell do Vale Pereira e Marina Barbosa de Almeida)
  • “Laranja Mecânica: Um culto ao pensamento independentes” (Bolsista: Keli Cristina Pacheco; Orientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo Capela)
  • “Crenças e Mitos da Competência Tradutória” (Bolsistas: Maiza de Lavenère Bastos e Francilene Maria Ribeiro Alves; Orientador: Profª Dra. Maria Lúcia Vasconcellos)
  • “A utilização de outros idiomas como recurso de linguagem” (Bolsista: Marco Aurélio Castro Rodrigues; Orientador: Prof. Dr. Feliphe R. Humblé)
  • “Texto e cenário: Dois elementos da linguagem numa composição teatral” (Bolsista: Mariana Nunes da Silva; Orientador: Prof. Dr. Marco Antonio da Rocha)
  • “‘Querido diário, quem sou eu?’: uma análise de O Diário de Bridget Jones” (Bolsista: Marina Barbosa de Almeida; Orientador: Profª Dra. Débora de Carvalho Figueiredo)
  • “Análise de histórias em quadrinho” (Bolsista: Olivier Allain; Orientador: Profª Dra. Viviane M. Heberle)
  • “Admirável Mundo Novo e 1984: as utopias do poder” (Bolsista: Rita Salma Feltz; Orientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo Capela)
  • “Metáforas na manutenção de relações de poder:” (Bolsista: Robson de Souza Bittencourt; Orientador: Roberta Pires de Oliveira)

1.2 Grupos de Estudo

  • Grupo de Estudos: Wittgenstein

– Usando o livro Investigações Filosóficas, o grupo teve quatro reuniões e em seguida os integrantes assistiram aulas sobre autor e sua obra no departamento de filosofia.

  • Grupo de Estudos: Carl C. Jung

– Teve como apoio o livro Memórias, Sonhos e reflexões, totalizando dez reuniões, cada uma com uma hora de duração.

  • Grupo de Estudos: Teorias Feministas

– Criado há mais de um ano, vem realizando reuniões e pesquisas desde então. Sua bibliografia é: Feminismo como crítica da modernidade de Drucila Cornell; História da Sexualidade II: Uso dos Prazeres de Michel Foucault e A Ordem do Discurso de Michel Foucault.

  1. Atividades de Extensão

2.1 Produção literária

  • PET Produções

– Produção de textos pelos bolsistas e exposição regular no mural do PET

2.2 Eventos

  • Semana Thomas Mann

– Em homenagem ao centenário de morte do autor Thomas Mann, o grupo PET-Letras realizou a Semana Thomas Mann, incluindo a palestra Uma leitura nietzcheana da novelas iniciais de Thomas Mann com a professora de literatura Freya Medved especializada em assuntos relativos à obra do autor. A semana incluiu também a projeção do filme Morte em Veneza inspirado no livro de mesmo título. Além disso, foram confeccionados e expostos no CCE vários painéis temáticos para divulgar a importância da obra do escritor (com contos, fotos, biografias, traduções, cronograma do evento etc.), distribuídos contos aos alunos da graduação e pós graduação.

  • Semana Jacque Prévert

Em homenagem ao centenário de nascimento do autor Jacques Prévert, o grupo PET-Letras realizou a Semana Jacques Prévert, incluindo a palestra intitulada Contextualização do homem e sua época com a professora Laura Miler, especializada em assuntos relativos à obra do autor. Além da palestra, foram confeccionados vários painéis temática para divulgar a importância da obra do escritor no movimento surrealista (com contos, fotos, biografias, traduções, cronograma do evento etc.). Foram distribuídos contos aos alunos da graduação e pós graduação.

  • Semana Saint-Éxupery

Nesta semana em homenagem ao escritor Saint-Éxupery o grupo PET, em conjunto com o Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras (DLLE), confeccionou vários painéis temáticos para divulgar a importância da obra do escritor (com contos, fotos, biografias, traduções, cronograma do evento etc.). Foram distribuídos contos aos alunos da graduação e pós graduação. Ainda, como parte da programação da Semana, o grupo debateu a questão de gêneros textuais na obra do autor, se organizou e ministrou uma aula para estudante de graduação falando sobre gêneros, com a intenção de gerar produção textual dos estudantes sobre a obra “O pequeno príncipe”

  • PET na Praça

– Como forma de manifestação contra a possibilidade de extinção do programa PET e também visando a divulgação das atividades realizadas pelos grupos PET, ocorreram no ano de 2000 duas edições do PET na praça. A primeira reuniu PETs da UFSC, UDESC e FURB no Campus Universitário da FURB, em Blumenau. Já a segunda edição deu-se na UFSC e reuniu novamente os PETs das três universidades citadas acima. Nestes eventos os grupos PETs confeccionaram panéis temáticas, vídeos, maquetes, etc… e além disso, veicularam um abaixo-assinado em defesa da manutenção do programa PET, este documento teve adesão de estudantes, professores e pessoas da comunidades que visitaram os estantes.

