EDITAL 02/2025/PET SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE GRUPOS DE INTERAÇÃO E ESTUDOS PARA 2025.2 PRESENCIAL E ON-LINE
Entre os dias 18 e 29 de agosto de 2025, o PET-Letras receberá propostas para criação de Grupos de Estudos/Interação. Podem apresentar propostas de criação e coordenação de Grupos de estudos os
estudantes dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação da UFSC ou demais pessoas interessadas.
Para saber mais consulte o EDITAL – AQUI.
RESULTADO DAS PROPOSTAS ACEITAS | GRUPOS DE INTERAÇÃO E ESTUDOS PARA 2025.2 PRESENCIAL E ON-LINE
IMPORTANTE: As inscrições para a participação nos grupos estarão abertas do dia 01/09 até 08/09.
1. Nome do grupo: THRILLERS LGBTQIA+
Proponentes: Rafaela Monticelli.
Os encontros serão: presenciais ou remotos (a combinar)
Público alvo: Livre para qualquer participação.
Nº máximo de participantes: 15
Data de Início: 18/09/2025
Data de término: 04/12/2025
Carga horária total: 10 horas.
Horário do grupo: quinta-feira das 19h às 21h.
Link de inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/thrillerslgbtqia
Descrição do grupo e de seus objetivos: O grupo de leitura busca ser um espaço seguro e cooperativo para todes aqueles que querem mergulhar em thrillers com personagens/autores LGBTQIA +. Buscamos compartilhar nossas impressões, teorias e até aquele arrepio na espinha que só um bom livro traz! Vamos abordar em enredos com muita tensão, suspense e, quem sabe, horror e terror. A ideia é que seja um encontro por mês, setembro contaria com dois encontros: o de apresentação e a primeira leitura. Em todos os encontros, leremos o primeiro e o último capítulo de cada livro, na intenção de instigar quem lê a continuar a leitura do livro após os encontros. Todos os capítulos estarão disponíveis pelo grupo de WhatsApp, de preferência que sejam livros físicos para que o xerox/scan saia melhor (nacionais). A seleção de obras feita pela proponente, e consta apenas com obras brasileiras, incentivando a leitura nacional.
2. Nome do grupo: POESIA A TODO VAPOR
Proponentes: Marco Antonio Remuzzi de Oliveira (UFSC, DLLV, graduando Letras – Língua Portuguesa e Literaturas)
Os encontros serão: presenciais
Público alvo: Livre.
Nº máximo de participantes: 12
Data de Início: 15/09/2025
Data de término: 17/11/2025
Carga horária total: 20h
Horário do grupo: segunda-feira, das 13h às 15h.
Link de inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/poesia-vapor
Descrição do grupo e de seus objetivos: Este grupo de estudos tem como objetivo ofertar aos participantes uma imersão ao universo da poesia em diversos aspectos. Nesse sentido, abarca-se tanto quem já é familiarizado com a leitura ou a escrita de poemas quanto a quem desconhece e possui curiosidade em aprender a respeito do gênero lírico. Ao longo dos encontros, serão explorados múltiplas vertentes do universo poético, lendo, debatendo e apresentando poemas e autores de diferentes épocas e estilos, em segmentações como: prosa poética, poesia em verso, fotopoesia, poesia concreta, poesia contemporânea, a relação entre poemas e músicas, entre outros assuntos relacionados. Como resultado final, espera-se que o grupo tenha habilidades de interpretação e leitura crítica de poesia e, dentro do possível, participem de uma pequena oficina no último encontro de criação de poesia e leitura.
3. Nome do grupo: Inquérito literário: grupo de estudos e pesquisa sobre narrativas de crimes
Proponentes: Talita Rodrigues, Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLit – UFSC)
Os encontros serão: remotos
Público alvo: Livre.
Nº máximo de participantes: 30
Data de Início: 18/09/2025
Data de término: 30/10/2025
Carga horária total: 20h
Horário do grupo: quinta-feira, das 16h às 18h.
