Sobre o PET Letras

Criado e implantado em 1979 pela CAPES, o PET (outrora Programa Especial de Treinamento, hoje Programa de Educação Tutorial) é um programa acadêmico direcionado a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação. O PET objetiva envolver os estudantes que dele participam num processo de formação integral, propiciando-lhes uma compreensão abrangente e aprofundada de sua área de estudos.
São objetivos deste Programa: a melhoria do ensino de graduação, a formação acadêmica ampla do aluno, a interdisciplinaridade, a atuação coletiva e o planejamento e a execução, em grupos sob tutoria, de um programa diversificado de atividades acadêmicas.
Dentre outros programas de apoio à pesquisa, ensino e extensão, o PET diferencia-se pela autonomia que proporciona aos seus bolsistas no desenvolvimento de atividades que abranjam aquelas três áreas. Por reunir acadêmicos de formações, perspectivas, interesses diversos, o PET é espaço pedagógico privilegiado a uma dinâmica de experiências e discussões, de reflexões e tensões, da prática de diferenças que constitui e que deve ser uma Universidade.

Para acessar a apresentação do programa PET pelo MEC, clique no link http://portal.mec.gov.br/pet

O PET-LETRAS foi criado em 1992 e coordenado pelo Prof. José Luís Meurer (DLLE-Língua inglesa), que desenvolveu, no decorrer de 10 anos, uma atuação socialmente comprometida e engajada. Na sequência, a tutoria do PET-Letras foi assumida, durante um ano, pelo prof. Cláudio Cruz (DLLV-Literatura), que intensificou o compromisso crítico e inclusivo da proposta do PET. Em 2003, o prof. Fábio Lopes (DLLV-Linguística) assumiu a responsabilidade tutorial do Programa, buscando uma visão interdisciplinar alargada, propondo diálogos entre diferentes áreas dos conhecimentos, especialmente voltadas para as Humanidades. Destaca-se, dentre as atividades realizadas na tutoria do prof. Fábio, a coordenação do cursinho Pré-Vestibular gratuitamente oferecido a pessoas de baixa renda, tendo sido agraciado com apoio financeiro do MEC em edital de 2007. O PET-Letras, nessa trajetória, reforçou a busca pela independência intelectual, a autonomia, o engajamento social e a liberdade de expressão. Em 2015-2016, o PET-Letras foi tutoriado pela profa. Sandra Quarezemin (Letras-Linguística), que aprofundou as discussões em torno dos conceitos e das propostas de ensino de língua e gramática. Em 2016, o PET-Letras recebeu uma nova tutora, profa. Cristine G. Severo (DLLV-Linguística), que prosseguiu com a orientação inicial do PET, de motivar a independência intelectual e o engajamento social através da realização de uma série de atividades que incluem desde a continuação de grupos de estudos de obras de inspiração humanística, até a promoção de palestras e eventos com abordagens voltadas a políticas de inclusão e aos direitos humanos.

Ressalta-se que, no decorrer de sua história, o PET-Letras desenvolveu projetos que se tornaram pilares, como o PET-Idiomas, que tem agrupado professores voluntários que, semestralmente, oferecem para a comunidade acadêmica e não-acadêmica cursos de diversos idiomas; nesse projeto, valoriza-se a autonomia e liberdade metodológica dos professores.

Documentos disponíveis para consulta:

Planejamento_PET Letras_2017

Planejamento anual do PET-Letras 2016

Relatorio_anual_PET Letras 2016

Planejamento anual do PET-Letras 2015

Relatório anual do PET-Letras 2015