2.3 Publicações

  • Zine PET-Letras

– Considerando o espaço muito restrito reservado às produções poéticas, literárias e de expressão livre aos alunos da graduação, resolvemos criar este jornalzinho literários, fórmula praticamente inexistente no ambiente universitário. Foram recolhidos poemas, textos, contos, frases, provérbios de sabedoria, litografias e serigrafias, desenhos e reflexões de vários alunos da graduação, principalmente os do curso de Letras.

2004 [Extraído do Planejamento de Atividades]

  1. Atividades de Pesquisa

1.1 Produção de artigos/monografias

  • “Reflexo da Infância Miserável na Obra de Camus” (Bolsista: Almerita Cordeiro; Orientador: Zélia Anita Viviani)
  • “O papel das epígrades em ‘The Hollow Men’” (Bolsista: André Cechinel; Orientador: Prof. Dr. Sérgio Medeiros)
  • “O impacto da voz: A leitura de Augusto de Campos” (Bolsista: Daniel Barbosa Monteiro; Orientador: Prof. Dr. Sérgio Medeiros)
  • “Phrasal Verbs” (Bolsista: Fernando da Silva; Orientador: Prof. Dr. Apóstolo Theodoro Nicolacópulos)
  • “O Indivíduo e a Metrópole” (Bolsista: Juliana Mattos dos Santos; Orientador: Prof. Dr. Cláudio Cruz)
  • “História oral do samba” (Bolsista: Sandra Bernardes; Orientador: não definido)
  • “Rock’n’Rural: Repressão e Bucolismo” (Bolsista: Tiago Hermano Breuig; Orientador: Prof. Dr. Pedro de Souza)

1.2 Grupos de Estudos

  • Grupo de estudo de línguas

– O grupo PET-Letras promove atividades semanais de estudos de línguas estrangeiras (alemão, espanhol, francês, inglês e italiano) coordenado por membros do PET-Letras e voltada para a comunidade acadêmica e também na comunidade em geral.

  • Grupo de Estudos Literários

– Será implementado o projeto que visa a promover um bom ambiente de discussão literária, em que os alunos da graduação possam ter um maior envolvimento com obras e autores de grande relevância. O grupo de estudos literários se dividirá nas duas vertentes nas quais estão comumente divididos os estudos literários no Brasil: teoria literária e literatura brasileira.

  • Grupo de Tradução

– O grupo de tradução organizado pelo PET-Letras visa possibilitar versões em português para textos que ainda não dispõe de uma tradução publicado. A escolha dos textos busca contemplar os alunos da graduação ou da pós-graduação em letras, de acordo com os pedidos encaminhados.

  1. Atividades de Extensão
  • Cursos de Línguas Estrangeiras para Terceira Idade

– Devido aos bons resultados provenientes dos grupos de línguas organizados e ministrados pelos petianos, o PET-Letras decidiu por estender suas atividades para além do meio acadêmico, com o objetivo de consolidar sua já notável comunicação com a comunidade. No entanto, por não ter condições de atender a uma grande demanda, o grupo optou por focar suas atenções em pessoas da terceira idade que tenham interesse em aprender uma outra língua. Dentra as possibilidades, estão os cursos de alemão, francês e inglês.

  • Educação sem Grades

– Este projeto pretende ser um programa de educação destinado à população carcerária de Florianópolis/Região Metropolitana. Para tanto, será feito inicialmente um recenseamento do número de presidiário no município, categorizando-os por faixa etária, grau de escolaridade e gravidade dos delitos. A partir dos dados recolhidos, o grupo dará novos encaminhamentos quanto ao prosseguimento do projeto.

  • Biblioteca

– Permanece em processo de catalogação o acerco bibliográfico do PET-Letras para ao fim deste processo ampliar a pesquisa e o empréstimo desse material aos alunos da graduação, como forma de estreitar os laços de afinidade entre graduação e o PET-Letras.

  • Hipertexto

– Consiste na compilação do material referente aos temas estudados nas reuniões acadêmicas, cujo acerca será arquivado na biblioteca do PET-Letras para consulta.

