Edital | PROPOSTAS DE GRUPOS DE ESTUDO E PESQUISA 2025.1

21/02/2025 09:01

Entre os dias 19 e 26 de Fevereiro de 2025, o PET-Letras receberá propostas para criação de Grupos de Estudos/Interação. Podem apresentar propostas de criação e coordenação de Grupos de estudos os estudantes dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação da UFSC ou demais interessados, com vínculo com a universidade, que atendam aos requisitos apresentados a seguir.

O PET-Grupos é um projeto organizado a partir da proposição e formação de grupos de interação e/ou estudos (GEPETs) voltados aos temas atuais e relevantes para a área de Letras, Linguística e Literatura, independentemente de sua natureza.

 

Consulte aqui o edital!

 

Prorrogamos as submissões de proposta até 14 de março! Confira as novas datas AQUI!

 

RESULTADO DAS PROPOSTAS ACEITAS | GRUPOS DE INTERAÇÃO E ESTUDOS PARA 2025.1  PRESENCIAL E ON-LINE

  1.  Nome do grupo: Reading Little Women

Proponentes: Maria Paula da Silva Moreira (UFSC/DLLE-Letras Inglês)

Os encontros serão: presenciais

Público alvo: Pessoas que conseguem ler e conversar em inglês.

Nº máximo de participantes: 20

Data de Início: 28/03/2025

Data de término: 13/06/2025

Carga horária total: 14 horas

Horário do grupo: sextas-feiras das 19h às 20h30min

Descrição do grupo e de seus objetivos: Este grupo de estudos tem como objetivo unir uma discussão literária à prática do idioma inglês, utilizando a obra clássica “Little Women”, de Louisa May Alcott, como nosso ponto de partida. Este livro, que retrata a vida e os desafios de quatro irmãs durante a Guerra Civil Americana, oferece uma rica oportunidade para explorarmos temas universais como família, crescimento pessoal e os papéis de gênero na sociedade.

A leitura em inglês permitirá que os membros do grupo aprimorem seu vocabulário, gramática e compreensão auditiva, além de praticar a conversação em um ambiente colaborativo e encorajador. A análise das personagens, enredos e temas do livro estimulará discussões profundas e reflexões sobre questões sociais e emocionais, promovendo o pensamento crítico e a empatia. A obra é um importante marco da literatura americana e oferece uma visão sobre a vida no século XIX, permitindo que os participantes compreendam melhor o contexto histórico e cultural da época. O grupo proporcionará um ambiente acolhedor onde os participantes poderão compartilhar suas opiniões, experiências e insights, fortalecendo laços de amizade e colaboração.


  1. Nome do grupo: Leitura Coletiva: Escritories Trans do Brasil

Proponentes: Rafaela Monticelli (UFSC/DLLV-Letras Português)

Os encontros serão: presenciais

Público alvo: Livre.

Nº máximo de participantes: 10

Data de Início: 31/03/2025

Data de término: 11/07/2025
Carga horária total: 8h

Horário do grupo: toda primeira segunda-feira do mês, das 18h30min às 20h.

Descrição do grupo e de seus objetivos: mapear, ler e conhecer mais autories trans do Brasil, principalmente aqueles que dependem de vendas através do Kindle (modelo digital). além disso, abordar questões de gênero, como a não-binariedade e como as causas trans se dão no Brasil.


  1. Nome do grupo: Representações da dominação

Proponentes: Pedro de Mattos (UFSC/DLLV-Letras – Português)

Os encontros serão: presenciais

Público alvo: Livre.

Nº máximo de participantes: 15

Data de Início: 25/03/2025

Data de término: 27/05/2025

Carga horária total: 15h

Horário do grupo: terças-feiras das 18h30min às 20h.

Descrição do grupo e de seus objetivos: O que leva o dominador a escrever sobre o dominado? Como ele escolhe o representar na sua escrita? — o objetivo deste grupo é discutir, em seus mais variados eixos, relações desiguais de diferença e alteridade: tradicional e moderno, colonizado e colonizador, nativo e estrangeiro, “atrasado” e “adiantado”, dominador e dominado, etc. Para tanto, partiremos da leitura de textos ficcionais (primariamente contos, poemas e excertos curtos) que tragam em si a marca desses confrontos, normalmente vivenciados, de um modo ou de outro, pelos autores que os escreveram. O que queremos com isso é entender mais a fundo as motivações e sentimentos por trás deste conflito interno (ou consciência infeliz, ou como quer que se chame) que se manifesta, conscientemente ou não, na obra desses autores, e que os leva a escrever e registrar, cada um a seu modo, a posição que têm acerca de relações desiguais de poder, seja de um ponto de vista privilegiado ou desprivilegiado, seja contra ou a favor.

Num primeiro tempo, faremos a leitura breve de trechos de Euclides da Cunha (eixo progresso-atraso), Rudyard Kipling (eixo colonizador-colonizado), e de Saint-Hilaire (eixo estrangeiro-nativo); depois, na segunda metade, lidaremos com leituras propostas pelos próprios integrantes do grupo, visando abordar o tema pelo maior número de olhares possível. Como o grupo visa ser um espaço antes de tudo colaborativo, aberto a todos os interessados pelo tema, os participantes também ficam encorajados a trazer as próprias referências e bibliografias complementares, a fim de enriquecer ainda mais o discurso — a bibliografia básica, por isso mesmo, deixamos propositadamente ampla, servindo mais para orientar do que restringir.


  1. Nome do grupo: Clube de Leitura Atípica

Proponentes: Mahara Pires Soares (UFSC/DLLV-Letras – Português)

Os encontros serão: presenciais

Público alvo: Livre.

Nº máximo de participantes: 15

Critério de seleção para os participantes: ordem de inscrição

Data de Início: 02/04/2025

Data de término: 25/06/2025
Carga horária total: 6h

Horário do grupo: Quartas-feiras das 14h às 15h, duas vezes por mês.

Descrição do grupo e de seus objetivos: Clube de Leitura voltado ao público neurodivergente e demais pessoas da UFSC.

 

Comments