PET-Eventos: planejamento e organização

Descrição/Justificativa:

Sem dúvidas, os eventos acadêmicos e culturais, por exemplo, são momentos importantes para o contato entre pesquisadores, professores, estudantes e outros membros da comunidade universitária. Eles possibilitam a divulgação e compartilhamento de conhecimentos, resultados de pesquisa e produtos de trabalhos, viabilizando, entre outros, o avanço da ciência e a transformação social.

Em muitas ocasiões, os eventos são os espaços mais importantes de apresentação de novas descobertas e recentes avanços. Considerando esse lugar central que os eventos ocupam na sociedade, o PET-Eventos: planejamento e organização, idealizado pelo Programa de Educação Tutorial dos cursos de Letras da Universidade Federal de Santa Catarina, PET-Letras, tem a função de:

(i) incentivar, organizar e viabilizar a participação dos petianos e do tutor em eventos gerais da área de Letras e afins (congressos, simpósios, palestras, encontros etc.) e em eventos específicos promovidos pelos envolvidos com o PET (EnaPET, InterPET, SulPET etc.) com apresentações de trabalhos e ou experiências; e

(ii) planejar, organizar e executar acontecimentos relevantes, de diversas naturezas, capazes de despertar o interesse da comunidade acadêmica, principalmente, dos estudantes, professores e demais participantes dos cursos de Letras, reunindo-os em torno de objetivos comuns e cumprindo a função formativa, social e cultural do PET-Letras.

O projeto é organizado a partir de um planejamento semestral. Ele é coordenado pela equipe do PET-Letras, petianos e tutor, e conta com a participação: (i) de estudantes, de graduação e de pós-graduação, que atuam voluntariamente, como convidados ou não, no apoio à equipe do PET-Letras em questões relacionadas à produção de eventos institucionais; (ii) de professores-pesquisadores que atuam como convidados nos eventos e/ou que auxiliam em sua organização; e (iii) de profissionais e demais integrantes da comunidade convidados à contribuir com o PET-Eventos.

Objetivos:

O PET-Eventos tem o objetivo central de viabilizar o envolvimento da equipe do PET-Letras com eventos de diversas naturezas, tanto como participantes quanto como idealizadores e organizadores, proporcionando:

– a presença em eventos relevantes à formação dos petianos, principalmente em âmbito regional, tais como a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão; a Semana de Letras; o SulPET etc.;

– a experiência com o planejamento, organização, realização e avaliação de eventos universitários que congreguem estudantes, professores e comunidade (simpósios, seminários, reuniões, palestras, mesas redondas, debates, bate papos, espetáculos, exposições, dentre outros);

– a melhoria da formação acadêmica, pessoal, cultural e social de todos envolvidos, ampliando e difundindo conhecimentos, cultura, informação etc.;

– a realização de eventos diversos relacionados ao campo de ação do PET-Letras e aos seus interesses de ensino, pesquisa e extensão.