  • Cine-café

– Atividade que consiste na exibição de filmes fora do circuito comercial, com posterior discussão com um convidado, de temas que o filme possa suscitar. Para o ano de 2004, essa atividade será bimestral.

  • História do PET

– Este projeto consiste em resgatar a memória do grupo desde sua origem, que se deu em 1992, até os dias atuais. No primeiro semestre de 2004 serão levantados dados dos anos de 1992 e 1993. E no segundo, serão levantados dados de 1994 e 1995.

  • Histórias do Brasil

– Ciclo de conferências que substitui as antigas Palestras do Eixo. As conferências, ministradas por professores convidados, deve versar sobre algumas obra clássica da literatura ou das ciências humanas brasileiras. Em 2004, estão programados pelos menos três eventos dessa natureza.

  • Semana Literária

– Evento organizado pelo grupo com o fim de possibilitar uma interação entre alunos e professores através da realização de palestras, debates e apresentação de comunicações acerca da obra de um autor da literatura brasileira ou mundial. Em 2004 serão realizadas duas Semanas Literárias, que discutirão questões relacionadas à literatura marginal e à literatura de periferia.

  • Zine Antinomia

– A publica confeccionada em formato sugerido pela imprensa alternativa visa atender à produção literária da graduação, destinando-se a este mesmo pública. O ano de 2004 contará excepcionalmente com três publicações a serem distribuídas ao longo do semestre letivo.

  • Informativo

– O PET-Letras conta com um importante meio de divulgação de suas realizações: através do espaço que nos foi fornecido pela direção do CCE no informativo Agenda CCE, podemos, mensalmente, informar a comunidade acadêmica sobre nossas atividades

2009 [Extraído do planejamento anual]

  1. Atividades de ensino
  • Cursos de Língua Estrangeira

– Objetivo Geral: Com os cursos de idiomas pretende-se apoiar o crescimento dos bolsistas do PET e dos demais alunos da graduação no exercício da profissão de professor de língua estrangeira. Espera-se que os alunos participantes tenham habilidades de comunicação, em nível básico, na língua estrangeira eleita. Objetiva-se, também, conferir aos bolsistas do PET Letras experiência na organização e gestão escolar, além de propiciar-lhes a oportunidade de adquirir gratuitamente uma segunda língua.

  • Papo pro Ar

– Justificativa: A presente atividade foi criada com vistas a fomentar o pensamento crítica e ampliar o horizonte de leituras não apenas dos bolsistas vinculados ao Programa como também dos demais interessados em participar das atividades do grupo. Cada bolsista do PET Letras deve indicar uma obra literária para ser discutida em reunião marcada previamente. A obra, antes da reunião, é lida por todos. A discussão ocorre de maneira informal. Quem indicou o texto abre os trabalhos explicando os motivos pelos quais fez a escolha, ao que segue uma conversa ao mesmo tempo franca e fundamentada sobre a obra.

  1. Atividades de Extensão
  • Grupo de Tradução

– Objetivo Geral: Traduzir textos de uso universitário de outras línguas para o português. As traduções serão oferecidas aos professores que queiram utilizar em sala de aula textos curtos ainda sem tradução para o português, e também, documentários ainda sem legenda em português. As traduções serão oferecidas de acordo com as habilitações dos bolsistas e acadêmicos participantes.

  • Revista Subtrópicos

– Objetivo Geral: Promover e difundir pontos de vistas florianopolitanos sobre a cidade e a cultura; auxiliar a ampliação do loque de oportunidades na formação do bolsista; divulgar os trabalhos locais; possibilitar um veículo alternativo de divulgação textual.

  • ECAL — Encontro Catarinense de Letras

– Justificativa: O PET Letras da UFSC é o único grupo PET do curso de Letras no estado. Porém, há vários cursos de Letras em outras universidades espalhas pelo estado. Tendo como parâmetro a integração e a necessidade de discussão entre os cursos de Letras neste espaço, o PET Letras promove o Encontro Catarinense de Letras a cada dois anos. A periodicidade do evento foi determinada pela quantidade de tempo e trabalho que ele requer, sendo que o grupo é o único responsável pela sua realização. A presença do PET Letras da nossa Universidade no estado se dá, principalmente, pelo desafio de organizar este evento que vem crescendo cada vez mais.