Link de inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/inqueritoliterario
Descrição do grupo e de seus objetivos: Trata-se de um grupo de estudos e pesquisa cujo objetivo principal é investigar narrativas de crimes da literatura brasileira e dos demais países latino-americanos. Toma-se como ponto de partida o conceito de “Novela de crímenes”, postulado pelo colombiano Gustavo Forero Quintero, levando em consideração que tais representações podem abarcar tanto o romance policial em sua forma clássica, como também outras narrativas que problematizam o crime e o observam como fenômeno social e simbólico – constituem-se como exemplos a novela negra latino-americana, o neopolicial, a narcoliteratura etc. Do ponto de vista metodológico, propõe-se a junção entre teoria e prática. Inicialmente, as aulas expositivas abordarão alguns conceitos, ideias e taxonomias a respeito do tema. Em seguida, propõe-se a construção coletiva e colaborativa de um breviário de obras do contexto brasileiro e dos demais países latino-americanos junto a atividades que estimulem a leitura, a análise crítica dos textos e o compartilhamento de impressões a respeito das obras pesquisadas.
restringir.
4. Nome do grupo: CINEMETA!
Proponentes: Marcelo Antunes Netto (UFSC/LLV – Letras Português/Graduando)
Os encontros serão: presenciais
Público alvo: Livre.
Nº máximo de participantes: 10
Data de Início: 15/09/2025
Data de término: 10/11/2025
Carga horária total: 10h
Horário do grupo: terças-feiras das 18h às 20h.
Link de inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/cinemeta
Descrição do grupo e de seus objetivos: Visto que se trata de uma pesquisa em andamento, o grupo será aberto para substituição de filmes (principalmente, visto suas mesmas origens, para aqueles que indicarem filmes de outros países, épocas e estilos). A ideia de trazer filmes se dá por dois motivos: primeiro, estou assistindo muitos atualmente; segundo, pelo simplório trato, é gostoso de consumir, se divertir, ter ideias e comentários. Contudo, pretendo também, durante o processo, trazer e indicar textos, livros, músicas, peças, performances que envolvam esse tema e, espero ansiosamente, que os participantes tragam da mesma forma suas referências sobre esse tema tão interessante e comum da atividade artística. Acho importante salientar que os debates são matéria secundária, alguns filmes são longos e apenas assisti-los em grupo já seria de bom tamanho.
5. Nome do grupo: GEFB – Grupo de Estudo em Fenômenos Bilíngues
Proponentes: Guilherme Aynerson Araujo Brito (Mestrando no PPGI: Estudos Linguísticos na UFSC) e Italo da Silva (Mestrando em Linguística na UFSC).
Os encontros serão: remotos
Público alvo: alunos de graduação e pós graduação interessados em linguística, que sejam do Português, Inglês ou Alemão.
Nº máximo de participantes: 15
Data de Início: 17/09/2025
Data de término: 26/11/2025
Carga horária total: 22h
Horário do grupo: quartas-feiras das 15h às 17h.
Link de inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/gefb2
Descrição do grupo e de seus objetivos: O presente grupo de estudos tem como objetivo discutir os fenômenos que surgem na interação bilíngue. Esses fenômenos são vários (code-switching, empréstimo, estrangeirismos) e são estudados por muitas áreas do conhecimento. Neste grupo, os fenômenos que surgem das trocas bilíngues são compreendidos, sobretudo, com base na sócio e na psicolinguística. Assim, as discussões girarão em torno de: como diferenciar esses fenômenos, compreender os impactos do contexto na produção desses fenômenos, entender como esses fenômenos impactam a cognição bilíngue, debater como esses fenômenos carregam marcas identitárias e discutir os métodos experimentais para análise desses fenômenos. O cronograma está montado de uma forma que viabiliza o desenvolvimento de habilidades como autonomia e capacidade de leitura crítica. Espera-se, com este grupo de estudo, desmistificar algumas crenças acerca dos fenômenos bilíngues e apresentar a possibilidade de investigá-los com abordagens experimentais. Finalmente, esse grupo visa discutir como questões psicolinguísticas são afetadas diretamente por questões (comportamentos, contextos) sociais, além de incitar o pensamento crítico de como pode-se fazer pesquisas experimentais que levem em conta as diferenças individuais e o contexto social de cada falante.
