GEPET: Grupo de Estudos Políticos-Culturais Afro italianos

22/04/2019 19:49

O PET Letras convida você, acadêmico ou não, para fazer parte do Grupo de Estudos Político-Culturais AfroItalianos.

Especialmente através do RAP, do cinema e da literatura italiana, o objetivo do grupo é levantar discussões que abordam a luta política pelo reconhecimento de cidadania dos negros na Itália através da produção artística e cultural, para que através dela entenda-se o papel da África na história da Itália.

Os encontros do grupo serão semanalmente, a terças-feiras, das 14h às 15h30, na sala do PET Letras (Sala 221 – CCE Bloco A), e estarão abertos para a comunidade em geral, graduandos e pós-graduandos.

Para participar, entre em contato através do e-mail: pet.letras@contato.ufsc.br.

Obs.: Haverá emissão de certificado aos alunos que obtiverem 75% de frequências nos encontros.

Cronograma de Trabalho:

Data dos encontros Atividade proposta
23/04 Apresentação dos estudos políticos-culturais afro italiano e contextualização histórica(introdução)
30/04 Estudar a política da Itália na África – contexto, interesses e cenários da presença política e econômica italiana na África Subsaariana. manifesto Afro italiano de Tommy Kuti.
07/05 Discussão sobre racismo e políticas de supremacia branca: Ius Soli;  O rap afro italiano muçulmano de Ciamocino
14/05 Estudar Pepe Diaw e a luta afro italiana. Entidades afro italianas, REDANI (Rede da Diáspora Africana na Itália) e o CRA – Centro de Relações com a África vinculado à Sociedade Geográfica Italiana.
21/05 Estudar como a Itália reage às provocações políticas do swagmusic de Bello Figo.
28/05 Estudar a literatura afro italiana de Pap Khouma “Noi, italiani neri” e os romances juvenis afro italianos de Antonio Dikele Distefano.
04/06 Estudar o cinema afro italiano de Fred Kuwornu.  Encerramento.

Organizadores: Luciano Palhano – Graduando da sétima fase de Letras-Italiano (UFSC/CCE/DLLE); Nicole da Cruz Rabello(UFSC/DLLE/PET); Felipe Mateus dos Santos (UFSC/DLLV/PET); Profº Drº Carlos Henrique Rodrigues ( UFSC/CCE/DLSB).

Comments