  • Curso Pré-vestibular Comunitário PET-Letras

– Justificativa: O Pré-vestibular Comunitário PET-Letras é uma atividade de extensão que envolve todos os bolsistas e o tutor do grupo, atendendo atualmente a trinta alunos de comunidades carentes de Florianópolis desde a data de sua implementação, em 2005. Nesses quatro anos de atividade, esse curso de extensão obteve o reconhecimento da comunidade acadêmica e da comunidade geral, tendo se tornado uma atividade de referência em ambos os meios. Tendo em vista a experiência acumulada nesses quatro anos de atividade, a grande demanda observada nas comunidades acadêmica e geral, o desejo do PET Letras de reforçar e ampliar sua atuação e a necessidade de atender a comunidade localmente abriremos, ano anos de 2009, uma segunda turma, passando a oferecer o curso, portanto, a 60 alunos.

  • Cinema Escrito

– Justificativa: Este projeto tem como proposta aliar cinema ao aprendizado de línguas estrangeira. A ideia é oferecer sessões de filmes estrangeiros (com relevância cinematográfica, artística e social) dentro da instituição, com legenda dos filmes na língua original. O projeto justifica-se pela relevância de uma atividade extraclasse que beneficie o aprendizado de língua estrangeiro dos acadêmicos de Letras e contribua para a formação intelectual, de opinião e de visão de mundo destes; além de unir efetivamente duas áreas de interesse dos bolsistas do PET Letras.

  • Conheça o PET

– Justificativa: Com vistas a divulgar o trabalho do PET Letras e instruir eventuais interessados em ingressas no Programa, oferece-se, semestralmente a antes dos processos seletivos, palestra para apresentas as atividades desenvolvidas e sanar dúvidas que alunos em geral e os candidatos à petiano tenham. A presença nesta atividade é obrigatória a todos que desejem participar do processo seletivo, pois se julga fundamental o conhecimento prévio das atividades do PET Letras — além, é claro, da identificação com o programa — dos concorrentes à bolsista.

  1. Atividades de Pesquisa

3.1 Produção de artigos/monografias

  • “Estudo sobre a visão dos estudantes de Letras Estrangeiras da UFSC sobre bilinguismo” (Bolsista: Fábio Augusto Prado Marques; Orientador: Profª Dra. Mailce Borges Mota)

– Objetivo Geral: Investigar a percepção que os estudantes dos cursos de graduação em Letras Línguas Estrangeiras da UFSC têm sobre bilinguismo, se eles se consideram bilíngues e quais características acreditam que um indivíduo deve possuir para ser considerado bilíngue.

  • “A narrativa no espaço babélico” (Bolsista: Marilha Naccari Santos; Orientador: a definir)

– Objetivo Geral: Conduzir à reflexão de um esboçar do perfil da narrativa em um espaço babélico, ressaltar as relações de aprendizado, identificação e utilização de uma língua estrangeira como desterramento da identidade oprimida. Utilizando como referência central o capítulo “Comunicar” da obra Os afogados e os sobreviventes, de Primo Levi.

  • “Revisão da teoria da Produção Cultural e a Crítica do século XX” (Bolsista: Isabel Witt Lunardi; Orientador: Fábio Lopes da Silva)

– Objetivo Geral: Esse projeto visa identificar as relações da crítica em relação à produção cultural, levando em consideração as mudanças na compreensão da produção artística durantes os séculos XIX e XX e as perspectivas de diferentes campos de estudo sobre o tema em questão.

  • “As possibilidades do ensino/aprendizado de línguas estrangeiras mediado pela Educação à Distância, com ênfase na língua inglesa” (Bolsista: Paula Eduarda Michels; Orientador: Fábio Lopes da Silva)

– Objetivo Geral: Levantar as metodologias postas em prática, assim como as posições pedagógicas, no ensino de línguas estrangeiras à distância, em especial a língua inglesa; identificar seus problemas, e repensá-las no quadro controverso e ao mesmo tempo promissor da EAD no Brasil.

  • “A interculturalidade no ensino da Língua Italiana” (Bolsista: Andrea Gomes Bernardes; Orientador: Fábio Lopes da Silva)

– Objetivo Geral: Com a pesquisa pretende-se criar um material didático próprio e específico ao perfil do aluno, que possibilidade traçar paralelos entre as culturas brasileira e italiana, em diferentes área do conhecimento (música, literatura, geografia, histórica etc.), tendo como eixo norteador as teorias de multiculturalismo e intercultura.

  • “Semelhanças entre processos culturais nos EUA e na URSS” (Bolsista: Giórgio Zimann Gislon; Orientador: a definir)

– Objetivo Geral: Examinar a bibliografia sobre os processos culturais nos blocos capitalista e comunista.