6. Nome do grupo: Quando falávamos com os mortos – lendo contos de horror latino-americanos
Proponentes: Thaís Artigas – Sérgio Barboza PPGLit UFSC.
Os encontros serão: presencial
Público alvo: estudantes de graduação e pós-graduação da UFSC
Nº máximo de participantes: 15
Data de Início: 10/09/2025
Data de término: 29/10/2025
Carga horária total: 16h
Horário do grupo: quartas-feiras das 16h às 18h.
Link de inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/falarmortos
Descrição do grupo e de seus objetivos: A literatura latino-americana apresenta uma tradição sólida ao narrar os mortos, o sombrio e o insólito. No cenário contemporâneo, há uma série de produções de horror que se apropriam do gênero para encontrar frestas para pensar a vida social e a condição humana. Este grupo de estudos propõe explorar, ao longo de oito encontros, contos de autoras latino-americanas que usam o horror para tensionar gênero, corpo, violência, desejo e memória. Vamos ler, discutir e nos assustar em conjunto, descobrindo como essas vozes têm construído uma poética própria do medo, que conecta o sombrio ao político e ao social através de imagens que assombram e inquietam. O curso Quando falávamos com os mortos – lendo contos de horror latino-americanos apresentará alguns nomes que compõem o cenário do horror contemporâneo na região e discutirá contos selecionados para evidenciar tendências estéticas e políticas dessa tradição literária. Haverá disponibilização de um conjunto de textos ficcionais que serão discutidos em aula assim como certificados para quem completar 75% de presença.
7. Nome do grupo: CLUBE DE LEITURA ATÍPICA
Proponentes: Eduardo Tavares (Letras Inglês – UFSC); Mahara Pires Soares (UFSC CCE LLV Letras Português).
Os encontros serão: presencial
Público alvo: estudantes de graduação e pós-graduação da UFSC
Nº máximo de participantes: 15
Data de Início: 25/09/2025
Data de término: 04/12/2025
Carga horária total: 6h
Horário do grupo: quintas-feiras das 13h às 14h.
Link de inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/leituraatipica2
Descrição do grupo e de seus objetivos: Clube de Leitura voltado ao público neurodivergente e às demais pessoas leitoras da UFSC. Procuramos leituras que desestabilizam o modo hegemônico de narrar histórias e provocam reflexões no que diz respeito às subjetividades das personagens. Priorizamos contos e narrativas curtas.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________
8. Nome do grupo: Grupo de estudos de Língua Portuguesa como Segunda Língua para Aprendizes Surdos
Proponentes: Aline Nunes de Sousa (UFSC/DLSB/Curso de Letras Libras presencial)
Os encontros serão: presenciais
Nº máximo de participantes: 15
Data de Início: 19/09/2025
Data de Término: 12/12/2025
Carga horária total: 26h
Horário do grupo: sextas-feiras das 14h às 16h.
Link de inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/aprendizessurdos
Descrição do grupo e seus objetivos: Cursos de português escrito como segunda língua para surdos ministrados em Libras ainda são pouco ofertados em nosso país. O presente grupo de estudos visa, assim, contribuir para a ampliação do conhecimento nessa área e também proporcionar à comunidade surda de Florianópolis (sobretudo da UFSC) a oportunidade de estudar português em um grupo de estudos que se comunica em Libras e cuja metodologia de ensino contempla especificidades das pessoas surdas usuárias de uma língua de sinais. O grupo terá como abordagens norteadoras o ensino comunicativo de línguas (Brown, 1994; Sousa, 2008), a abordagem bilíngue de educação de surdos (Quadros, 1997) e a perspectiva plurilíngue de ensino de línguas (Conselho Europeu, 2007; Sousa, 2015). Os encontros serão em Libras e tratarão o português como segunda língua. Espera-se que os estudantes surdos desenvolvam sua leitura e sua produção textual de diversos gêneros em português, em nível básico, além de adquirir gramática e vocabulário compatíveis com esse nível.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




Comments